Logo da Ingresso.com
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
  • Início
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
Um século de Drácula nos cinemas: relembre os filmes mais icônicos inspirados na lenda do vampiro - Ingresso.com
  • Notícias
  • >
  • Um século de Drácula nos cinemas: relembre os filmes mais icônicos inspirados na lenda do vampiro

Um século de Drácula nos cinemas: relembre os filmes mais icônicos inspirados na lenda do vampiro

Releitura de Luc Besson sobre o conde vampiresco já está em cartaz nos cinemas

Pamela Cordeiro
08/08/2025 | 20:37Atualizado em: 08/08/2025 | 20:48
Ver sessões
Um século de Drácula nos cinemas: relembre os filmes mais icônicos inspirados na lenda do vampiro

Na última quinta-feira (7), chegou às telonas brasileiras “Drácula: Uma História de Amor Eterno”, novo filme de Luc Besson, que promete uma nova leitura do mito do vampiro mais famoso de todos os tempos.

Compre ingressos para “Drácula: Uma História de Amor Eterno”

Por décadas, a figura do conde Drácula vem impressionando e impactando o público, dominando tanto o cinema quanto a literatura por meio de adaptações que atravessam estilos e épocas.

Publicado em 1897 pelo escritor irlandês Bram Stoker, “Drácula” é um romance epistolar – a narrativa se constrói por cartas, diários e artigos de jornal – e foi inspirado, em parte, na figura história do príncipe Vlad III Drăculea. O sobrenome herdado de seu pai, que integrava a Ordem do Dragão, pode ser lido literalmente como “filho do dragão”, contudo, o nome acabou sendo associado com a reputação sanguinária do príncipe, que fez surgir o apelido que todos conhecem: Vlad, o Empalador.

Na obra literária, a história se passa entre a Transilvânia, na Romênia, e a Inglaterra vitoriana. O jovem advogado Jonathan Harker viaja a negócios e se hospeda no castelo de um nobre chamado Conde Drácula, até descobrir que seu anfitrião é um ser que se alimenta de sangue. A partir daí, desenrola-se uma corrida contra o tempo para escapar do castelo, proteger entes queridos e impedir que o vampiro estenda sua maldição sobre mais vítimas.

Além de Harker e Drácula, personagens como Lucy Westenra, Mina Murray, John Seward, Quincey Morris, Arthur Holmwood, as três noivas de Drácula e o icônico Abraham Val Helsing, nasceram nas páginas de Stoker, mas, desde então, passaram a povoar o imaginário popular, sendo utilizados conforme a necessidade dramática de cada adaptação.

Com incontáveis adaptações para o cinema, televisão e outras mídias, com releituras que transitam entre o terror gótico, passando pela comédia e até mesmo à animação, Drácula consolidou-se como um símbolo da cultura pop, ultrapassando um século de vida.

Pensando no peso cultural do conde vampiresco, nós, da Ingresso.com, selecionamos 15 filmes icônicos inspirados na lenda. Confira abaixo:

Faça parte do canal do Whatsapp da Ingresso.com e fique por dentro de promoções e das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop!

1 | NOSFERATU, UMA SINFONIA DO HORROR (1922)

Dirigido por F. W. Murnau, “Nosferatu” é uma das primeiras adaptações livremente inspiradas pelo romance de Stoker. O filme teve de mudar nomes por questões legais, já que Florence Stoker, viúva do autor, detinha os direitos sobre a obra e não quis vendê-los. Drácula acabou virando Conde Orlok, mas, mesmo com as mudanças, o filme sofreu processo de plágio, perdendo para a viúva, o que acabou levando a produtora Prana Film à falência.

Na trama do longa, Hutter (Gustav von Wangenheim), agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico, cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock (Max Schreck), que na verdade é um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente quem pode reverter esta situação é Ellen (Greta Schröder), a esposa de Hutter, pois Orlock está atraído por ela.

Onde assistir: Gratuitamente pela Pluto TV ou nos streamings Filmicca, Prime Video, Telecine e Looke

2 | DRÁCULA (1931)

Dirigido por Tod Browning e eternizado pela interpretação de Bela Lugosi, “Drácula” trouxe ao cinema a imagem estilizada do conde vindo dos Cárpatos.

