Logo da Ingresso.com
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
  • Início
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
Quem é Austin Butler, o ator que interpreta Elvis Presley no filme sobre a vida do cantor? - Ingresso.com
  • Notícias
  • >
  • Quem é Austin Butler, o ator que interpreta Elvis Presley no filme sobre a vida do cantor?
Quem é Austin Butler, o ator que interpreta Elvis Presley no filme sobre a vida do cantor?

Quem é Austin Butler, o ator que interpreta Elvis Presley no filme sobre a vida do cantor?

Desempenho do astro na cinebiografia já o coloca na lista de cotados para o Oscar

Mariana Assumpção
Invalid Date

Baz Luhrmann, diretor de ELVIS (que chegou aos cinemas do Brasil na última quinta-feira), é conhecido por realizar filmes dramáticos e extravagantes.

Para que a assinatura do cineasta esteja presente, além de uma minuciosa reconstrução de época com toques de vanguarda, boas atuações se fazem necessárias. Para exprimir a intensidade das obras de Luhrmann, o elenco precisa, de fato, se empenhar.

Não sabemos se, ao selecionar os atores de ELVIS, Luhrmann foi capaz de prever o que aconteceria: Austin Butler, intérprete do protagonista, mergulhou num dos processos mais intensos - e controversos - dos últimos tempos, transformando sua vida e rotina por anos, a fim de se encaixar no personagem.

Uma prévia do desempenho do ator pode ser vista no trailer acima. Desde a sua estreia, críticas e críticos especializados vêm enaltecendo o trabalho de Butler, e muitos já o colocam na lista de favoritos ao Oscar 2023.

Talvez seja cedo para prever, contudo, o jovem ator conseguiu surpreender com uma sublime personificação de Elvis Presley nas telonas. Mas, afinal, quem é Austin Butler?

O INÍCIO DA CARREIRA COMO ASTRO TEEN

Austin Robert Butler nasceu em 17 de agosto de 1991, na Califórnia, e começou a atuar na televisão ainda na adolescência. Figurações em sitcoms abriram o caminho para papéis maiores e, no ano de 2007, ele pôde ser visto nas séries Hannah Montana e iCarly.

Butler também viveu o jovem Zippy Brewster em diversos episódios do seriado teen Manual de Sobrevivência do Ned, embora sua participação não tenha sido creditada.

VIDA AMOROSA

Em 2011, após anos de amizade, Austin e Vanessa Hudgens, mais conhecida pelo papel de Gabriella na série de filmes High School Musical, engataram um romance.

Depois de quase uma década de namoro, o casou rompeu no início de 2020. Porém, meses antes do término, Vanessa comentou sobre a alegria de ver o então companheiro envolvido no projeto de ELVIS.

Em 2019, a atriz concedeu uma entrevista ao Live with Kelly and Ryan, na qual revelou que, por acaso, percebeu que o namorado havia "nascido para interpretar o cantor". Ela conta que, durante uma viagem de carro, Butler cantou uma música de Elvis, enquanto a canção tocava no rádio. Impressionada com a performance, ela disse: "Querido, você precisa interpretar o Elvis. Eu não sei como, mas você precisa".

Embora o relacionamento entre Austin e Vanessa tenha chegado ao fim, fontes ligadas ao ex-casal afirmam que o respeito e a amizade se mantêm. O rompimento aconteceu enquanto Vanessa filmava o longa A Princesa e a Plebeia: Nova Aventura (2020) nos Estados Unidos, e Austin estava morando na Austrália, preparando-se para o papel de Elvis. Ao que tudo indica, a distância foi crucial para que a relação chegasse ao ponto final.

Meses depois, rumores apontaram que Austin teria vivido um affair com Olivia DeJonge, seu par romântico em ELVIS, e com Lily-Rose Depp, filha de Johnny Depp e Vanessa Paradis.

Já em 2021, Butler parece ter reencontrado o amor: o astro passou a ser visto na companhia da jovem Kaia Gerber, filha da atriz, modelo e cantora Cindy Crawford. Desde então, o casal já fez algumas aparições públicas, e foi visto aos beijos durante o Festival de Cannes deste ano.

