- Notícias
- >
- Reboots, novas versões e sequências de filmes que chegam aos cinemas em 2021
Reboots, novas versões e sequências de filmes que chegam aos cinemas em 2021
Entre eles, Cinderella, Duna e Os Caça-Fantasmas ganham versões repaginadas

A tendência cinematográfica de revisitar histórias clássicas continua a todo vapor em Hollywood. A Disney Pictures tem feitos grande apostas em live-action, como Aladdin (2019), O Rei Leão (2019) e Hércules, este último ainda em fase de desenvolvimento - todos eles baseados em animações consagradas do estúdio.
Recentemente, a Warner Bros. Pictures anunciou um prequel sobre Willy Wonka, dono da mais famosa fábrica de chocolate dos cinemas. O personagem, baseado na literatura, já foi interpretado por Gene Wilder, em 1971, e por Johnny Depp, em 2005. Desta vez, uma versão mais jovem de Wonka ganhará as grandes telas. O novo longa-metragem, dirigido por Paul King, está previsto para estrear em 2023.
Essa onda retrô que assolou o cinema, além de agradar a muitos apaixonados pelos filmes antigos, também dá um novo ar a estes personagens e narrativas, adaptando suas histórias às novas gerações. Em 2021, essa tendência continua, e muitas estreias deste ano prometem repetir os sentimentos nostálgicos, com pitadas de elementos mais modernos e renovados.
Confira abaixo alguns dos principais filmes que chegam aos cinemas neste ano, cujas tramas se baseiam em histórias e personagens muito queridos pelo público:
Cruella
A famosa ladra de cachorrinhos vai ganhar seu próprio filme em live-action. Cruella, da Wlat Disney Pictures, é estrelado e produzido pela atriz Emma Stone (La La Land: Cantando Estações), e conta com a direção de Craig Gillespie (Eu, Tonya). Porém, a história que vimos na animação 101 Dálmatas (1961) e nos filmes nos quais Glenn Close deu vida à personagem, não será a mesma abordada no novo longa. Na trama solo, prevista para estrear no dia 3 de junho, acompanhamos uma fase mais jovem de Cruella de Vil, ambientada na Londres dos anos de 1970, em pleno auge do movimento punk. Essas referências servem para construir o visual da vilã, um ícone fashion, além de criar uma atmosfera de rebeldia nas cenas já divulgadas:
Cinderella
Com estreia marcada para o dia 15 de julho, o novo live-action do clássico conto de fadas Cinderella é produzido pela Sony, através da Columbia Pictures. A história nasceu há muitos séculos, e foi adaptada na literatura por escritores como Charles Perrault e Irmãos Grimm. Presente mais fortemente no imaginário através da animação de 1950, a nova adaptação marca a estreia de Camila Cabello, famosa pelo hit Havana, como atriz de cinema. Os atores e a diretora Kay Cannon já declararam, em diversas entrevistas, que o enredo do longa se afasta bastante da história que conhecemos. Agora, Cinderella possui seus próprios sonhos, que parecem distantes de um simples “felizes para sempre”. Além dessa nítida mudança de ideais, o filme inova trazendo Billy Porter (Pose) no papel da Fada Madrinha, personagem mais comumente interpretado por mulheres. O roteiro fica por conta de James Corden, que também estrela a produção; Pierce Brosnan, Idina Menzel e a rapper Missy Elliott são outros nomes que compõem o elenco.
