- Notícias
- >
- Elenco de 'Turma da Mônica Jovem' reflete sobre o peso de dar início a uma nova fase dos personagens
Elenco de 'Turma da Mônica Jovem' reflete sobre o peso de dar início a uma nova fase dos personagens
'A ficha ainda não caiu', diz Xande Valois, intérprete do Cebola; confira a entrevista

Numa locação no Ipiranga, tradicional bairro da capital paulista, foram filmadas diversas cenas do longa-metragem "Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo", novo filme inspirado nas histórias dos amados personagens de Mauricio de Sousa.
Em abril do ano passado, a Ingresso.com esteve presente no set do filme, que estreia nesta quinta-feira (18) nas telonas. Por lá, tivemos a oportunidade de entrevistar os atores Xande Valois (Cebola), Théo Salomão (Cascão), Carol Roberto (Milena) e Giovanna Chaves (Carmem), que interpretam alguns dos membros do grupo de amigos mais popular dos quadrinhos nacionais.
Depois do sucesso de "Turma da Mônica: Laços" (2019) e "Turma da Mônica: Lições" (2021), produções nas quais acompanhamos as aventuras da turminha na infância, "Turma da Mônica Jovem" traz para as telonas versões dos personagens já na adolescência, enquanto embarcam numa jornada típica de amadurecimento.
Théo Salomão conta que os testes para a produção começaram ainda em 2020, e que o projeto sofreu algumas mudanças ao longo dos anos. A pandemia, apesar de ter atrasado o início das filmagens, ajudou o elenco a se integrar:
"A primeira [leitura de roteiro] aconteceu no final de 2022. E foi muito importante, porque a gente conseguiu construir essa intimidade, não só do Cascão e do Cebola, mas do Théo e do Xande também", explicou o ator, que começou seu envolvimento com a produção do longa aos 17 anos.
Ao lado de Xande Valois, Théo compõe a dupla Cebola e Cascão, nacionalmente reconhecida. Desta vez, os amigos deixam de lado os planos infalíveis e a implicância com a Mônica, para dar lugar a uma relação mais madura. A mudança e a responsabilidade de viver personagens icônicos em versões menos populares, é claro, gera um certo grau de ansiedade no elenco:
"Eu sou muito tranquilo, sempre tento não criar muitas expectativas. Mas eu acho que, conforme a gente vai gravando e passando as cenas, vai se criando uma atmosfera de 'querer ver pronto'. Só de ver uma cena no celular, sem trilha sonora, já causa uma emoção. A ficha ainda não caiu", explicou Xande.
"Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo" apresenta, ainda, as adolescentes Carmem, uma jovem um tanto quanto convencida e grande desafeto da Mônica, e Milena, criada em 2017 nos quadrinhos. Interpretadas por Giovanna Chaves e Carol Roberto, respectivamente, elas prometem acrescentar importante nuances às suas personagens:
"Pelo twitter, eu sempre fiz questão de estreitar a relação com os fãs da Turma da Mônica. E eu perguntei pra eles: vocês acham que a Carminha Fru-Fru, a Carmem, é só uma patricinha? E foi uma unanimidade: ela é muito mais do que isso. Então, sim, ela é uma personagem controversa, mas eu estou trazendo esse lado mais humano dela. Ela tem as discussões com a Mônica, mas ela se importa com as pessoas, do jeito dela. Ela quer ser a presidente do Grêmio, fazer parte de algo. As pessoas vão se identificar", opinou Giovanna.
E por falar em identificação, Carol Roberto acredita que Milena, além de cativar com sua inteligência e amor pelos animais, carrega a responsabilidade de representar meninas e meninos pretos nas histórias da turma. Com apenas 17 anos, Carol não se intimida diante do desafio:
"Quando eu era mais nova, nunca tive muita referência de personagens negras. Minha princesa favorita é a Tiana, da Disney, então fiz dois aniversários com esse tema. Uma Barbie preta, por exemplo, eu fui ter depois dos 14 anos. Então, a Milena vai ser, para as meninas da minha idade, para as mais velhas, e até mesmo para as mulheres, o que eu não tive. Ela é o cérebro da turma, a prova de que a gente pode ser protagonista, e ninguém vai impedir isso", disse a atriz, que estreia no cinema como a personagem.
Aventura, suspense e magia permeiam a história do filme, dirigido por Maurício Eça (“Maníaco do Parque: A História Não Contada”). Juntam-se à turma Sophia Valverde, como Mônica; Bianca Paiva, na pele da Magali; Carol Amaral, como Denise; Bruno Vinícius, que será Jerê; e os estreantes Lucas Pretti, que interpreta Titi; e Yuma Ono, que vai dar vida ao DC.
No elenco adulto, estão Maria Bopp, como a coordenadora Ana Paula; Mateus Solano, vivendo o atrapalhado Licurgo; Rodrigo Fernandes, como o arqueólogo Falconi; Ataíde Arcoverde, no papel de Lindolfo, tataravô de Licurgo; Eliana Fonseca como Nena, a tia de Magali; e Júlia Rabello, que interpreta Dona Isabelle, mãe de Carmem.
"Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo" estreia amanhã, 18 de janeiro, exclusivamente nos cinemas - garanta o seu ingresso por meio do nosso site ou app.
Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Whatsapp! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse o link e participe!