Logo da Ingresso.com
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
  • Início
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
Tom Cruise ganha Oscar honorário por sua contribuição ao cinema; saiba mais - Ingresso.com
  • Notícias
  • >
  • Tom Cruise ganha Oscar honorário por sua contribuição ao cinema; saiba mais
Tom Cruise ganha Oscar honorário por sua contribuição ao cinema; saiba mais

Tom Cruise ganha Oscar honorário por sua contribuição ao cinema; saiba mais

Com discurso emocionante, astro destacou a importância dos trabalhadores da indústria da sétima arte

Pamela Cordeiro
17/11/2025 | 14:03Atualizado em: 17/11/2025 | 14:06

Neste domingo (16), Tom Cruise viveu uma noite histórica. Na 16ª edição do Governors Awards, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood entregou um Oscar honorário ao ator, em reconhecimento ao seu legado cinematográfico.

A estatueta – que é concedida a personalidades com contribuições excepcionais ao cinema, seja por realização ao longo da vida, inovações artísticas ou serviços à Academia – foi entregue ao astro pelas mãos do cineasta Alejandro Gonzales Iñárritu, com quem Cruise está trabalhando atualmente em um filme ainda sem título, mas com previsão de estreia para 2026.

O ator subiu ao palco do Ray Dolby Ballroom, em Hollywood, sob uma longa salva de palmas dos colegas de profissão, e iniciou seu discurso elogiando o diretor e os outros homenageados da noite. Em seguida, revelou como começou seu amor pela sétima arte:

“Eu era apenas uma criança em um cinema escuro, e me lembro do feixe de luz cortando a sala, e de olhar para cima, até tudo parecer explodir na tela. De repente, o mundo era muito maior do que aquele que eu conhecia. Diferentes culturas, vidas e paisagens se abriram diante dos meus olhos e acendeu algo dentro de mim. Uma espécie de fome pela aventura, pelo conhecimento, para entender a humanidade, para contar uma história, para ver o mundo. Abriu meus olhos”.

O astro ainda detalhou suas experiências ao fazer tantos filmes ao longo da carreira:

“O cinema me leva ao redor do mundo. Me ajuda a apreciar e respeitar diferenças. Me mostra nossa humanidade compartilhada, como somos parecidos de tantas formas. Não importa de onde cada um de nós vem, no cinema, nos rimos, sentimos, temos esperança juntos, e esse é o poder dessa forma de arte. E é por isso que importa. Então, fazer filmes não é o que eu faço. É quem eu sou”.

Por fim, Cruise reconheceu que nada existiria se não fosse pelos seus colegas de profissão. Durante o discurso, ele pediu para que todos que já trabalharam com ele se levantassem para receber uma salva de palmas:

“Uma performance é construída por comunidades que passam esse conhecimento, mão a mão, cenário por cenário, geração por geração. Diretores, roteiristas, atores e editores extraordinários. Diretores de fotografia, designers, equipes de dublês, eles constroem tudo com sua imaginação”, elogiou e prosseguiu: “Estúdios, agências de talentos, exibidores, todo mundo aqui que faz ser possível, para o público, ter uma experiência no cinema. E, claro, o próprio público, porque, sem vocês, nada disso tem significado”. [via Youtube Oscars]

Faça parte do canal do Whatsapp da Ingresso.com e fique por dentro de promoções e das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop!

Cruise fez sua estreia nos cinemas em 1981, em uma pequena participação no longa “Amor Sem Fim”. Desde então, o astro vem construindo uma carreira de sucesso, emplacando diversos blockbusters e construindo um legado de performances arriscadas, nas quais ele mesmo executa cenas de ação espetaculares.

Três vezes indicado ao Oscar, por seu trabalho em “Nascido em 4 de Julho” (1989), “Jerry Maguire: A Grande Virada” (1996) e “Magnólia” (1999), o ator também conquistou um recorde no Guiness World Records durante as filmagens de “Missão: Impossível - O Acerto de Contas Final” (2025).

Além de Cruise, a Academia também concedeu Oscar honorários para a atriz e coreógrafa Debbie Allen, por sua carreira pioneira que cruzou gerações e estilos, da televisão à dança e ao cinema; ao designer de produção Wynn Thomas, por sua visão artística única e maestria técnica; e ao ícone da música country Dolly Parton, homenageada por seu trabalho dedicado a causas sociais, especialmente nas áreas de educação, saúde e acesso à leitura.

Ver todas as notícias