- Notícias
- >
- Conheça a ‘Perna Cabeluda’, lenda urbana citada em ‘O Agente Secreto’
Conheça a ‘Perna Cabeluda’, lenda urbana citada em ‘O Agente Secreto’
Estrelado por Wagner Moura, filme já está em cartaz nos cinemas do Brasil

Após conquistar prêmios em Cannes e ser selecionado para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2026, “O Agente Secreto”, novo filme do renomado diretor Kleber Mendonça Filho (‘Aquarius’ e ‘Bacurau’), enfim fez sua aguardada estreia nas telonas brasileiras.
Estrelado por Wagner Moura (‘Tropa de Elite’), o thriller político promete levar o público para um período do Brasil marcado por tensões ideológicas, instabilidade, conspirações e segredos alarmantes da Ditadura Militar. Contudo, uma cena em particular vem chamando bastante a atenção do público.
[CUIDADO! O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS DE “O AGENTE SECRETO”]
Em um dos momentos mais impactantes do filme, uma perna é encontrada dentro da boca de um tubarão e, logo depois, ela começa a aterrorizar a cidade, atacando as pessoas nas ruas.
O que muitos não sabem é que figura em questão é uma lenda urbana pernambucana, que Kleber reproduz no longa, transformando o folclore regional em uma metáfora para falar da própria sociedade da época.
CONHEÇA A LENDA URBANA DA PERNA CABELUDA
O conto nasceu em Recife, Pernambuco, na década de 1970, graças ao escritor e jornalista Raimundo Carrero, na época redator do Diário de Pernambuco - jornal local da cidade.
No mito, a Perna Cabeluda é um membro inferior que se move sozinho pelas ruas de Recife, sem nenhum corpo o sustentando. Coberta por uma camada espessa de pelos e com unhas deformadas, a criatura ataca de forma repentina, quase sempre durante a noite, em ruas escuras ou lugares isolados. Ela também consegue invadir residências e atacar os moradores, embora nunca se dê uma razão para os seus atos.
O ataque é sempre o mesmo: de forma ágil, saltando para todos os lados para não ser pega, a Perna Cabeluda agride seu alvo com rasteiras e chutes até abater a vítima, e depois desaparece subitamente. Após aterrorizar o local por um tempo, ela foge para outra cidade, onde recomeça sua trajetória de terror e destruição.

A história foi publicada pela primeira vez no Diário de Pernambuco em 1º de fevereiro de 1976 e, depois disso, passou a ser relatada nas rádios, onde os ouvintes começaram a compartilhar suas próprias experiências com a Perna Cabeluda.
Na época, Carrero afirmou que a história foi contada por um amigo próximo, em forma de piada, já que os jornalistas gostavam de contar histórias mirabolantes uns aos outros.
Contudo, historiadores interpretam a lenda como uma resposta simbólica à violência urbana da época. Recife vivia um período tenso, com aumento da criminalidade e o peso da censura política, de forma que uma perna – que não possuía nem corpo, nem rosto e nem identidade – era a metáfora perfeita para representar a violência no período.
Em 2019, em entrevista ao portal Aventuras na História, Raimundo Carrero, responsável por popularizar da lenda, comentou sobre a inspiração para o mito:
“Como vivíamos sob a Ditadura Militar e muito conteúdo não podia ser publicado devido à censura, o então editor do Diário de Pernambuco e hoje ministro do Superior Tribunal da Justiça, Og Marques Fernandes, incumbiu a mim uma coluna policial com casos tidos como absurdos. Surgiu aí a história da Perna Cabeluda”.
Desde então, a lenda ganhou força, com a criatura deixando os jornais e os relatos nas rádios para se expandir no mundo das artes. Hoje, está presente nas ruas, livros, feiras de artesanato, cinemas e, para sempre, no imaginário popular.


Ambientada na década de 1970, a trama de “O Agente Secreto” acompanha Wagner Moura na pele de Marcelo, um especialista em tecnologia que, após anos fora, retorna a Recife em busca de um pouco de paz, apenas para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.
O longa-metragem é uma produção da CinemaScópio, realizada por meio de uma parceria com a francesa MK2 Films, a alemã One Two Films e a holandesa Lemming.
Além de Wagner, diversos outros talentos conhecidos compõem o elenco, como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leon, Carlos Francisco, Roberio Diogenes, Hermila Guedes, Tânia Maria, Isabél Zuaa e Alice Carvalho.
“O Agente Secreto” já está em cartaz nos cinemas – garanta seus ingressos por meio do nosso site ou app.
