- Notícias
- >
- ‘Zootopia 2’ recebe nova classificação indicativa de 6 anos; entenda as regras para a ida ao cinema

‘Zootopia 2’ recebe nova classificação indicativa de 6 anos; entenda as regras para a ida ao cinema
Atualizações das diretrizes do governo valem para filmes, séries, aplicativos, redes sociais e IAs
Prestes a chegar às telonas do Brasil, “Zootopia 2”, sequência da animação de 2016 que conquistou crianças e adultos, representa a estreia de uma nova faixa de classificação indicativa nos cinemas: não recomendado para menores de 6 anos.
A novidade foi divulgada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com a publicação da quinta edição do Guia Prático de Classificação Indicativa, que traz mudanças para obras audiovisuais exibidas em cinemas, TV e plataformas digitais. A atualização busca reforçar a proteção a crianças e adolescentes, oferecendo mais clareza às famílias na escolha de conteúdos adequados.
O QUE MUDA NA IDA AO CINEMA?
Ainda que o MJSP tenha classificado “Zootopia 2” como um conteúdo não recomendado para menores de 6 anos, a diretriz vale como uma orientação, e não uma proibição. Assim, crianças menores de 6 anos podem assistir ao filme, desde que entrem na sessão com um responsável ou estejam com um acompanhante munido de uma autorização assinada por um responsável legal.
Segundo a versão mais atualizada do guia, publicada no último dia 17 de novembro, as mesmas regras se aplicam a conteúdos inclusos entre as classificações “Livre” e “Não recomendado para menores 16 anos”: podem ser vistos nos cinemas por crianças menores de 10 anos, desde que elas entrem com um responsável ou estejam com um acompanhante que apresente a autorização necessária por escrito.
Já os filmes classificados como “Não recomendados para menores de 18 anos” não podem, em hipótese alguma, ser assistidos por jovens menores de 16 anos. Adolescentes com 16 ou 17 anos completos estão liberados para assistir, desde que entrem com um responsável na sessão ou estejam com um acompanhante munido de uma autorização assinada por um responsável legal.
Além das mudanças voltadas ao audiovisual, o guia amplia o escopo de análise para aplicativos, jogos eletrônicos e ferramentas digitais, incluindo inteligências artificiais. Pela primeira vez, esses produtos passam a ser avaliados pelo nível de interatividade com o usuário, considerando fatores como criação, compartilhamento e moderação de conteúdo.
Para saber mais sobre as novas diretrizes do MJSP, acesse o Guia Prático de Classificação Indicativa atualizado clicando aqui.
Em “Zootopia 2”, Judy Hopps e Nick Wilde, agora policiais da metrópole habitada por animais antropomorfizados, perseguem a trilha sinuosa de Gary, um misterioso réptil que vira a cidade de cabeça para baixo. Agora, a dupla de detetives vê sua parceria ser levada ao limite, enquanto se infiltram em cantos desconhecidos de Zootopia.
Com direção e roteiro assinados por Jared Bush e Byron Howard, mesma dupla responsável pelo primeiro filme, “Zootopia 2” conta com a presença de diversas estrelas no elenco da dublagem brasileira, como Monica Iozzi (Judy Hopps), Rodrigo Lombardi (Nick Wilde), Danton Mello (Gary) e Thaila Ayala (Dra. Fuzzby). O time de vozes originais também traz nomes de peso, como Ginnifer Goodwin, Jason Bateman, J. K. Simmons, Idris Elba e Shakira.
“Zootopia” estreia nesta quinta-feira, 27 de novembro, nos melhores cinemas do Brasil - garanta o seu ingresso por meio do nosso site ou app.