Na trama, Drácula (Lugosi) aterroriza Londres por carregar uma maldição que o obriga a beber sangue humano para sobreviver. Após transformar uma jovem em vampira, ele concentra suas atenções em uma amiga dela, mas o pai da próxima vítima se chama Van Helsing (Edward Van Sloan), um cientista holandês especialista em vampiros que pode acabar com seu reinado de terror.

Onde assistir: Looke e Oldflix

3 | O FILHO DE DRÁCULA (1943)

Com direção de Robert Siodmak, o longa apresenta pela primeira vez a figura conhecida como Alucard (anagrama de Drácula), apontado como “filho” do vampiro com uma humana. Embora não integre o cânone de Stoker, o filme foi responsável por inserir Alucard no repertório da cultura pop.

Na trama, disfarçado como Conde Alucard (Lon Chaney Jr.), o filho de Drácula vai ao sul dos Estados Unidos em busca de novas vítimas, seduzindo e se casando com Katherine (Louise Allbritton), uma beldade local.

Onde assistir: Gratuitamente no Plex e via streaming no Oldflix.

4 | DRÁCULA: O VAMPIRO DA NOITE (1958)

Terence Fisher dirige este clássico que consolidou Christopher Lee como uma das faces cinematográficas de Drácula e com Peter Cushing no papel de Van Helsing. O filme investe na atmosfera gótica e na rivalidade entre o conde e o caçador, iniciando uma série de produções que fizeram a fama da produtora Hammer Studios.

A trama segue Jonathan Harker (John Van Eyssen) no século XIX, aonde vai até o castelo do Conde Drácula (Lee), mesmo sendo advertido por sua esposa Lucy (Carol Marsh) a não ir. Ao chegar lá, ele é atacado por uma vampira, e espera o momento em que ela e Drácula estejam dormindo em seu caixão para atacá-los. Ele enfia um punhal no peito da mulher e está prestes a fazer o mesmo com Drácula quando este acorda e o surpreende. Quando o Dr. Van Helsing (Cushing), um estudioso de vampiros, chega até a cidade procurando por Harker, ele descobre que seu amigo virou uma criatura. Depois de enfiar uma estaca em Harker, ele sai em busca de Lucy e da família da moça, que correm perigo. Drácula está se aproximando, mas Van Helsing está determinado a acabar com o conde, custe o que custar.

Onde assistir: Não está disponível para streaming no Brasil.

5 | DRÁCULA - O PRÍNCIPE DAS TREVAS (1966)

Também produzido pela Hammer e com Lee retornando ao papel, este filme funciona como uma sequência do longa de 1958.

Na trama, mesmo após a destruição do Conde Drácula (Lee) pelo Dr. Van Helsing (Cushing), sua lenda ainda amedronta a população local. Jovens casais em férias na região dos montes Cárpatos são aconselhados por moradores a desistir de seus planos, pois uma maldição vive escondida no interior da floresta. Julgando tratar-se de mera superstição, os viajantes ignoram o aviso e partem em direção ao desconhecido. Abandonados pelo cocheiro em plena floresta, eles chegam a um castelo onde podem contar apenas com a hospitalidade do Conde Drácula (Lee).

Onde assistir: Oldflix

6 | CONDE DRÁCULA (1970)

Dirigido pelo espanhol Jesús Franco, “Conde Drácula” é uma adaptação menos celebrada popularmente, mas apontada por alguns como fiel ao texto de Stoker, trazendo personagens como Lucy Westenra (Soledad Miranda), Abraham Van Helsing (Herbert Lom), Mina Harker (Maria Rohm) e Quincey Morris (Jack Taylor) para às telonas.

Christopher Lee retorna ao papel do vampiro – dessa vez em uma versão que não se vincula às produções anteriores em que ele viveu o conde. Na trama, Jonathan Harker (Fred Williams) viaja até um castelo numa remota zona da Transilvânia para encontrar-se com seu excêntrico proprietário, o Conde Drácula (Lee), que pretende comprar uma nova propriedade na Inglaterra. Aos poucos, Harker começa a perceber que há mais do que excentricidade naquela figura, e seu anfitrião se revela uma terrível criatura que se alimenta de sangue humano.