O ENCONTRO COM GRANDES DIRETORES

Canais de televisão por assinatura, como Nickelodeon e Disney Channel, foram os primeiros a abrir as portas para Austin Butler. Alguns anos mais tarde, o ator começou a dar seus primeiros passos em Hollywood.

Pequenos Invasores (2009), A Casa do Medo (2015) e Os Mortos Não Morrem (2019) o fizeram iniciar os trabalhos no cinema, mas foi Quentin Tarantino quem lhe deu uma oportunidade de ouro.

Enquanto atuava na Broadway, durante uma temporada da peça The Iceman Cometh, Butler recebeu o convite para um teste de atuação. Após permanecer durante um dia inteiro no escritório de Tarantino, o diretor em pessoa apertou sua mão e disse que ele havia conseguido o papel

No último longa do cineasta, Era Uma Vez Em… Hollywood (2019), Butler interpretou Tex Watson, um dos membros centrais da seita liderada por Charles Manson.

The Iceman Cometh e a relação que estabeleceu com Denzel Washington, com quem atuou no drama teatral, também ajudaram Austin Butler na escalação de ELVIS.

Em entrevista à GQ, Baz Luhrmann contou como Denzel o abordou, expondo as qualidades de seu colega de profissão:

“Recebi uma ligação inesperada de Denzel Washington, quem eu não conhecia. Denzel Washington acabou de dizer, da maneira mais emocional e direta possível: ‘Olha, acabei de subir no palco com esse jovem ator [Austin Butler]. Estou lhe dizendo, sua ética de trabalho é diferente de tudo que eu já vi. Eu nunca vi ninguém que dedique cada segundo de sua vida para aperfeiçoar um papel como ele'", relembrou o cineasta.

Luhrmann já havia assistido ao vídeo do teste de Butler, mas o contato de Denzel Washington o ajudou a tomar sua decisão.

UM ATOR DE MÉTODO

Em ELVIS, a entrega de Austin Butler é notável. Porém, o resultado é fruto de um processo árduo e, por vezes, doloroso.

O ator mergulhou fundo em seu método de atuação. Foram quase três anos isolado da família, parentes e amigos, vivendo em seu apartamento, o qual foi transformado em uma espécie de "templo" dedicado a Elvis Presley.

A voz marcante do astro do rock precisava estar presente na atuação, e Austin treinou por anos para que o novo timbre e o sotaque do sul dos EUA ficassem convincentes.

Comparações entre entrevistas do ator, concedidas antes e depois do projeto, revelam que a voz de Austin se transformou por completo ao longo desses anos de entrega total ao personagem.

Meses após o término das filmagens, Austin admitiu a dificuldade de separar as mudanças impostas pelo papel de sua vida pessoal. Quando as gravações foram concluídas, o ator passou a sentir fortes dores e precisou ser internado - sua saúde física e mental foi afetada:

"No dia seguinte, acordei às quatro da manhã com uma dor insuportável, e fui levado às pressas para o hospital", comentou ele, em entrevista à GQ.

O QUE VEM POR AÍ?

Além de dar vida a Elvis Presley, Butler também se prepara para atuar na sequência de Duna (2021), dirigida por Denis Villeneuve.

A princípio, o ator interpretará Feyd-Rautha Harkonnen na continuação. Nos livros, o personagem é bastante relevante e cruel: ele é o sobrinho e herdeiro do Barão Vladimir Harkonnen, vivido na adaptação de Villeneuve por Stellan Skarsgård.

O primeiro filme inspirado no romance Duna, lançado em 1984, trouxe o músico e cantor Sting neste mesmo papel.

A cinebiografia de um dos maiores astros da música mundial segue em cartaz nas telonas. Assista ao trabalho de Butler e de outros grandes nomes do elenco, como Tom Hanks, Olivia DeJonge, Helen Thomson e Richard Roxburgh nos cinemas - garanta o seu ingresso para ELVIS através do nosso site ou app.

Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Telegram! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse t.me/ingressocom e participe!

Ver todas as notícias