Logo da Ingresso.com
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
  • Início
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
Elas sobreviveram! Relembre as 10 maiores "final girls" da história do cinema - Ingresso.com
  • Notícias
  • >
  • Elas sobreviveram! Relembre as 10 maiores "final girls" da história do cinema

Elas sobreviveram! Relembre as 10 maiores "final girls" da história do cinema

Frágeis ou resistentes? Descubra no nosso ranking!

Mariana Assumpção
Invalid Date
Elas sobreviveram! Relembre as 10 maiores "final girls" da história do cinema

Em 1992, há exatas três décadas, a pesquisadora Carol J. Clover cunhou a expressão final girl, em seu livro intitulado Men, Women, and Chainsaws: Gender in the Modern Horror Film (Homens, Mulheres, e Motosserras: Gênero no Cinema de Terror Moderno, em tradução livre). Ao explicar o conceito, Carol diz:

"Ela é aquela que encontra os corpos mutilados de seus amigos e percebe toda a extensão do horror vivenciado e seu próprio perigo; quem está encurralada, ferida; quem vemos gritar, cambalear, cair, levantar e gritar novamente".

As final girls são, basicamente, as últimas sobreviventes em meio ao massacre que se desenrola na narrativa. O arquétipo, que surgiu impregnado por idealizações machistas que colocavam essas mulheres em posições fragilizadas e de subserviência, vem sendo ressignificado ao longo dos anos. Porém, seus destinos permanecem os mesmos: ou derrotam seus algozes, ou seguem na luta pela própria vida.

Ainda que sejam figurinhas garantidas em filmes de terror slasher, suas aparições não se limitam a esse gênero. Nesta lista, separamos as mais marcantes delas num ranking, para relembrarmos as dez maiores final girls da história do cinema. Você já conhece todas elas?

#10 Max Cartwright | Terror nos Bastidores (2015)

Iniciando o nosso ranking, Terror nos Bastidores é, sem dúvida, o mais desconhecido dentre os longas selecionados. Contudo, sua premissa faz com que ele mereça estar presente na lista.

Seu título original é The Final Girls, e a comédia satiriza o slasher quando transporta Max Cartwright (Taissa Farmiga) e seus amigos para um antigo filme de terror, protagonizado pela mãe da jovem, já falecida. Além de representar um tributo ao subgênero, principalmente a suas típicas sobreviventes e à franquia Sexta-Feira 13, o filme brinca com as convenções oitentistas do terror e surpreende em sua conclusão.

Onde assistir: Aluguel no Claro Video e Apple TV

#9 Alice Hardy | Sexta-Feira 13 (1980)

Alice Hardy (Adrienne King) não é apenas a única final girl a aparecer em dois filmes da franquia Sexta-Feira 13, mas também é aquela quem enfrenta uma ameaça ainda mais complexa que Jason: Alice fica cara a cara com Pamela Voorhees (Betsy Palmer), a assustadora mãe do vilão.

Na sequência do filme de 1980, sua personagem não teve a mesma sorte, e seu destino também acabou se repetindo em sua vida pessoal. Após o sucesso de Sexta-Feira 13, Adrienne foi perseguida por um fã obcecado, e o trauma acabou afastando a atriz dos cinemas por muitos anos.

Onde assistir: HBO Max

#8 Sally Hardesty | O Massacre da Serra Elétrica (1974)

Se esquivar dos ataques do Leatherface (Gunnar Hansen) não é uma tarefa fácil, mas Sally (Marilyn Burns) foi capaz de sobreviver. Considerada por muitos como a primeira final girl do terror, a personagem se vê envolvida em algumas das cenas mais perturbadoras do cinema.

Além disso, sua vontade de viver a faz ter um lugar garantido neste ranking. A atuação de Burns na conclusão do longa explicita o horror vivido por Sally e como ela, apesar de sair com vida, teve sua trajetória transformada para sempre.

Onde assistir: Looke e Oldflix

#7 Dani Ardor | Midsommar - O Mal Não Espera a Noite (2019)

O terror contemporâneo, um dos mais aclamados dos últimos anos, não poderia trazer uma final girl lidando com conflitos típicos do gênero: ela enfrenta ameaças muito mais profundas que assassinos mascarados insistindo em persegui-la.

Dani (Florence Pugh) sobrevive a abusos físicos e psicológicos, depressão e ao luto após ver sua família devastada. A protagonista e seus dramas ajudaram o filme a arrastar milhares de pessoas para os cinemas, e transformaram a produção em um clássico cult.

Onde assistir: Globoplay

#6 Karla Wilson | Eu Ainda Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado (1998)

A sequência direta de Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado (1997) não foi tão bem recebida quanto o longa antecessor, porém, trouxe algumas mudanças importantes para a franquia.

