- Notícias
- >
- Diretor de ‘A Useful Ghost’ diz que fantasmas do filme representam ‘pessoas marginalizadas’; entenda
Diretor de ‘A Useful Ghost’ diz que fantasmas do filme representam ‘pessoas marginalizadas’; entenda
Longa já está em cartaz nos cinemas brasileiros

Na última quinta-feira (8), “A Useful Ghost – Uma Ajuda do Além”, primeiro longa-metragem do diretor tailandês Ratchapoom Boonbunchahoke, fez sua aguardada estreia nas telonas brasileiras.
O filme teve sua primeira exibição mundial em maio de 2025, durante a Semana da Crítica de Cannes, onde conquistou o Grande Prix da mostra, chamando atenção pela originalidade de sua proposta narrativa.
Com uma história de amor um tanto quanto inusitada entre um aspirador de pó possuído e um humano, o filme utiliza o absurdo para discutir temas profundos como poluição do ar, capitalismo, tensão entre indivíduo e coletividade e, sobretudo, a beleza das relações afetivas não convencionais.
O não convencionalismo, inclusive, é o tema central da obra. Em entrevista recente para o portal Filmaker, Boonbunchahoke explicou que os fantasmas funcionam como uma metáfora para “pessoas marginalizadas” pela sociedade:
“Sim, claro, uma relação entre um fantasma e um ser humano se adequa perfeitamente à relação queer. Os fantasmas representam pessoas marginalizadas, que são vítimas de injustiças passadas e se recusam a desaparecer”.
O cineasta citou ainda uma cena específica do filme como uma das mais emblemáticas dessa comparação:
“A cena em que March é forçado a passar por tratamento de choque me lembrou muito o que muitas pessoas consideradas ‘desviadas sexuais’ sofreram no século vinte. Eles eram colocados em terapias de choque, na esperança de ‘se converterem’ – muito parecido com a situação do personagem, onde o objetivo é quebrar sua relação com a esposa morta”.
Ao concluir, Boonbunchahoke ampliou o debate refletindo sobre as ambiguidades tanto do sobrenatural quanto da comunidade queer:
“Essa é uma das ideias que eu queria explorar. O paralelo entre pessoas queer e o sobrenatural percorre o filme todo. Ambos podem ocupar posições tanto como de oprimidos quanto como de opressores. Eu acho que estamos vivendo em um momento em que segmentos da comunidade LGBTQ+ estão cooptando por posições de normatividade, se tornando parte dos mecanismos que ajudam a perpetuar a opressão. Da mesma forma acontece com fantasmas – existem alguns que ainda assustam e assombram pessoas, e existem outros que ajudam os viventes a apagarem outros fantasmas”, finalizou o cineasta.
“A Useful Ghost – Uma Ajuda do Além” acompanha Nat (Davika Hoorne), uma mulher que, após morrer de uma doença respiratória, “encarna” em um aspirador de pó para proteger seu marido, quando ele começa a apresentar os mesmos sintomas.
Desenvolvido por meio de uma parceria entre 185 Films, Tsoxtysix, Haut les Mains Productions, Mayana Films, Momo Film Co e N8 Studios, o longa foi escolhido como o representante da Tailândia na disputa por uma vaga no Oscar 2026.
Além de Hoorne, diversos outros talentos compões o elenco, como Apasiri Nitibhon, Wisarut Himmarat, Wanlop Rungkumjad e Thityanan Phoungbut.
Garanta já seus ingressos para “A Useful Ghost – Uma Ajuda do Além” por meio de nosso site ou app.
