'Velozes e Furiosos': Relembre todos os filmes da franquia
Décimo capítulo da saga estreia na semana que vem
Em 2001, o primeiro filme da franquia "Velozes e Furiosos" estreava nos cinemas. Apesar de não ser um remake, a produção adquiriu os direitos do título do longa "The Fast And The Furious", uma produção de 1954.
Agora, mais de duas décadas depois do primeiro lançamento, a franquia é composta por nove filmes da saga original, o spin-off "Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw" (2019) e o longa "Velozes e Furiosos 10", que já está em pré-venda por meio do site ou app da Ingresso.com.
O novo filme dá início à conclusão da história de Dominic Toretto (Vin Diesel), seus carros tunados e da grande "Família Velozes.
Antes de assistir ao longa nas telonas, que tal relembrar todos os filmes já lançados da saga original? Confira o nosso recap e prepare-se para ver "Velozes e Furiosos 10" nos cinemas:
VELOZES & FURIOSOS (2001)
Aqui, onde tudo começou, Toretto e Brian O'Conner (Paul Walker) ainda não construíram a relação de irmandade que se consolidou ao longo dos anos - os parceiros estão de lados opostos.
Na trama, conhecemos a paixão por adrenalina de Dom Toretto, que decide colocar Brian, um novato nas corridas de rua, sob sua proteção. A irmã de Dom, Mia (Jordana Brewster), também vê algo especial em O'Conner, e a dupla não percebe que ele, na verdade, é um policial disfarçado.
Enquanto o tira se infiltra na gangue para investigar o suposto envolvimento de Dominic em roubos e outros crimes, ele enfrenta um dilema: o que fazer caso ele se apaixone pelo mundo que foi mandado para destruir?
+ VELOZES + FURIOSOS (2003)
Os roteiristas de "+ Velozes + Furiosos", lançado logo depois da estreia do primeiro filme, precisaram preparar dois scripts: um que incluía Dom Toretto, e outro que não contava com sua presença.
Este é o único longa da saga original do qual Vin Diesel não faz parte do elenco - o ator teve um conflito de agenda pois, durante as filmagens, estava gravando como protagonista de "Triplo X" (2002).
A história é focada em O'Conner, que se muda de Los Angeles para Miami para recomeçar. Na nova cidade, ele faz amizade com o especialista em carros Tej (Chris "Ludacris" Bridges) e Suki (Devon Aoki), e envolve-se com o universo das corridas locais.
Porém, seus planos mudam quando agentes federais o prendem, e ele precisa entrar em um acordo com o FBI. Trabalhando com Roman Pearce (Tyrese), seu novo parceiro, Brian encara uma missão para derrubar um poderoso traficante de drogas.
VELOZES & FURIOSOS: DESAFIO EM TÓQUIO (2006)
Esse é um dos filmes mais queridos pelos fãs, e sua história foi capaz de trazer as primeiras grandes novidades e renovações para a franquia.
"Desafio em Tóquio" apresenta personagens inéditos à Família Velozes, como Han (Sung Kang) e Sean Boswell (Lucas Black), deixando em segundo plano a história focada em Brian O'Conner e Dominic Toretto. Paul Walker nem mesmo aparece no longa, e Vin Diesel faz uma pequena participação especial.
Na trama, Sean é um corredor de rua que coleciona vitórias, embora seu hobby já tenha causado problemas com as autoridades. Encrencado após o fim de um racha, ele vai morar com seu pai no Japão, onde conhece um novo estilo de esporte emocionante e perigoso. Decidido a encarar o desafio, Sean enfrenta o campeão local e se apaixona pela namorada do rival.
VELOZES & FURIOSOS 4 (2009)
O quarto longa marca a estreia de Gal Gadot (Mulher-Maravilha) nos cinemas, no papel de Gisele. Agora, Vin Diesel e Paul Walker retornam à franquia, reacendendo a rivalidade entre Dom e Brian.
Desta vez, Toretto descobre que sua amada Letty (Michelle Rodriguez) foi assassinada, e o fugitivo decide encontrar o culpado e fazer justiça com as próprias mãos. Enquanto isso, o agente Brian busca por um perigoso traficante de drogas, e a dupla percebe que podem estar atrás da mesma pessoa.
Assim, Dom e O'Conner precisam unir forças para tentar derrubar esse inimigo em comum.
VELOZES & FURIOSOS 5: OPERAÇÃO RIO (2011)
Espetáculos de ação mais ousados - e fisicamente questionáveis -, que já viraram marca registrada da franquia, são potencializados pelo cenário e atmosfera do Rio de Janeiro. É nesse filme que Dwayne "The Rock" Johnson estreia na saga, vivendo o agente federal Luke Hobbs.
Hobbs é quem tenta frustrar os planos de Dom, Brian e Mia, que vão de fronteira em fronteira fugindo das autoridades. Depois que Dom sai da cadeia, o trio chega à cidade do Rio de Janeiro para realizar uma última missão, antes de conquistar a liberdade para sempre.
No Brasil, Toretto reúne novos e antigos membros de sua gangue, que planeja um assalto a Hernan Reyes (Joaquim de Almeida), um perigoso traficante. Na cena pós-créditos do filme, Hobbs recebe um relatório sobre um grupo de criminosos vem atuando em Berlim, na Alemanha: para surpresa dos fãs, Letty aparece nos registros do boletim, e descobrimos que a paixão de Dom Toretto, na verdade, está viva.
VELOZES & FURIOSOS 6 (2013)
Letty Ortiz, personagem de Michelle Rodriguez, retorna plenamente à história. A moça foi dada como morta em "Velozes & Furiosos 4", mas Hobbs avisa a Dom que ela está viva, sendo uma das líderes de uma gangue.
