- Notícias
- >
- Zoe Saldaña revela que James Cameron deseja fazer um documentário sobre os bastidores de ‘Avatar’
Zoe Saldaña revela que James Cameron deseja fazer um documentário sobre os bastidores de ‘Avatar’
Terceiro filme da franquia chega às telonas em dezembro

Com dois longas-metragens já lançados, a saga “Avatar”, que acumula cerca de US$ 5,18 bilhões em bilheteria global, estabeleceu um marco ao elevar os limites da tecnologia e da narrativa visual na indústria cinematográfica. Sob o comando visionário de James Cameron, o universo de Pandora se tornou sinônimo de inovação ao combinar ficção científica, realismo técnico e uma poderosa mensagem ambiental.
Os impressionantes efeitos visuais abriram novos caminhos para a captura de movimento e a imersão dos espectadores. Ainda assim, com o terceiro título da franquia – “Avatar: Fogo e Cinzas” –, prestes a chegar às telonas, poucos compreendem o funcionamento dos bastidores desse processo minucioso, que envolve centenas de câmeras, sensores e um rigoroso empenho físico e emocional dos atores para dar vida aos Na’vi.
Agora, essa curiosidade pode estar próxima de ser respondida. Em uma entrevista recente à revista Beyond Noise, Zoe Saldaña, que estrela a série ao lado de Sam Worthington, revelou que Cameron está considerando realizar um documentário que detalharia o desenvolvimento dos filmes:
“Estou animada que James Cameron esteja considerando um documentário sobre a produção de Avatar – finalmente nos dando a chance de explicar, de forma meticulosa, como a captura de performance é a forma mais empoderadora de atuação. Isso nos dá o crédito, a capacidade de possuir 100% da nossa performance na tela”.
Em seguida, a atriz ressaltou que o documentário também serviria para reconhecer a dedicação do elenco, cujo trabalho muitas vezes não é totalmente percebido pelo público diante do realismo digital:
“‘Avatar’ não existiria se eu e todo o elenco não tivéssemos nos levantado e colocado aqueles pontos em nossos rostos. Vestimos aquele pequeno macacão com todos aqueles pontos e entramos em um ‘volume’ – é assim que chamamos o cenário –, que é montado no teto, com todas essas câmeras em posições medidas (...) do arco e flecha às artes marciais, os mergulhos – para que você possa prender a respiração debaixo d’água por mais de cinco minutos –, à linguagem que [Cameron] concebeu do nada, ao treinamento físico com ex-ginastas e artistas de circo para que você possa aprender a andar como uma espécie humana extraterrestre... somos todos nós, e um grupo de dublês incríveis que fazem nossos personagens parecerem biônicos (...) é lindo”, completou.
Em “Avatar: Fogo e Cinzas”, Jake (Worthington), Neytiri (Saldaña) e sua família enfrentam o luto pela morte de Neteyam, primogênito do casal, ao mesmo tempo em que cruzam o caminho dos agressivos guerreiros comandado por Varang. Conforme o conflito em Pandora aumenta, uma nova tensão moral começa a emergir.
Além da dupa protagonista, o elenco do novo longa ainda conta com a presença diversos outros talentos conhecidos, como Sigourney Weaver, Kate Winslet, Jemaine Clement, Oona Chaplin e da vencedora do Oscar de Melhor Atriz, Michelle Yeoh.
Com duas sequências planejadas até 2031, “Avatar: Fogo e Cinzas” tem estreia prevista para 18 de dezembro de 2025, exclusivamente nos cinemas.