Onde assistir: Apple TV+

7 | DEU A LOUCA NOS MONSTROS (1987)

Dirigido por Fred Dekker, o filme mistura terror, fantasia, comédia e ação, trazendo o Conde Drácula, dessa vez vivido por Duncan Regehr, como líder de um time de monstros, que incluem Frankestein, Múmia, Monstro da Lagoa Negra e Lobisomem.

Na trama, pré-adolescentes especialistas em histórias de monstros, resolvem formar a “Patrulha Monstro”, para ajudarem os incrédulos adultos a se defrontarem com vários monstros reais, que invadiram a cidade em busca de um amuleto mágico. Os jovens descobrem sobre os planos dos monstros, formado por Drácula, Lobisomem, Frankenstein, Múmia e Monstro da Lagoa Negra, ao traduzirem um antigo diário em alemão escrito pelo lendário caçador de vampiros, Abraham Van Helsing.

Onde assistir: Não está disponível para streaming no Brasil.

8 | DRÁCULA DE BRAM STOKER (1992)

Dirigido por Francis Ford Coppola, essa adaptação é a mais conhecida da lenda do vampiro. Reunindo grandes nomes do cinema como Gary Oldman, Winona Ryder, Keanu Reeves e Anthony Hopkins no elenco, o longa é considerado um sucesso entre os fãs. Vencedor de três Oscar – Melhor Figurino, Melhor Edição de Som e Melhor Maquiagem – o longa consolidou-se como um marco estético para o mito do vampiro.

A trama acompanha a história do líder romeno Vlad Tepes (Oldman), membro da Ordem do Dragão e chamado de Vlad Drácula. Após retornar de uma vitória contra os turcos, ele descobre que sua esposa Elisabeta (Ryder) cometeu suicídio depois que seus inimigos relataram falsamente sua morte. Um padre diz a ele que a alma de sua esposa está condenada ao inferno por cometer suicídio. Enfurecido, Vlad profana a capela e renuncia a Deus, declarando que se levantará da sepultura para vingar Elisabeta com todos os poderes das trevas. Ele então enfia sua espada na cruz de pedra da capela e bebe o sangue que sai dela, tornando-se um vampiro.

Onde assistir: HBO e Apple TV+

9 | DRÁCULA: MORTO, MAS FELIZ (1995)

Mel Brooks dirige esta comédia que parodia o imaginário vampírico clássico, com o comediante Leslie Nielsen assumindo a figura do conde em um tom cômico.

No longa, o procurador R. M. Renfield (MacNicol) chega a Transilvânia para um encontro com Conde Drácula (Nielsen), onde é hipnotizado e passa a obedecer a suas ordens. O plano do vampiro é ir a Londres e fazer de uma mulher sua eterna esposa e parceira, mas o Dr. Van Helsing (Brooks) fará de tudo para detê-lo.

Onde assistir: Não disponível para streaming no Brasil.

10 | DRACULA 2000 (2000)

Dirigido por Patrick Lussier e estrelado por Gerard Butler, Johnny Lee Miller, Justine Waddell, Jennifer Esposito e Christopher Plummer, o longa reconta a história do lendário Drácula reposicionando-o em um contexto contemporâneo.

Na trama, um grupo de ladrões liberta o terrível Drácula (Butler) de seu sono. Então ele decide sair à procura de Mary (Waddell), descendente direta de Van Helsing, que o havia aprisionado centena de anos antes. Nessa busca, Drácula espalha um rastro de morte e sedução em seu caminho, criando um exército de vampiros recém-transformados. Depois de localizar Mary, ele tenta seduzi-la, mas ela pretende caçá-lo em companhia de Simon (Miller), um caçador de vampiros. Contudo, Drácula é mais poderoso e parece exercer um estranho poder sobre ela.

