- Notícias
- >
- Tom Cruise ganha Oscar honorário por sua contribuição excepcional ao cinema; entenda
Tom Cruise ganha Oscar honorário por sua contribuição excepcional ao cinema; entenda
Debbie Allen, Wynn Thomas e Dolly Parton também estão entre os homenageados

Nesta terça-feira (17), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou que Tom Cruise, Debbie Allen, Wynn Thomas e Dolly Parton serão os grandes homenageados da 16ª edição do Governors Awards.
O Governors Awards é um prêmio honorário concedido a personalidades com contribuições excepcionais ao cinema, seja por realizações ao longa da vida, inovações artísticas ou serviços à Academia.
Enquanto Cruise, Allen e Thomas receberão Oscars honorários por suas trajetórias marcantes no cinema, Parton será laureada com o prestigiado Prêmio Humanitário Jean Hersholt, em reconhecimento ao seu notável trabalho filantrópico.
“Este ano, o Governors Awards celebrará quatro lendas cujas carreiras extraordinárias e dedicação à comunidade cinematográfica continuam deixando um impacto duradouro”, declarou Janet Yang, Presidente da Academia.
Cruise, um dos maiores astros de Hollywood, será reconhecido não apenas por seu sucesso comercial, mas por sua defesa incansável do cinema nas salas de exibição e seu legado em performances arriscadas, nas quais ele mesmo executa cenas de ação espetaculares. Três vezes indicado ao Oscar, por seu trabalho em “Nascido em 4 de Julho” (1989), “Jerry Maguire: A Grande Virada” (1996) e “Magnólia” (1999), o ator recentemente também conquistou um recorde no Guiness World Records durante as filmagens de “Missão: Impossível - Acerto de Contas Final”.
A lendária Allen, atriz e coreógrafa, será celebrada por sua carreira pioneira, que cruzou gerações e estilos – da televisão à dança e ao cinema, tendo coreografado a cerimônia do Oscar por sete vezes e contribuído em filmes como “Esqueça Paris” (1995) e “Batalhão 6888” (2024). Já o designer de produção, Thomas, será homenageado por sua visão artística única e maestria técnica, evidentes em obras como “Malcolm X” (1992) e “Uma Babá Quase Perfeita” (1993).
Por fim, ícone da música country e figura querida da cultura norte-americana, Parton receberá o prêmio humanitário por seu trabalho dedicado a causas sociais, especialmente nas áreas de educação, saúde e acesso à leitura. A artista, que já foi indicada ao Oscar duas vezes por Melhor Canção Original, soma agora mais um reconhecimento de peso à sua trajetória.
A cerimônia que premiará os artistas acontece no dia 16 de novembro de 2025, no Ray Dolby Ballroom, em Hollywood.