- Notícias
- >
- Quem é Shang-Chi? Origem e poderes do herói chinês da Marvel
Quem é Shang-Chi? Origem e poderes do herói chinês da Marvel
Filme solo do Mestre do Kung Fu estreia no dia 3 de setembro

Em suas produções mais recentes, seja para os cinemas ou para o streaming do Disney Plus, a Marvel tem levado em consideração um fator muito importante para a escolha de seus personagens e narrativas: a representatividade.
Na série Falcão e o Soldado Invernal, conhecemos Isaiah Bradley, o primeiro Capitão América negro dos quadrinhos, nunca antes explorado pelo estúdio. Personagens femininas também passam a ter mais destaque na Fase 4 - Viúva Negra ganha seu filme solo, previsto para estrear no dia 9 de julho; Wanda Maximoff, Monica Rambeau e Agatha Harkness roubam a cena em WandaVision, entre outras.
A próxima estreia do MCU prevista para este ano, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, segue a tendência de trazer para as telonas personagens mais diversos - neste caso, um super-herói chinês. Interpretado pelo ator sino-canadense Simu Liu, o longa trará o primeiro protagonismo de um herói asiático para o MCU.
A necessidade de entregar mais diversidade também se reflete na equipe do longa: o roteirista David Callaham e o diretor Destin Daniel Cretton, descendentes de chineses e japoneses, respectivamente, estão à frente da produção. Inclusive, Destin contou ao Observer um pouco mais sobre a importância do filme para o Universo Cinematográfico da Marvel, e como o longa pretende abrir mão de antigos estereótipos:
“É muito gratificante poder preencher um filme como esse com um monte de rostos asiáticos, e ser capaz de ver lados desses personagens além do que vimos antes. Enquanto eu crescia, não tive um super-herói que se parecesse comigo. É emocionante dar a uma nova geração algo que eu não tive. Eu não poderia estar mais animado”
Embora muitos estejam comentando sobre o personagem, principalmente depois do lançamento do primeiro trailer do filme, a origem de Shang-Chi e sua história nos quadrinhos continuam desconhecidas por muitos. Neste artigo, vamos contar um pouco mais sobre ele e suas principais características - Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis promete ser uma agradável surpresa para os fãs da Marvel e também para os amantes dos filmes de artes marciais:
ORIGEM
Idealizado na década de 1970 por Jim Starlin e Steve Englehart, Shang-Chi apareceu pela primeira vez na Special Marvel Edition #15, edição lançada em dezembro de 1973. Muito influenciado pelo sucesso dos filmes de artes marciais desse período, Shang-Chi foi criado nos quadrinhos como filho de Fu Manchu, personagem da literatura do qual a Marvel adquiriu os direitos na época.
Fu Manchu, um gênio do crime impiedoso, criou Shang-Chi para ser uma máquina de extermínio. Porém, o rapaz sempre possuiu um apurado senso de justiça, e logo que se deu conta das intenções nefastas de seu pai, decidiu se voltar contra ele. Ameaçado, Fu Manchu contratou diversos criminosos para assassinarem seu filho.
Muitos anos depois, a Marvel perdeu os direitos sobre Fu Manchu, e Shang-Chi ganhou uma adaptação em sua história. Agora, descobrimos que a figura paterna do herói se chama Zheng Zu, um poderoso feiticeiro imortal. Em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, o personagem Wenwu (Tony Leung) promete mesclar características de Zheng Zu - antes chamado de Fu Manchu - e do supervilão Mandarim.
PODERES E HABILIDADES
Nos quadrinhos, Shang-Chi também é chamado de Mestre do Kung Fu. Porém, o domínio dessa arte marcial não é a única habilidade que o herói possui. Aqui, contamos mais sobre os poderes do personagem que já foram explorados nas HQs, e que provavelmente serão desenvolvidos em sua versão live-action:
Acrobacias e bons reflexos
Como a maioria dos heróis que possuem aptidão em lutas corporais, Shang-Chi é um excelente acrobata. Como já presenciamos nas cenas divulgadas no trailer, ele foi treinado desde cedo para desenvolver essas e outras habilidades. Na prévia, o vimos enfrentar inimigos em maior número, salvar pessoas em um ônibus desgovernado e se esquivar de lâminas afiadas - em cenas muito bem coreografadas, por sinal.
Manejo de armas
Seus bons reflexos o ajudam com essa característica - o herói é excelente quando se trata de manejar espadas e nunchakus. Ele possui uma capacidade de adaptação muito acima da média, então é possível que todo objeto que ele empunhe, transforme-se em uma arma letal.
Espírito pacifista
Além de ter um senso de justiça muito evidente, Shang-Chi é sempre a favor da paz, mesmo que esteja em combate. Este foi um dos motivos que fizeram com que ele se decepcionasse com as intenções de seu pai e se revoltasse contra ele. Muitos heróis aderem a técnicas que ajudam a manter o equilíbrio emocional durante os seus confrontos, mas nenhuma delas se compara ao dom natural do Mestre do Kung Fu.
Controle do corpo e dos pontos de pressão
Nosso herói possui total domínio do próprio corpo, e isso não se resume aos movimentos voluntários. Muito mais do que reflexos rápidos, nos quadrinhos, ele já foi capaz de controlar os seus batimentos cardíacos, fluxo sanguíneo - para que um veneno não se espalhasse - e até mesmo de estancar seus sangramentos. Além disso, ele supera todos os outros heróis quando se trata de identificar os pontos vulneráveis de seus oponentes; com movimentos rápidos e precisos, ele pode levar qualquer um ao chão.
Controle do Chi
De acordo com crenças chinesas, o Chi é uma forma de energia única, que se manifesta como uma força vital. Shang-Chi possui um exímio controle sobre ela, fato que permite que ele seja um lutador praticamente imbatível.
Mestre do Kung Fu
Shang-Chi não é chamado de Mestre por acaso. O domínio das artes marciais, em especial o Kung Fu, é sua habilidade mais marcante. Embora ele não possua nenhuma característica que o defina como um super-humano ou algo parecido, seu treinamento fez com que ele chegasse a níveis que podem ser comparados aos dos mais fortes heróis da Marvel.
Através de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, a Marvel irá, finalmente, apresentar o personagem título ao grande público. Além do protagonismo de Simu Liu (Shang-Chi) e Tony Leung (Wenwu/Mandarim), o elenco do filme também é formado por Awkwafina, Meng’er Zhang, Michelle Yeoh, Ronny Chieng, Fala Chen e Florian Munteanu.
Confira abaixo o primeiro trailer da produção - Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis tem previsão de estreia para 3 de setembro de 2021.