Branca de Neve | Peter Dinklage diz que remake é "retrógrado", e Disney responde; saiba mais
Ator criticou o projeto por manter uma história passível de reforçar estereótipos sobre pessoas com nanismo
Com parte do elenco e equipe já revelados, o remake de Branca de Neve e os Sete Anões, primeira animação em longa-metragem lançada pela Disney, será uma adaptação da história clássica, agora em live-action.
Por enquanto, nomes como Gal Gadot, que viverá a Rainha Má, Rachel Zegler no papel da personagem-título e Marc Webb (O Espetacular Homem-Aranha), que atuará na direção, foram confirmados no projeto, mas pouco se sabe sobre o roteiro ou demais detalhes do filme.
Já ciente do desenvolvimento do novo Branca de Neve e os Sete Anões, Peter Dinklage, mundialmente reconhecido por interpretar Tyrion Lannister na série Game of Thrones, levantou algumas questões sobre o longa, principalmente em relação à sua história original:
“Fiquei um pouco surpreso quando eles ficaram muito orgulhosos de escalar uma atriz latina como a Branca de Neve. No entanto, você ainda está contando a história de Branca de Neve e os Sete Anões. Dê um passo para trás e veja o que você está fazendo. Não faz sentido para mim", disse ele, em entrevista ao podcast WTF [via CNN]. "Você é progressista, de certa forma, e ainda está fazendo aquela história retrógrada sobre sete anões vivendo juntos em uma caverna? O que diabos você está fazendo, cara? Eu não fiz nada para promover a causa [de pessoas com nanismo] nos meus palanques? Acho que não estou falando alto o suficiente", completou.
Dinklage ressaltou que, caso haja uma atualização para os padrões atuais, nos quais existe o entendimento de que o reforço de estereótipos negativos sobre pessoas com nanismo não é mais tolerado, há esperança:
"Se você contar a história de Branca de Neve com uma virada progressista incrível? Aí vamos fazer isso. Aposto tudo", comentou.
Após a repercussão das falas do ator, a Disney se pronunciou sobre o assunto. Em comunicado divulgado pelo THR, a empresa disse:
"Para evitar o reforço de estereótipos presentes no filme de animação original, estamos adotando uma abordagem diferente com esses sete personagens, e consultando membros da comunidade de pessoas com nanismo. Estamos ansiosos para compartilhar mais à medida que o filme entra em produção, após um longo período de desenvolvimento", esclareceu um porta-voz, nesta terça-feira (25).
Vale relembrar que a nova adaptação cinematográfica de Branca de Neve e os Sete Anões, assim como diversos outros filmes recentes, faz parte de uma estratégia do estúdio, que passou a revisitar seus clássicos de animação, agora em versões live-action.
Mulan (2020) e Aladdin (2019), por exemplo, tiveram suas histórias reformuladas nesta nova fase, evitando o desrespeito a culturas, representações machistas e outros tipos de arquétipos negativos sobre minorias sociais.
O live-action de Branca de Neve e os Sete Anões está em desenvolvimento há mais de três anos e, segundo a Disney, a empresa vem repensando e reformulando situações e personagens da história desde então. Mais detalhes sobre a produção, como data de estreia e outros nomes para o elenco, ainda não foram divulgados.
Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Telegram! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse t.me/ingressocom e participe!