- Notícias
- >
- Dublê de ‘A Odisseia’, novo épico de Christopher Nolan, revela curiosidades sobre as filmagens
Dublê de ‘A Odisseia’, novo épico de Christopher Nolan, revela curiosidades sobre as filmagens
Com elenco de peso, filme será adaptação do poema grego de Homero

James Newman, um dos dublês do filme “A Odisseia”, novo longa do ganhador do Oscar Christopher Nolan, compartilhou algumas curiosidades sobre os bastidores do filme. Em entrevista ao podcast Action for Everyone, o dublê revelou que o diretor buscava locações jamais utilizadas por outros cineastas, o que tomava um longo tempo do elenco e da equipe para acessar esses locais remotos:
“Eles nunca vão fazer um filme igual a esse de novo”, disse Newman. “Eu acho que vai ser o épico de todos os épicos. Vai ser Nolan no seu melhor. Sem barreiras. Ele definitivamente trava uma batalha que muitos não travam. O coordenador de cena veio até nós com fotos das locações, e elas [as imagens] indicavam que aconteceria por toda a Europa, porque a jornada da Odisseia é louca, leva 10 anos.”
“Eles encontravam locações e Nolan perguntava: ‘Então, essa caverna, alguém já filmou aqui antes?’ E o dono dizia: ‘Não’. Então, ele [Nolan] respondia: ‘Ok, ótimo, nós vamos filmar aqui’”, acrescentou. “Esse lugar intocável. Ele quer ser a primeira pessoa a filmar lá, ele quer sentir que ninguém pisou naquele chão antes. E toda locação é uma subida. Tem um castelo, acho que é a casa do Odisseu, mas ela fica localizada numa colina, que é uma subida de dois quilômetros.”
Além de revelar um pouco sobre as locações, o dublê também comentou sobre os treinamentos de Matt Damon e Tom Holland, que interpretam o herói Odisseu e seu filho, Telêmaco, respectivamente, e como as cenas de ação foram coreografadas especificamente para as duas estrelas. Newman explicou que as cenas de Odisseu terão um estilo de luta único:
“Matt definitivamente queria ser mais eficiente porque faz sentido para o personagem. Odisseu, se alguém está familiarizado com a história, Odisseu é o único personagem que luta durante toda a jornada. Os seus companheiros lutaram ao seu lado, mas Odisseu é tipo: ‘eu vivi e respirei batalhas’, então isso o faz ser mais inteligente, e é por isso que ele é tão bom. Matt entendeu isso e então fizemos [a coreografia] baseado nisso.”
“Já com Tom”, acrescentou. “Ele obviamente é mais atlético, então pensamos em fazer dele uma versão mais nova do Odisseu.”
O QUE ISSO SIGNIFICA PARA ‘A ODISSEIA’?
Filmar da forma como Newman descreve, em várias locações, impacta no orçamento final do projeto, já que viajar para todos esses lugares remotos custa caro. O filme conta com um orçamento inicial de US$ 250 milhões, sendo esse o valor mais alto na carreira do diretor. Como o ganhador do Oscar de Melhor Filme, “Oppenheinmer” (2023), arrecadou cerca de US$ 975 milhões nas bilheterias, as expectativas para o que Nolan será capaz de entregar dessa vez são grandes.
Ainda que as locações de “A Odisseia” permaneçam em segredo, vídeos e fotos dos bastidores confirmaram que o projeto está sendo filmado no Marrocos, Itália e Grécia.
SOBRE O QUE SERÁ ‘A ODISSEIA’?
O longa será uma adaptação do poema homônimo de Homero, uma história antiga que conta a jornada de 20 anos de Odisseu para voltar ao seu lar, após a Guerra de Troia. Além de Damon dando vida ao herói e de Holland como seu filho, o elenco conta com grandes nomes de Hollywood, como Zendaya, Anne Hathaway, Robert Pattinson, Charlize Theron e Lupita Nyong’o.
Com direção e roteiro de Nolan, o longa está previsto para estrear em 17 de julho de 2026 nas telonas norte-americanas. Por enquanto, uma data de lançamento do filme no Brasil ainda não foi anunciada.