- Notícias
- >
- Celebrando os 25 anos de ‘O Senhor dos Anéis’, elenco se reúne para revelar curiosidades do set

Celebrando os 25 anos de ‘O Senhor dos Anéis’, elenco se reúne para revelar curiosidades do set
Pré-venda para versão estendida da trilogia original da saga já está aberta no Brasil
Com a pré-venda já aberta no Brasil para o relançamento da versão estendida da trilogia original de “O Senhor dos Anéis”, clássico do gênero de fantasia, a franquia voltou aos holofotes com novas declarações de seu elenco principal.
Na última quinta-feira (8), em homenagem aos 25 anos da estreia da saga nas telonas, a revista Empire reuniu Ian McKellen (Gandalf), Elijah Wood (Frodo Bolseiro), Sean Astin (Samwise Gamgee), Dominic Monaghan (Meriadoc Brandebuque) e Billy Boyd (Peregrin Tûk) para uma conversa relembrando histórias marcantes dos bastidores da trilogia dirigida por Peter Jackson.
Comprar ingressos antecipados para o relançamento de “O Senhor dos Anéis”
O grupo surpreendeu ao revelar que a despedida final de Gandalf em “O Retorno do Rei” (2003), terceiro título da série, foi uma das primeiras cenas a serem gravadas:
“Bem, no meu primeiro dia como Gandalf, filmei a cena em que ele chega ao Condado, em cima de um cavalo e uma carroça. Mas a cena seguinte que fiz foi a última que Gandalf tem no terceiro filme, quando ele está prestes a navegar e deixar tudo para trás, incluindo os hobbits”, relembrou McKellen.
“Eu disse para Peter Jackson: ‘Eu estou feliz de estar dizendo adeus ou arrependido? Pode me dar uma base rápida do nosso relacionamento?’. Porque eu não conhecia nada deles! E ele disse: ‘Bem, vocês estiveram em muitas aventuras juntos e você é grato a eles’. Mas se você olhar meu rosto naquela cena, está completamente neutro. É a melhor coisa a se fazer: se você não sabe o que fazer, não faça nada. Eu não tinha ideia!”, brincou o ator.
Boyd complementou a história, explicando o motivo por trás da decisão de filmar o encerramento tão cedo:
“Essa também é minha primeira memória de nós juntos: filmando o fim. Isso aconteceu porque Ian Holm [Bilbo Bolseiro] estava lá, e eles só tinham um mês para filmar todas as cenas dele”.

Astin, por sua vez, compartilhou uma lembrança curiosa e bastante afetiva dos primeiros dias no set:
“Eu lembro de estarmos em nosso ônibus de maquiagem, com quatro hobbits lado a lado, e na sala ao lado o Ian [McKellen] com um espaço só para ele. E eu lembro de pensar: ‘Caramba, Ian está aqui. Eu poderia me inclinar e tocar nele!’”.
Monaghan e Wood ainda aproveitaram o momento para refletir sobre o caráter único da experiência, e como esse aspecto fortaleceu os laços de amizade entre eles até hoje:
“Foi uma conexão imediata, especialmente entre os nove integrantes da Sociedade, onde eles só disseram: ‘Ah, você gosta disso? Posso curtir com você?’ Acho que essa foi uma das razões por que ainda somos tão apegados a essa relação, sabe?”.
Já Wood destacou o caráter único da experiência:
“Foi uma alquimia muito específica. Nunca experimentamos isso antes, porque não existiu outra relação igual. Todos nós fomos para Nova Zelândia por um período muito mais longo do que estávamos acostumados como atores, para viver longe de casa e ir nesta aventura que não era muito diferente das aventuras que nossos personagens passariam”, finalizou o intérprete do Frodo.
Inspirado na obra literária de J. R. R. Tolkien, a franquia estreou nas telonas em 2001 e se consolidou entre as de maior sucesso da história do cinema. Além da trilogia principal e de mais três longas derivados, que acumularam juntos mais de US$ 5,9 bilhões nas bilheterias mundiais, a saga conta com uma série para a Amazon Prime, diversos jogos eletrônicos e um prelúdio em animação, lançado em 2024.
Ao todo, os filmes conquistaram 17 estatuetas do Oscar e 13 BAFTAs ao narrar a história de Frodo, um dos hobbits do Condado. Quando seu tio o presenteia com um anel mágico e maligno, Frodo inicia uma jornada perigosa para destruir o Um Anel e impedir a ascensão de Sauron, um ser antigo e cruel, ao poder. Ao longo da aventura, ele aprende o valor da amizade e conhece lugares e seres misteriosos, incluindo Gollum, um hobbit corrompido e transformado pela posse do Um Anel.
Dirigidos por Peter Jackson, os três longas-metragens originais contaram com a presença de diversos nomes de peso em seus elencos. Além do quinteto, nomes como Viggo Mortensen, Liv Tyler, Cate Blanchett, Orlando Bloom, Christopher Lee, Andy Serkins, Kark Urban, Miranda Otto e Sean Bean fizeram parte do elenco.