Com um elenco majoritariamente branco no original, a continuação apresentou uma maior diversidade nas escalações, com destaque para Brandy Norwood, intérprete da destemida Karla Wilson. A nova melhor amiga de Julie (Jennifer Love Hewitt) se mostra inteligente e sagaz, escapando de perseguições e sendo a principal responsável por ajudar a colega a superar os seus traumas.

Onde assistir: HBO Max

#5 Nancy Thompson | A Hora do Pesadelo (1984)

Se já é um desafio enfrentar um assassino em seu encalço no mundo real, ser perseguida em seus pesadelos torna tudo ainda mais complicado - mas não para Nancy Thompson.

Vivida por Heather Langenkamp por mais de uma década nos filmes, acompanhamos o crescimento da atriz na franquia e fora dela. De uma jovem inocente a uma psiquiatra renomada, que ajuda outras vítimas a escaparem do temido Freddy Krueger (Robert Englund), Nancy é uma das mais espertas e marcantes final girls do horror.

Onde assistir: HBO Max e Oldflix

#4 Ellen Ripley | Alien - O Oitavo Passageiro (1979)

Sigourney Weaver e sua Ellen Ripley quebraram paradigmas em Alien - O Oitavo Passageiro, dirigido por Ridley Scott.

Primeiro, pelo fato de a tenente ser o grande destaque pensante da equipe, com suas ideias e planos para escapar. Segundo, porque era raro, à época, ver personagens femininas liderando e sobrevivendo em filmes de ficção científica - aqui, o arquétipo virginal e frágil da final girl começou a ser transformado. Antes tarde do que nunca!

Onde assistir: Star Plus

#3 Wendy Torrance | O Iluminado (1981)

Tímida e fraca na superfície, mas bastou ver seu marido Jack (Jack Nicholson) e seu filho Danny (Danny Lloyd) serem dominados pelo Hotel Overlook para que Wendy (Shelley Duvall) mostrasse toda a sua força em O Iluminado, baseado na obra de Stephen King.

Anos após a estreia do longa de Stanley Kubrick, a atriz revelou ter ficado traumatizada com o método do diretor durante as filmagens. Incontáveis repetições levaram Duvall à exaustão e, provavelmente, muitos dos sentimentos que Wendy expressa na tela foram compartilhados com sua intérprete na vida real.

Onde assistir: HBO Max

#2 Sidney Prescott | Pânico (1996)

O segundo lugar do nosso pódio fica com ela, a inesquecível Sidney Prescott (Neve Campbell) de Pânico. O primeiro longa, lançado em 1996, foi uma verdadeira revolução cinematográfica do slasher, e o Ghostface, símbolo máximo da saga, se transformou em um grande ícone da cultura pop.

Responsável por reviver o subgênero nas telonas, trazendo uma nova geração de amantes do terror para os cinemas, a franquia e sua principal final girl não poderiam ficar de fora deste ranking.

#1 Laurie Strode | Halloween - A Noite do Terror (1978)

E, claro, o topo pertence a ninguém mais, ninguém menos que Laurie Strode (Jamie Lee Curtis), a primeira a preencher todos os requisitos de final girl e uma das que exerce a função há mais tempo no cinema.

São quase 45 anos de atividade como a principal combatente de Michael Myers, contudo, sua jornada chegará ao fim em Halloween Ends. O filme marca a luta final entre Laurie e o assassino mascarado, e apenas um deles sairá vivo para contar a história. Para quem vão as suas apostas?

Onde assistir: Looke, Paramount+ e Globoplay

A sinopse do longa explica que os eventos do novo filme ocorrem quatro anos após os acontecimentos vistos em Halloween Kills: O Terror Continua (2021). Desta vez, Laurie vive com a sua neta Allyson (Andi Matichak) enquanto termina de escrever suas memórias, e Michael Myers não tem sido visto desde então. Depois de permitir que o fantasma de Michael determinasse e impulsionasse a sua realidade durante décadas, Laurie decidiu libertar-se do medo e da fúria e abraçar a vida. Porém, quando o jovem Corey Cunningham (Rohan Campbell) é acusado de matar um rapaz, uma nova onda de violência e terror força Laurie a finalmente enfrentar o mal que ela não consegue controlar, de uma vez por todas.

O elenco de Halloween Ends ainda é formado por Will Patton, Kyle Richards e James Jude Courtney, e o longa segue sob a direção de David Gordon Green. O cineasta também assina o roteiro, coescrito por Paul Brad Logan, Chris Bernier e Danny McBride, baseado nos personagens criados por John Carpenter e Debra Hill.

Halloween Ends chega aos cinemas na próxima quinta-feira, 13 de outubro - garanta o seu ingresso para o capítulo final da trilogia por meio do nosso site ou app.

Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no v! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse t.me/ingressocom e participe!

Ver todas as notícias