- Notícias
- >
- Produtor de 'Aranhaverso 3' confirma que animação será desenvolvida 'sem IA generativa'

Produtor de 'Aranhaverso 3' confirma que animação será desenvolvida 'sem IA generativa'
Novo filme irá preservar o uso de estilos inéditos de computação gráfica, criados por artistas visuais
Nos últimos anos, os avanços a passos largos da Inteligência Artifical (IA) vêm impactando o cinema mundial. Desde os atores e roteiristas de Hollywood, que decretaram uma extensa greve em 2023, reivindicando melhores remunerações e a garantia de que seus direitos, diante dos artifícios tecnológicos da atualidade, fossem preservados, até os animadores e designers do audiovisual: todos temem que, num futuro próximo, as máquinas possam substituí-los.
Contudo, depois do sucesso de "Barbie" (2023) e "Oppenheimer" (2023), filmes nos quais os efeitos práticos e os cenários reais foram amplamente utilizados, a indústria parece repensar essa possível economia em mão de obra. Agora, foi a vez de Chris Miller, produtor das animações do "Aranhaverso", afirmar que o terceiro filme da saga será totalmente desenvolvido por desenhistas de carne e osso:
"Não há IA generativa em 'Além do Aranhaverso' e nunca haverá", disse o produtor, em sua conta no Twitter/X. "Um dos principais objetivos dos filmes é criar novos estilos visuais que nunca foram vistos em um filme de estúdio em CG [computação gráfica], e não roubar a média genérica plagiada do trabalho de outros artistas", completou o produtor, demonstrando insatisfação com o uso das inteligências artificiais capazes de gerar projetos artísticos inspirados nos traços e estilos de outros profissionais.
A resposta de Miller vem dias depois de Tony Vinciquerra, CEO da Sony Pictures Entertainment, afirmar que o estúdio está "muito focado em IA", e que usará a tecnologia de criação de conteúdo para cortar custos e agilizar as produções.
"O maior problema de fazer filmes hoje são as despesas", disse Vinciquerra aos investidores, em uma conferência no Japão [via The Hollywood Reporter]. "Estaremos procurando maneiras produzir filmes para cinema e televisão de maneiras mais eficientes, usando principalmente IA".
Os dois longas animados do Aranhaverso, protagonizados pelo jovem Miles Morales, arrecadaram mais de US$ 1 bilhão em bilheteria global. "Homem-Aranha no Aranhaverso" (2018), primeiro filme da saga, ganhou um Oscar de Melhor Animação, e foi amplamente elogiado por público e crítica.
Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Whatsapp! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse o link e participe!