Mortal Kombat
Dirigido por Simon McQuoid, o reboot de Mortal Kombat chega aos cinemas no próximo no dia 15 de abril. Baseado na clássica série de games homônima, que se mantém como uma das favoritas entre os jogos de luta até hoje, o filme é um novo começo para Sonya Blade, Sub-Zero, Raiden e muitos outros lutadores, que já apareceram nas telonas no live-action de 1995. Nesta história inédita, que pretende reiniciar a franquia Mortal Kombat nos cinemas, somos apresentados a Cole Young (Lewis Tan), protagonista criado especialmente para o filme. Na trama, Cole é um lutador de MMA de carreira fracassada, que acaba se envolvendo com o torneio no qual a história é focada. Em Mortal Kombat, veremos Kano, Liu Kang, Jax, Kung Lao e muitos outros, lutando em uma competição que decidirá o destino da humanidade. O roteiro fica por conta de Greg Russo e Dave Callaham (Mulher-Maravilha 1984), partindo de uma história escrita por Oren Uziel (Mortal Kombat: Rebirth) e Russo, com base no videogame criado por Ed Boon e John Tobias. A Warner Bros. Pictures divulgou recentemente o primeiro trailer da produção:
A Lenda de Candyman
Dirigido por Nia DaCosta, que também está à frente de Capitã Marvel 2, o filme é uma nova adaptação do conto de Clive Barker, que já havia sido levado para os cinemas através da franquia iniciada pelo longa O Mistério de Candyman (1992). O roteiro, que narra os terrores causados pelo assassino que dá título ao filme, é escrito por Win Rosenfeld (Infiltrado na Klan) e Jordan Peele (Corra!), que também produz o longa. A Lenda de Candyman mantém muitas características da história que conhecemos, onde um espírito do mal aparece, de casaco e com gancho no lugar da mão direita, quando seu nome é chamado cinco vezes. Seguindo os acontecimentos do clássico, alguns moradores de Chicago sofreram por muito tempo com a ira de Candyman. Desta vez, anos mais tarde, o terror volta a assolar a vizinhança. No filme de 1992, Candyman foi vivido pelo ator Tony Todd; agora, o antagonista é interpretado por Yahya Abdul-Mateen II (Aquaman). A Lenda de Candyman, da Universal Pictures, chega aos cinemas dos Estados Unidos em agosto deste ano.
Duna
Baseado no best-seller de ficção científica do escritor Frank Herbert, o reboot de Duna está previsto para chegar aos cinemas no dia 16 de setembro de 2021. Ao que parece, o novo longa deve adaptar apenas metade do livro, o que já anima os fãs para uma sequência, fato já comentado pelo diretor da produção, Denis Villeneuve (Blade Runner 2049). Na trama do filme, somos apresentados a um futuro distante, onde os planetas são comandados por diversas famílias, formando um império feudal. Em meio aos jogos políticos que ocorrem entre essas casas nobres, conhecemos Paul Atreide, o protagonista da história. O personagem, interpretado em 1984 pelo ator Kyle MacLachlan, agora é vivido por Timothée Chalamet, que ganha seu primeiro destaque em um blockbuster. Além do ator, uma grande promessa da nova geração de Hollywood, o elenco do longa da Warner Bros. Pictures ainda é formado por Zendaya (Homem-Aranha: Longe de Casa), Jason Momoa (Aquaman), Oscar Isaac (Star Wars), Josh Brolin (Vingadores: Ultimato) e Rebecca Ferguson (Doutor Sono).
Os Caça-Fantasmas: Mais Além
A franquia Caça-Fantasmas é uma das mais queridas e simbólicas para a cultura pop. Além de remeter a uma atmosfera oitentista, o filme foi reprisado diversas vezes em canais da tv aberta, fazendo com que a produção alcançasse diversas gerações. O primeiro longa, Os Caça-Fantasmas, foi lançado em 1984 e dirigido por Ivan Reitman. Em 2021, seu filho Jason Reitman é quem comanda Os Caça-Fantasmas: Mais Além, cuja história emocionou o pai cineasta, durante uma exibição do corte final nos estúdios da Sony Pictures. A trama é uma continuação direta da saga iniciada por Ivan, contando com o retorno de parte do elenco original. Sigourney Weaver, Bill Murray, Dan Aykroyd e Ernie Hudson, astros das duas produções anteriores, estarão de volta aos seus respectivos papéis - Dana Barett, Dr. Venkman, Ray Stantz e Winston Zeddemore. O quarto integrante do grupo clássico, Harold Ramis, faleceu em 2014. Paul Rudd (Homem-Formiga) e Finn Wolfhard (Stranger Things) também participam da produção, que foca a sua trama em um grupo de jovens e no legado da equipe. Os Caça-Fantasmas: Mais Além chega aos cinemas no dia 11 de novembro deste ano.