Logo da Ingresso.com
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
  • Início
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
Caso Mary Kay Letourneau: o crime que chocou os EUA e inspirou o filme 'Segredos de um Escândalo' - Ingresso.com
  • Notícias
  • >
  • Caso Mary Kay Letourneau: o crime que chocou os EUA e inspirou o filme 'Segredos de um Escândalo'
Caso Mary Kay Letourneau: o crime que chocou os EUA e inspirou o filme 'Segredos de um Escândalo'

Caso Mary Kay Letourneau: o crime que chocou os EUA e inspirou o filme 'Segredos de um Escândalo'

Suspense com Natalie Portman e Julianne Moore é baseado em história real

Mariana Assumpção
Invalid Date

Nesta quinta-feira (18), chega aos cinemas do Brasil o drama "Segredos de um Escândalo", sucesso no Festival de Cannes do ano passado. Na história, Julianne Moore e Charles Melton interpretam um casal, cujo relacionamento já rendeu inúmeras pautas midiáticas. Os dois ficam sob pressão quando uma atriz, vivida por Natalie Portman, viaja até a casa deles, a fim de se preparar para um novo projeto: um filme sobre o passado do polêmico casal.

Em entrevista ao Today.com, o diretor do longa, Todd Haynes, confirmou que a trama é inspirada em um caso que chocou os Estados Unidos na década de 1990: o relacionamento criminoso entre a professora Mary Kay Letourneau, de 34 anos, com um de seus alunos pré-adolescentes:

"Quando Julianne e eu conversávamos sobre Gracie e Elizabeth [personagens do longa] e sua dinâmica, estávamos nos perguntando: como isso poderia ter acontecido?", explicou o cineasta. "Relembrar a história e as entrevistas de Mary Kay Letourneau foi uma ajuda concreta na tentativa de formular essa história de fundo, e Julianne liderou esse processo", contou Haynes.

"Segredos de um Escândalo" apresenta uma trama ficcional, sem nenhum compromisso em desenvolver uma cinebiografia, e que apenas faz uso de alguns aspectos do caso real para enfatizar seus impactos psicológicos nos envolvidos. Mas, afinal, o que realmente aconteceu a Mary Letourneau e seu aluno?

COMO FOI O CRIME?

Mary Kay Letourneau, uma professora do ensino fundamental, lecionava em Washington, no ano de 1996. Durante esse período, ela foi encontrada por policiais com Vili Fualaau, de apenas 12 anos, dentro de um carro estacionado. A dupla relatou às autoridades que, apesar da atitude suspeita, nada impróprio havia ocorrido no veículo. Após mentirem sobre a idade do menino, na época um estudante da sexta série, eles foram liberados.

Contudo, a abordagem não impediu que Mary, então casada com Steve Letourneau, mantivesse relações sexuais com Fualaau, seu aluno. Foi o marido dela que encontrou, escondidas nos pertences da esposa, cartas de amor secretas trocadas entre ela e o jovem. As provas foram o suficiente para que Steve pudesse denunciar Mary à polícia.

Em 1997, a professora foi presa por estupro de vulnerável e condenada a uma pena de poucos meses, sob a condição de jamais poder encontrar-se novamente com a criança. Nessa altura, o caso já estampava a capa dos principais tabloides dos Estados Unidos, e teve uma reviravolta quando Mary revelou estar grávida de Fualaau.

Ao sair da prisão, Mary teve a primeira filha do casal, e não respeitou a restrição imposta pela justiça. Quando foi novamente encontrada em um carro com Fualaau, apenas dois meses depois de ganhar liberdade condicional, ela foi detida pela segunda vez, agora para cumprir uma pena de 7 anos e meio de reclusão. Na prisão, ele deu à luz a segunda filha com o adolescente em 1998, antes de o estudante completar 15 anos de idade.

O QUE ACONTECEU DEPOIS DA PRISÃO DE MARY?

Condenada, Mary não poderia cuidar das crianças, frutos do seu relacionamento ilegal com Fualaau. Assim, a mãe do estudante, avó das meninas, ficou com a custódia de ambas, até que o rapaz completasse 18 anos. A guarda dos outros quatro filhos de Mary ficou com o pai das crianças e seu primeiro marido, Steve, que pediu o divórcio e foi morar com a família no Alasca.

Abalado com o escândalo, Vili Fualaau largou os estudos, e enfrentou questões de saúde mental e abuso de drogas por alguns anos. O histórico de Mary, fichada como agressora sexual, impediu que ela pudesse voltar a lecionar em uma sala de aula.

Em 2005, quando Mary enfim cumpriu sua pena, ela e o jovem apelaram à justiça, para que a medida restritiva que impedia que os dois se encontrassem fosse anulada. Após a reversão, Mary Kay Letourneau e Vili Fualaau oficializaram a união.

O casal passou a viver no mesmo bairro onde Mary e Steve moravam na década de 1990. Apesar de ainda serem alvo de fofocas e julgamentos, os vizinhos afirmavam que eles aparentavam desejar viver uma vida simples, como a maioria das famílias locais.

COMO ESTÃO MARY LETOURNEAU E VILI FUALAAU HOJE EM DIA?

Em 2017, após 12 anos de matrimônio, Vili e Mary anunciaram a separação. Pais de três filhos, o casal continuou mantendo um bom relacionamento apesar do divórcio, e foi Fualaau quem cuidou de Mary após o seu diagnóstico de câncer de cólon, descoberto pouco tempo depois do término.

Letourneau faleceu em 2020, em decorrência da doença, aos 58 anos. Antes de sua morte, Mary concedeu uma série de entrevistas, nas quais jamais demonstrou arrependimento por manter um relacionamento iniciado por um crime de pedofilia e abuso. Ela chegou a alegar, levianamente, que a criança a havia seduzido.

Hoje, com quase 40 anos, Vili trabalha como DJ em Seattle. Em 2022, mesmo longe dos holofotes da mídia, a imprensa descobriu que o rapaz teve mais uma filha: Sophia é fruto de seu segundo casamento, e o nascimento da criança foi celebrado por Georgia, filha de Fualaau com Mary:

"Olá, Sophia, sou sua irmã mais velha! Você é tão linda, mal posso esperar para ver você crescer. Estarei aqui ao seu lado, não importa o que aconteça! Eu te amo", escreveu Georgia em uma postagem do Instagram, acompanhada por uma foto da recém-nascida, ainda no hospital.

Além de ganhar uma nova irmã, Georgia está grávida de um menino, o primeiro neto de Vili. À revista People, a moça revelou que seu pai e a família estão muito empolgados com o novo bebê a caminho.

Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Whatsapp! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse o link e participe!

Ver todas as notícias