Logo da Ingresso.com
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
  • Início
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
Wagner Moura vai ser homenageado com o Golden Eye no Festival de Cinema de Zurique; saiba mais - Ingresso.com
  • Notícias
  • >
  • Wagner Moura vai ser homenageado com o Golden Eye no Festival de Cinema de Zurique; saiba mais
Wagner Moura vai ser homenageado com o Golden Eye no Festival de Cinema de Zurique; saiba mais

Wagner Moura vai ser homenageado com o Golden Eye no Festival de Cinema de Zurique; saiba mais

Ator será o primeiro brasileiro e sul-americano a receber a honraria, que reconhece sua trajetória cinematográfica

Pamela Cordeiro
21/08/2025 | 14:44Atualizado em: 21/08/2025 | 14:47
Ver sessões

Nesta quarta-feira (20), o Festival de Cinema de Zurique anunciou, por meio de comunicado oficial em suas redes sociais, que o ator brasileiro Wagner Moura (‘Tropa de Elite’) será homenageado com o Golden Eye, prêmio que reconhece sua trajetória como ator, diretor e produtor.

Essa marca a primeira vez que a honraria será entregue a um artista brasileiro e sul-americano. Além de receber o prêmio - durante o evento que ocorre na Suíça entre os dias 25 de setembro e 5 de outubro - Wagner também participará de uma sessão especial de “O Agente Secreto”, além de um painel para falar sobre sua carreira e processo criativo. O diretor do longa, Kleber Mendonça Filho (‘Aquarius’ e ‘Bacurau’), também teve sua presença confirmada no Festival.

Em maio deste ano, durante o Festival de Cannes, “O Agente Secreto” já havia rendido a Wagner o prêmio inédito de Melhor Ator, enquanto Kleber recebeu a honraria de Melhor Diretor. Mais recentemente, a produção conquistou os dois principais troféus do 29º Festival de Cine de Lima – PUCP: Melhor Filme do Júri Oficial e Melhor Filme da Crítica Internacional.

O diretor artístico do Festival, Christian Jungen, ressaltou a importância do reconhecimento ao ator por sua carreira:

“Com ‘O Agente Secreto’, Wagner Moura carregou a história com uma presença eletrizante jamais vista. Por sua performance excepcional no filme e por uma carreira que o tornou em um dos atores mais carismáticos e versáteis da América Latina, nós estamos homenageando-o com o Golden Eye”.

Wagner, por sua vez, agradeceu a homenagem em comunicado oficial:

“Estou profundamente honrado em aceitar o Golden Eye Award. Agradeço ao Festival de Cinema de Zurique por reconhecer meu trabalho no importante e lindo filme brasileiro de Kleber Mendonça Filho, ‘O Agente Secreto’. Estou honrado de estar na mesma companhia de outros que receberam esse prêmio e estou muito orgulhoso de apresentar ao filme pessoalmente em Zurique, em setembro”. [via The Hollywood Reporter]

Faça parte do canal do Whatsapp da Ingresso.com e fique por dentro de promoções e das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop!

Ambientado na década de 1970, “O Agente Secreto” acompanha Marcelo (Moura), um especialista em tecnologia que, após anos fora, retorna a Recife em busca de um pouco de paz, apenas para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.

A produção ainda conta com a presença de diversos talentos conhecidos, como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Roberio Diogenes, Hermila Guedes, Isabél Zuaa e Alice Carvalho.

Além de Zurique, o longa segue em circuito internacional e será o filme de abertura do 34º Festival Biarritz Amérique Latina, na França, entre os dias 20 e 26 de setembro.

“O Agente Secreto” estreia em 6 de novembro no Brasil, exclusivamente nos cinemas.

Ver todas as notíciasVer sessões