Onde assistir: Apple TV+

11 | VAN HELSING: O CAÇADOR DE MONSTROS (2004)

Assim como algum de seus predecessores, o filme de Stephen Sommers apresenta uma nova versão da história de Stoker, dessa vez trazendo o icônico caçador Van Helsing, interpretado por Hugh Jackman, como o personagem principal.

Na trama, o lendário caçador de monstros do século XIX, Van Helsing (Jackman), viaja para a Transilvânia em sua missão contra as forças do mal para enfrentar o temido Conde Drácula (Richard Roxburgh) e seu Homem Lobo.

Onde assistir: Prime Video e Apple TV+

12 | HOTEL TRANSILVÂNIA (2012)

Claro que a lenda do vampiro não se fixaria somente como horror. Uma das adaptações mais queridas e conhecidas é da animação “Hotel Transilvânia”, que se transformou em uma franquia com quatro filmes já lançados.

Na animação, Drácula (Adam Sandler) opera um complexo hotel turístico de luxo, longe do mundo humano. Contudo, ele entra em modo superprotetor quando um humano entra por engano no complexo e se apaixona por Mavis (Selena Gomez), sua filha.

Onde assistir: Prime Video, Apple TV+

13 | DRÁCULA: A HISTÓRIA NUNCA CONTADA (2014)

Inspirado mais na lenda original de Vlad, o Empalador, que serviu de base para o livro de Stoker, o longa de Gary Shore traz nomes como Luke Evans, Sarah Gadon, Charles Dance e Dominic Cooper no elenco.

Na trama, os habitantes da Transilvânia sempre foram inimigos dos turcos, com quem tiveram batalhas épicas. Para evitar que sua população fosse massacrada, o rei local aceitou entregar aos turcos centenas de crianças. Entre elas estava seu próprio filho, Vlad Tepes (Evans), que aprendeu com os turcos a arte de guerrear. Logo Vlad ganhou fama pela ferocidade nas batalhas e também por empalar os derrotados. De volta a Transilvânia, onde é nomeado príncipe, ele governa em paz por 10 anos. Só que o rei Mehmed (Cooper) mais uma vez exige que 100 crianças sejam entregues aos turcos. Vlad se recusa e, com isso, inicia uma nova guerra. Para vencê-la, ele recorre a um ser das trevas (Dance) que vive pela região. Após beber o sangue dele, Vlad se torna um vampiro e ganha poderes sobre-humanos.

Onde assistir: Apple TV+

14 | NOSFERATU (2024)

Robert Eggers foi o responsável por trazer a nova versão do clássico “Nosferatu” às telonas. Baseado no longa original que foi uma adaptação não autorizada de “Drácula”, o filme traz nomes como Lily-Rose Depp, Bill Skarsgård, William Dafoe, Aaron Taylor-Johnson, Nicholas Hoult, Emma Corrin e Ralph Ineson no elenco.

Neste conto gótico, ambientado na Alemanha do século XIX, a obsessão entre uma jovem assombrada e um vampiro da Transilvânia, chamado Conde Orlok é narrada. Enquanto ele a persegue, um horror incalculável toma conta das ruas do país.

Onde assistir: Apple TV+ e Prime Video

15 | DRÁCULA: UMA HISTÓRIA DE AMOR ETERNO (2025)

Dirigido e roteirizado por Luc Besson (‘Lucy’), o novo longa a trazer o conto do eterno vampiro para às telonas tem produção da LBP Productions, em parceria com a EuropaCorp e a Actarus.

Na trama, um príncipe do século XV renuncia a Deus após a morte de sua esposa e acaba se tornando um vampiro. Centenas de anos depois, na Londres dos anos 1800, ele vê uma mulher parecida com sua falecida amada e a persegue, selando seu próprio destino.

O elenco conta com nomes como Caleb Landry Jones, Matilda de Angelis, Christoph Waltz, Guillaume de Tonquédec, Ewens Abid, Raphael Luce, Bertrand Xavier Corbi e Zoë Bleu.

Onde assistir: Nos cinemas – garanta seus ingressos por meio de nosso site ou app.

Ver todas as notíciasVer sessões