Logo da Ingresso.com
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
  • Início
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
Steven Spielberg quase desistiu de ‘Tubarão’: ‘Achei que minha carreira tivesse acabado’ - Ingresso.com
  • Notícias
  • >
  • Steven Spielberg quase desistiu de ‘Tubarão’: ‘Achei que minha carreira tivesse acabado’
Steven Spielberg quase desistiu de ‘Tubarão’: ‘Achei que minha carreira tivesse acabado’

Steven Spielberg quase desistiu de ‘Tubarão’: ‘Achei que minha carreira tivesse acabado’

Em comemoração ao aniversário de 50 anos, filme está de volta aos cinemas por tempo limitado

Pamela Cordeiro
31/10/2025 | 15:36Atualizado em: 31/10/2025 | 16:03
Ver sessões

Em junho deste ano, “Tubarão” (1975) – o primeiro blockbuster da história, responsável por fazer o mundo temer o mar – completou 50 anos.

Hoje reconhecido como um dos maiores diretores de todos os tempos, dono de três Oscars e de uma filmografia de dar inveja, Steven Spielberg tinha apenas 26 anos quando comandou o longa. Na época, ele ainda não imaginava que estava prestes a mudar a história do cinema; pelo contrário, o cineasta pensou que “Tubarão” seria o último filme da sua carreira.

Em setembro deste ano, durante a abertura da exposição comemorativa dos 50 anos do filme, no Museu da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, em Los Angeles, Spielberg disse que, à época, achou que o longa seria seu fim:

“Minha húbris foi achar que poderíamos levar uma equipe de Hollywood 19 quilômetros Oceano Atlântico adentro, e filmar tudo de uma vez com um tubarão mecânico. Eu achei que seria fácil. Mas, no meio da produção, pensei que minha carreira tivesse acabado, porque todo mundo dizia: ‘Você nunca mais vai ser contratado novamente’.” [via The Guardian]

O diretor se refere aos inúmeros problemas que o projeto enfrentou: as correntes marítimas atrasavam as filmagens, a equipe precisava esperar que barcos à vela saíssem do horizonte, e o próprio tubarão mecânico – apelidado de Bruce por Spielberg, em homenagem ao seu advogado – apresentava defeitos constantes, chegando a afundar em algumas cenas.

Para além de tudo isso, o enjoo coletivo da equipe tornou-se parte da rotina, o que o diretor relembra com bom humor:

“Eu nunca tinha visto tanto vômito na minha vida! Foram seis meses em alto mar, e nunca tinha visto tantas pessoas passarem mal. Eu nunca fiquei enjoado, e acho que era porque eu tinha esse peso da produção sobre meus ombros, de forma que eu não tinha tempo de passar mal”.

Enquanto os problemas aumentavam, Spielberg revelou que teve a oportunidade de desistir da produção:

“Foi oferecida diversas vezes a chance de sair educadamente do filme, não para ser substituído, mas para que a produção fosse cancelada. Eu recusei”.

Quando questionado sobre como ele, equipe e elenco conseguiram superar todos os desafios, ele respondeu:

“Estarmos na companhia uns dos outros... a camaradagem que nasce quando você está apenas tentando sobreviver a algo”.

Faça parte do canal do Whatsapp da Ingresso.com e fique por dentro de promoções e das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop!

Em celebração aos seus 50 anos de lançamento, “Tubarão” está de volta aos cinemas brasileiros por tempo limitado, convidando os fãs da obra e novos espectadores a assistir ao filme que redefiniu a história da sétima arte.

Dirigido por Spielberg, a trama acompanha uma série de ataques a banhistas que indicam que a pacata praia da cidade de Amity virou o território de caça de um enorme tubarão-branco. Enquanto o prefeito tenta esconder os fatos da mídia, o chefe de polícia pede ajuda a um oceanógrafo e de um experiente pescador para caçar o animal. Mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.

Lançado em junho de 1975 nos Estados Unidos e chegando em dezembro do mesmo ano no Brasil, “Tubarão” redefiniu a indústria audiovisual. Foi o primeiro filme da história a ultrapassar US$ 100 milhões em bilheteria, cunhando o termo blockbuster, amplamente utilizado hoje em dia. O longa também foi responsável por transformar o calendário de lançamentos de Hollywood, já que o mês de junho era visto como uma “estação fraca” para o cinema. Contudo, após a estreia, o período passou a ser o mais aguardado do ano para os grandes lançamentos cinematográficos.

O sucesso comercial também se estendeu para a crítica. O filme recebeu quatro indicações ao Oscar, e levou três, incluindo Melhor Montagem, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora. A icônica música de John Williams é, até hoje, considerada uma das composições mais reconhecíveis e influentes da história do cinema.

O elenco de “Tubarão” conta com grandes talentos, como Richard Dreyfuss, Roy Scheider, Robert Shaw, Lorraine Gary, Chris Rebello e Susan Backlinie – garanta seus ingressos por meio de nosso site ou app.

Ver todas as notíciasVer sessões