Logo da Ingresso.com
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
  • Início
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
Inspirado em drama real, 'As Polacas' ganha trailer e data de estreia nos cinemas - Ingresso.com
  • Notícias
  • >
  • Inspirado em drama real, 'As Polacas' ganha trailer e data de estreia nos cinemas

Inspirado em drama real, 'As Polacas' ganha trailer e data de estreia nos cinemas

Valentina Herszage e Caco Ciocler estrelam o filme, que conta a história da luta de mulheres judias por liberdade

Mariana Assumpção
Invalid Date
Ver sessões
Inspirado em drama real, 'As Polacas' ganha trailer e data de estreia nos cinemas

Embora real e perverso, existe um capítulo da história do Brasil que (ainda) não é amplamente conhecido. Durante quase um século, em diversas cidades do país, uma larga rede de exploração sexual e tráfico de mulheres, em sua maioria judias, esteve em atividade. Essas mulheres, vítimas tanto aqui quanto em vários cantos do mundo, foram histórica - e pejorativamente - apelidadas de "Polacas".

Esse é o ponto de partida do novo longa-metragem do diretor João Jardim (“Getúlio”), que ganhou seu primeiro trailer nesta quarta-feira (3). Na trama de "As Polacas", ambientada em 1917, a polonesa Rebeca (Valentina Herszage) é uma mãe judia, que chega ao Brasil fugindo da guerra na sua terra natal. Ao lado do pequeno Joseph, seu filho, ela chega ao Rio de Janeiro e se torna alvo de Tzvi (Caco Ciocler), um dono de bordel envolvido com tráfico de mulheres.

O longa é livremente inspirado nas obras “El Infierno Prometido”, de Elsa Drucaroff, e “La Polaca”, de Myrtha Schalom, que contam as histórias reais de mulheres europeias, em maioria de origem polonesa, que eram enganadas com promessas de uma vida melhor ao desembarcar em países distantes, e levadas a trabalhar em prostíbulos.

Iafa Britz, produtora de sucessos como "Minha Mãe é Uma Peça" (2013) e "Nosso Lar" (2010), também produz o longa, e destaca a importância dos temas abordados no filme:

“Minha família tem origem polonesa e é judia, então tenho uma ligação muito importante com o filme. Recontar esse passado é uma chance de reescrever o presente. Também é bonito ver como essas mulheres se juntavam e lutavam pela liberdade e pelos seus direitos básicos, como a Sociedade da Verdade e a construção de um cemitério para serem enterradas de acordo com suas crenças”, explica.

"As Polacas" tem se destacado nos festivais internacionais de cinema: foi o vencedor dos prêmios de melhor diretor para João Jardim e melhor atriz para Valentina Herszage e Dora Freind no Festival de Punta del Leste. Caco Ciocler foi premiado como melhor ator no FESTin, em Lisboa, além do prêmio de melhor som e música no Festival de Oklahoma Cine Latino Film Festival. O longa ainda foi selecionado para a competição da Première Brasil do Festival do Rio 2023, e exibido na Mostra de São Paulo e no Festival de Chicago.

O elenco ainda é composto por Dora Freind, Clarice Niskier, Anna Kutner, Isis Pessino, Amaurih Oliveira, Erom Cordeiro e Otavio Muller. A equipe técnica do longa, formada majoritariamente por mulheres, conta com nomes como Louise Botkay, diretora de fotografia, Camila Moussallem, diretora de arte, Mariana Sued, figurinista, e Rose Verçosa, maquiadora.

Distribuído pela Imagem Filmes, "As Polacas" estreia em 14 de novembro, exclusivamente nos cinemas.

Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Whatsapp! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse o link e participe!

Ver todas as notíciasVer sessões