Logo da Ingresso.com
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
  • Início
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
Quem foi Joana da Paz, mulher que inspirou o filme 'Vitória', estrelado por Fernanda Montenegro? - Ingresso.com
  • Notícias
  • >
  • Quem foi Joana da Paz, mulher que inspirou o filme 'Vitória', estrelado por Fernanda Montenegro?

Quem foi Joana da Paz, mulher que inspirou o filme 'Vitória', estrelado por Fernanda Montenegro?

Longa já está em cartaz nos cinemas

Guilherme Thomaz
14/03/2025 | 13:31Atualizado em: 14/03/2025 | 13:40
Ver sessões
Quem foi Joana da Paz, mulher que inspirou o filme 'Vitória', estrelado por Fernanda Montenegro?

Nesta quinta-feira (13), “Vitória”, aguardada produção brasileira estrelada pela indicada ao Oscar, Fernanda Montenegro (‘Central do Brasil’), finalmente realiza sua estreia nas telonas.

Inspirado em uma história real, o longa traz a atriz na pele de Joana da Paz, que contribuiu significativamente no combate ao crime na capital carioca e foi centro de um dos casos mais emblemáticos do jornalismo brasileiro.

QUEM FOI JOANA DA PAZ?

Joana Zeferino da Paz ganhou notoriedade em 2005, quando, no auge de seus 80 anos, registrou diretamente da janela de seu apartamento atividades criminosas na Ladeira dos Tabajaras, comunidade do bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Inconformada com o aumento da violência na região, ela começou a filmar traficantes, policiais corruptos e confrontos armados com uma câmera caseira. Tendo provas suficientes em mãos, suas denúncias foram inicialmente ignoradas quando foi à delegacia, mas sua insistência não passou despercebida pelo policial Aurílio Nascimento, que a conectou ao repórter Fábio Gusmão – peça-chave para tornar o caso público.

Após longos meses de espera, a investigação de Joana foi enfim validada, resultando na prisão de aproximadamente 30 pessoas, incluindo policiais militares. Como as gravações expunham facilmente a localização de sua residência, foi necessário incluí-la no Programa de Proteção à Testemunha.

Ela adotou o nome de “Vitória”, que intitula o filme, seguindo a sugestão do jornalista. A partir de então, viveu sob identidade protegida, mudando-se para diversas cidades por questões de segurança.

Em dezembro de 2005, sem ter seu verdadeiro nome revelado, Joana foi uma das vencedoras da 14ª edição do Prêmio PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais) de Cidadania, uma das mais tradicionais premiações de responsabilidade no país. Meses depois, foi eleita a Personalidade do Ano do Rio de Janeiro, pelo jornal O Globo.

A identidade real da ativista só veio a ser revelada em 2023, após o seu falecimento, ocasião em que o filme já estava em produção. Sua história ganhou destaque na mídia nacional e estrangeira, consolidando-a em todo o mundo como um símbolo de resistência, coragem e cidadania.

Em agosto de 2024, já sob seu nome verdadeiro, Joana teve o merecido reconhecimento de sua contribuição à sociedade oficializado, recebendo postumamente o Prêmio Construtor da Paz da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Faça parte do canal do Whatsapp da Ingresso.com e fique por dentro de promoções e das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop!

Original Globoplay, “Vitória” foi produzido pela Conspiração, com roteiro escrito por Paula Fiúza a partir do livro “Dona Vitória da Paz”, de Fabio Gusmão, autor da série de reportagens que narram o caso.

Com direção de Andrucha Waddington (‘O Juízo’), o longa teve suas filmagens iniciadas em 2022. Ainda em vida, Joana sempre expressou o desejo de ser interpretada por Montenegro por considerá-la uma “atriz extraordinária”, o que acabou se concretizando.

Ao lado de Montenegro, outros talentos conhecidos compõem o elenco, como Alan Rocha, Linn da Quebrada, Laila Garin e Thawan Lucas.

“Vitória” já está em cartaz nos cinemas do Brasil – garanta seus ingressos por meio de nosso site ou app.

Ver todas as notíciasVer sessões