Letty nunca procurou por Toretto pois, depois de sofrer a tentativa de assassinato, acabou perdendo a memória. Agora, ela é um dos membros do grupo liderado por Owen Shaw (Luke Evans).
Depois de sua passagem pelo Brasil, Toretto, Mia e Brian ficaram ricos, mas ainda vivem como fugitivos, espalhados pelo mundo. Porém, quando Hobbs se vê incapaz de trabalhar sozinho, o policial pede ajuda a Dom e seus parceiros, em troca de perdão pelos crimes cometidos pela equipe.
A cena pós créditos de "Velozes e Furiosos 6" também revela um fato bastante importante para a franquia: Deckard Shaw (Jason Statham), irmão de Owen, foi o responsável pela morte de Han, ocorrida no terceiro filme da saga.
VELOZES & FURIOSOS 7 (2015)
Além de ser o melhor filme de Velozes e Furiosos na opinião da crítica, a produção também foi uma das mais emocionantes e tristes de toda a saga.
Paul Walker, que faleceu em 2013, chegou a gravar algumas cenas da sequência. Porém, muitas de suas aparições foram fruto de técnicas de computação gráfica e do trabalho de dublês, incluindo seu irmão.
No filme, depois de derrotar o terrorista internacional Owen Shaw, Dominic e Brian se separaram, tentando retomar uma rotina mais calma. Porém, Deckard Shaw quer vingança, e não deixa a Família Velozes descansar em paz.
Tudo muda quando uma agência secreta do governo dos Estados Unidos entra em contato com Toretto, para que ele ajude a resgatar um hacker sequestrado, que desenvolveu um poderoso programa de vigilância. Em troca da ajuda, os agentes ajudarão Dom a combater Shaw e seus instintos perigosos.
Os minutos finais do longa, nos quais Dominic Toretto se despede de Brian O’Conner e cada um deles segue por caminhos distintos, foi uma homenagem póstuma a Paul Walker, e deixou muitos fãs de ação enxugando as lágrimas nos cinemas.
VELOZES & FURIOSOS 8 (2017)
Depois de "Desafio em Tóquio", este foi o primeiro filme de Velozes e Furiosos que não contou com a presença de Paul Walker. Na trama, seu personagem e Mia se aposentaram, e abandonaram o universo das corridas.
Com Dom e Letty casados, todo o grupo tenta, mais uma vez, levar uma vida normal. Contudo, a vilã Cipher (Charlize Theron), uma perigosa ciberterrorista, começa a chantagear Toretto, mantendo refém sua antiga namorada Elena Neves (Elsa Pataky) e o pequeno Brian, filho do ex-casal.
Cipher quer obter ogivas nucleares, mas a grande família Velozes precisa impedir seus planos e trazer Dom de volta para casa. O filme arrecadou mais de US$1 bilhão nas bilheterias, sendo um dos maiores sucessos de público da saga, até então.
VELOZES & FURIOSOS 9 (2021)
Em "Velozes & Furiosos 9", teremos o retorno de muitos personagens do Tokyo Drift, como Han, Twinkie e Sean, além da primeira aparição de Jakob Toretto (John Cena), antagonista e irmão de Dominic.
O retorno de Han, que escapou da morte planejada por Deckard com a ajuda do Sr. Ninguém (Kurt Russell), animou os fãs da franquia. Na trama, a paz da família formada por Toretto, Letty e Brian é interrompida por Jakob.
A equipe se une para impedir uma trama maligna que ameaça o mundo, liderada por Cipher e pelo irmão abandonado de Dom, um dos mais habilidosos motoristas do mundo. Ao longo da história, o relacionamento entre os irmãos evolui de forma positiva, e é bastante possível que Jakob se junte à equipe nos próximos filmes.
A cena pós créditos do longa revelou o reencontro entre Han e Deckard Shaw. Após a surpresa com o fato de Han ter sobrevivido, o diálogo da dupla é interrompido, e o possível confronto é uma das passagens mais aguardadas em "Velozes e Furiosos 10".
No novo filme, Dante é o principal antagonista, vilão interpretado por Jason Momoa. O personagem se conecta diretamente aos eventos de "Velozes e Furiosos 5: Operação Rio" (2011), filme no qual Dom (Vin Diesel) e sua equipe destruíram o império de Hernan Reyes em uma ponte no Rio de Janeiro.
O que eles não sabiam era que Dante, o filho de Reyes, testemunhou tudo e passou os últimos 12 anos planejando sua vingança, determinado a fazer Dom pagar o preço final.
"Velozes e Furiosos 10" é dirigido por Louis Leterrier, e conta com o retorno de Michelle Rodriguez, Tyrese Gibson, Chris “Ludacris” Bridges, Nathalie Emmanuel, Jordana Brewster, Sung Kang, Jason Statham, John Cena e Scott Eastwood. As vencedoras do Oscar Helen Mirren e Charlize Theron também reaparecem na aventura.
Os estreantes na franquia são Brie Larson como Tess, uma representante desonesta da Agência; Alan Richtson como Aimes, o novo chefe da Agência que não tem o mesmo carinho pela equipe de Dom que seu antecessor, o Sr. Ninguém; Daniela Melchior como uma corredora de rua brasileira fortemente ligada ao passado de Dom; e Rita Moreno como a Abuelita Toretto, de Dom e Mia.
"Velozes e Furiosos 10" estreia no Brasil em 18 de maio, exclusivamente nos cinemas - garanta o seu ingresso por meio do nosso site ou app.
Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Telegram! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse t.me/ingressocom e participe!