Referências de “Curtindo a Vida Adoidado” e outros clássicos em filmes de heróis
Descubra aqui algumas das referências ao filme e a outros clássicos do cinema nas suas histórias de super-heróis favoritas!
O longa Curtindo a Vida Adoidado (1986) é uma pérola oitentista, e apesar de ter sido realizado há mais de 30 anos, não perdeu o frescor juvenil de seu lançamento. Cheio de cenas marcantes, Ferris Bueller (Matthew Broderick) e sua turma são constantemente relembrados em Hollywood, ao lado de outros longas igualmente atemporais. Descubra aqui algumas das referências ao filme e a outros clássicos do cinema nas suas histórias de super-heróis favoritas!
AVISO: Este texto pode conter spoilers
Deadpool
A cena pós-créditos de Deadpool é praticamente um remake da passagem em que Ferris quebra a quarta parede ao final de Curtindo a Vida Adoidado. O recurso que simula a “conversa” entre personagem e audiência foi bastante utilizado no longa do anti-herói, e nada mais justo que referenciar uma das mais clássicas cenas que exploram essa artimanha cinematográfica.
Homem-Aranha: De Volta ao Lar
Peter (Tom Holland) sai da festa na casa de Liz (Laura Harrier) para correr atrás da gangue do Abutre, pulando cercas, saudando um churrasqueiro e assustando crianças enquanto os persegue. A cena é uma clara reprodução de uma das fugas de Ferris Bueller, e a prova máxima é que, durante a sequência de Homem-Aranha: De Volta ao Lar, o herói se depara com uma televisão onde o longa está sendo exibido: “Excelente filme”, exclama o teioso, enquanto assiste à cena referenciada.
Ainda no início de Homem-Aranha: De Volta ao Lar, o protagonista veste apressadamente seu uniforme em um beco. A princípio, a roupa não parece servir, ficando bastante folgada. Porém, rapidamente o herói pressiona o símbolo da aranha em seu peito e, voilà, as vestes se adaptam ao seu corpo, como mágica. Já vimos o mesmo acontecer com Marty McFly (Michael J. Fox) em De Volta Para o Futuro II, com sua jaqueta de tecnologia bem semelhante.
Capitão América: Guerra Civil
Na batalha do aeroporto, o Homem-Aranha (Tom Holland) propõe uma tática para abater Scott Lang (Paul Rudd). Ele cita Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca, especificamente a passagem em que os gigantes AT-AT são atacados pela Resistência. A estratégia do clássico foi a mesma que o teioso utilizou para derrubar o Homem-Formiga, provando que um vasto conhecimento de cultura pop serve até mesmo para nos livrar de possíveis enrascadas.
Vingadores: Guerra Infinita
Apesar de ser o mais jovem do grupo, o Peter Parker de Tom Holland possui muitos conhecimentos sobre clássicos do cinema. Em Guerra Infinita, ele mais uma vez faz referência a uma saga antiga. Em uma passagem engraçadíssima, o Homem-Aranha foge de Mantis (Pom Klementieff), e implora : “Não coloque ovos em mim!”, uma citação clara à franquia Alien.
Capitão América: Soldado Invernal
A lápide de Nick Fury (Samuel L. Jackson) em Capitão América: Soldado Invernal foi gravada com um trecho bíblico, mais especificamente uma passagem do Livro de Ezequiel. A frase é o início da mesma utilizada por Samuel L. Jackson em Pulp Fiction: Tempo de Violência, referenciando o clássico e fazendo também uma homenagem ao ator.