Top Gun 2 | Elenco fala sobre treinamento aéreo e elogia Tom Cruise: "Impossível dizer 'não' a ele"
Atores precisaram aprender a pilotar aviões em tempo recorde
Na época da estreia de Top Gun: Ases Indomáveis (1986) nos cinemas, os recursos gráficos dos quais a sétima arte dispunha eram bem mais limitados que os da atualidade.
O primeiro longa da franquia, um dos símbolos da juventude norte-americana oitentista, contou com muita dedicação da equipe de efeitos visuais: as cenas aéreas ganharam vida através do uso de maquetes e de aviões reais, e o esmero da produção tornou o filme incrivelmente realista.
Agora, 36 anos depois de Ases Indomáveis, o piloto Pete Mitchell (Tom Cruise) volta às telonas em Top Gun: Maverick, sequência do blockbuster.
Quase quatro décadas separam os dois longas e, desde então, a indústria cinematográfica passou por transformações radicais. As técnicas de CGI se tornaram muito populares, e quase toda superprodução hollywoodiana conta com diversas cenas que utilizam imagens geradas por computador à exaustão.
Contudo, muitos cinéfilos demonstram cada vez mais insatisfação com essa prática, alegando que as inserções digitais comprometem a qualidade do filme, além de trazer um tom artificial ao resultado final.
Sabendo disso, os produtores de Top Gun: Maverick optaram por manter a essência do longa original em uma série de aspectos, incluindo o desenvolvimento primoroso de suas cenas de ação: as sequências de voo capturam acrobacias e manobras reais.
No vídeo acima, parte do elenco e o diretor do novo longa, Joseph Kosinski, contam detalhes dos bastidores da produção. Tom Cruise, além de protagonizar o filme, é um de seus produtores, e exerceu bastante influência sobre todas as decisões dos realizadores:
"Não dá para dizer 'não' para ele!", explica Kosinski, sobre as exigências e o perfeccionismo de Cruise. "Nós demos o nosso melhor para entregar o melhor filme possível, com as melhores sequências aéreas. Tom é obviamente um piloto, então ele encorajou os pilotos e atores a dar o seu melhor e fazer coisas que eu acho que nunca foram feitas em um filme antes", conclui o cineasta.
Em Ases Indomáveis, Maverick e Goose (Anthony Edwards) constroem uma amizade inspiradora. O desfecho do amigo cria mágoas, remorsos e traumas no piloto vivido por Tom Cruise, e os desdobramentos dessa relação serão explorados através da figura de Bradley Bradshaw, filho de Goose interpretado por Miles Teller no novo longa.
PILOTANDO DE VERDADE
O ator, assim como grande parte do elenco, foi submetido a um treinamento aéreo intenso. O próprio Tom Cruise preparou um programa de voo para a equipe, no qual os atores aprenderam a pilotar modelos distintos de aviões:
"Foi um treinamento constante com os pilotos que durou mais ou menos um ano. Foi bastante desafiador subir nos jatos com esses caras e não desmaiar ou não vomitar em cena", relembra Teller, com bom humor.
"Para nos qualificarmos e podermos voar em um F-18 [modelo de caça], tivemos que fazer vários tipos de treinamento, sendo um deles na água", revela Glen Powell, que dá vida a Hangman. O astro acrescenta que ele e seus companheiros de projeto treinaram com o time de natação dos Estados Unidos, e os atletas ajudaram até mesmo aqueles que não sabiam nadar, como o ator Greg Tarzan Davis, a concluir seus trabalhos com qualidade e segurança.
Durante a entrevista, todo o elenco fez questão de enaltecer o profissionalismo de Tom Cruise, e o prazer de atuar com um dos maiores astros do cinema na franquia:
"Como ator, não existem muitas oportunidades de contracenar com Tom Cruise, e isso é algo que eu guardo com muito carinho, e irei guardar para sempre", celebra Bashir Salahuddin.
O NOVO TOP GUN
Em Top Gun: Maverick, depois de décadas de serviço como um dos principais aviadores da Marinha, Pete "Maverick" Mitchell parece ter achado o seu lugar. Quando o experiente piloto precisa treinar um grupo de graduados do Top Gun para uma missão especializada, encontra o tenente Bradley Bradshaw, filho de seu falecido amigo, o oficial Nick "Goose" Bradshaw. Enfrentando um futuro incerto e confrontando os fantasmas do passado, Maverick é obrigado a encarar seus medos mais profundos, culminando em uma missão que exigirá sacrifícios daqueles escolhidos para voar.
O filme é uma sequência direta de Top Gun: Ases Indomáveis. A produção foi um fenômeno de bilheteria, arrecadando mais de US$ 350 milhões em todo o mundo. A trama, marcada pela inesquecível canção Take My Breath Away, influenciou os hábitos de toda uma geração: nos Estados Unidos, a quantidade de jovens alistados nas forças armadas aumentou 500% após o lançamento do filme.
Top Gun: Maverick vem sendo aclamado pela crítica, e conta com 97% de aprovação dos especialistas do Rotten Tomatoes. O filme já estreou nos cinemas do Brasil - garanta o seu ingresso para o longa através do nosso site ou app.
Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Telegram! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse t.me/ingressocom e participe!