- Notícias
- >
- Tudo o que você precisa saber antes de assistir a ‘Ne Zha 2’
Tudo o que você precisa saber antes de assistir a ‘Ne Zha 2’
Fenômeno global já está em cartaz nos cinemas do Brasil

Nesta quinta-feira (25), “Ne Zha 2 – O Renascer da Alma” finalmente chegou às telonas brasileiras. O longa-metragem chinês já faturou mais de US$ 1,9 bilhão nas bilheterias mundiais e se consagrou como a maior animação da história do cinema. Assim, sua estreia no Brasil vem gerando altas expectativas.
Na trama, o jovem Ne Zha encara a missão de encontrar um elixir mágico capaz de salvar seu fiel amigo, Ao Bing, cujo corpo foi destruído por um raio. O desafio, contudo, precisa ser concluído em apenas sete dias, caso contrário, Ao Bing terá um destino trágico.
Comprar ingressos para “Ne Zha 2: O Renascer da Alma”
Embora já tenhamos adiantado que não é necessário assistir ao primeiro filme para aproveitar a sequência, alguns espectadores podem preferir chegar ao cinema conhecendo um pouco mais do universo da franquia. Por isso, preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber antes de assistir a este fenômeno da animação chinesa.
COMO SURGIU A HISTÓRIA?
A franquia “Ne Zha” se baseia em personagens e conceitos de múltiplas tradições filosóficas e religiosas, como budismo, confucionismo e taoísmo, adaptando a saga Fengshen Yanyi (ou ‘A Criação dos Deuses’, na tradução livre). Essa obra clássica da Dinastia Ming é marcada por confrontos entre deuses e demônios, conhecidos como shemo, parte importante da mitologia chinesa.
Nesse universo, existe uma hierarquia que coloca alguns poucos imortais escolhidos no topo, responsáveis por decisões que impactam tanto os céus quanto os reinos mortais. Alcançar a imortalidade exige treinamento rigoroso da mente e do corpo, cultivando estados de poder que aproximam o ser da eternidade, de forma que todos podem se tornar imortais, mas nem todos são escolhidos para alcançar os céus.
Isso acontece porque nem todas as formas de vida são vistas da mesma maneira. Humanos são mais valorizados que espíritos ou criaturas chamadas de yaoguai – frequentemente traduzidas como demônios –, de forma que esses são mais propensos a viverem no Palácio Divino, após a transformação em imortal. Porém, embora vistos dessa forma, os yaoguai não são necessariamente malignos, já que eles podem carregar energias positivas e até mesmo alcançar a imortalidade.
QUEM É NE ZHA?
Considerado uma deidade protetora na mitologia chinesa, Ne Zha já foi retratado em diversos livros, filmes e séries de TV. Na visão da história do diretor Yu Yang, responsável pela franquia, o personagem é retratado como uma criança de olheiras marcadas, cabelo preso e um sorriso travesso. Essa aparência não é por acaso, já que nesta versão Ne Zha é a reencarnação da Orbe do Demônio.
O QUE ACONTECEU EM “NE ZHA” (2019)?
No primeiro filme da franquia, uma força chamada Pérola do Caos começou a consumir a energia divina e demoníaca do universo. O Lorde Supremo interveio e dividiu a pérola em duas partes: a Pérola Espiritual e a Orbe do Demônio. A Orbe foi amaldiçoada para ser destruída por um raio divino após três anos no mundo mortal, enquanto a Pérola receberia um destino mais nobre.
Como recompensa a seus feitos em batalha, o general humano Li Jing foi escolhido para que seu terceiro filho, Ne Zha, nascesse como a reencarnação pura da Pérola Espiritual. Porém, uma conspiração liderada por Shen Gongbao, um demônio-leopardo imortal, trocou os destinos, fazendo com que Ne Zha renascesse ligado a Orbe do Demônio. Apesar da maldição, Ne Zha foi amado por seus pais e treinado em magia pelo imortal Taiyi Zhenren, ainda que os moradores da Vila de Chentang o temessem por suas origens demoníacas.
Seguindo seus planos, Shen Gongbao entregou a Pérola Espiritual aos dragões, permitindo que ela fosse reencarnada em Ao Bing, filho do Rei do Dragão do Mar do Leste, Ao Guang. O povo dos dragões vive preso nas profundezas do mar, encarregados de vigiar demônios aquáticos, mas, na prática, também aprisionados. A esperança era que Ao Bing, após ser treinado por Shen Gongbao, usasse a energia da Pérola Espiritual para alcançar a imortalidade e libertar sua raça.
Durante a narrativa, Ne Zha e Ao Bing acabam se encontrando e desenvolvendo uma amizade improvável, que é posta à prova quando eles se veem lutando por seus ideais em lados opostos. Quando o raio divino chega para destruir a Orbe do Demônio, Ne Zha se sacrifica, para que o povo de Chentang não seja atingido, mas Ao Bing une forças com amigo para impedir a destruição total da cidade e para salvá-lo.
Embora o raio tenha destruído suas formas físicas, Taiyi ajudou a preservar a alma dos meninos, de forma que eles não morreram, só precisavam descobrir como recuperar seus corpos físicos. Na cena pós-créditos, Ao Guang promete vingança ao povo de Chentang, já que pensa que o filho morreu.
O filme original já havia se destacado financeiramente ao acumular cerca de US$ 700 milhões com a venda de ingressos, abrindo caminho para que “Ne Zha 2” conquistasse o público com um roteiro mais elaborado, visuais impressionantes e batalhas envolventes.
“Ne Zha 2 – O Renascer da Alma” conta com a participação de diversos talentos em seu elenco de vozes originais, como Yanting Lü, Mo Han, Hao Chen, Gong Geer, Yuze Han e Qi Lü. A direção e o roteiro são assinados por Yu Yang (‘Heróis de Dois Mundos’). Na dublagem nacional, talentos como Bianca Alencar, Erick Bougleaux, Lucas Gama, Carina Eiras, Fernando Mendonça, Tatá Guarnieri e Gilberto Baroli ajudam a abrilhantar a produção.