Logo da Ingresso.com
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
  • Início
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
Personagens no limite | 5 filmes com histórias reais de sobrevivência e superação - Ingresso.com
  • Notícias
  • >
  • Personagens no limite | 5 filmes com histórias reais de sobrevivência e superação

Personagens no limite | 5 filmes com histórias reais de sobrevivência e superação

Reféns da natureza, esses protagonistas deram aula no quesito “perrengue”

Mariana Assumpção
Invalid Date
Personagens no limite | 5 filmes com histórias reais de sobrevivência e superação

Praias isoladas, matas densas, frio e solidão: como é possível se manter vivo nestas condições?

A sobrevivência em situações adversas é tema de reality shows, como Largados e Pelados, No Limite e sua versão original, o Survivor. Histórias assim também inspiraram clássicos da literatura, como a autobiografia ficcional Robinson Crusoé, e Relato de um Náufrago, do escritor Gabriel García Márquez.

Filmes e séries já abordaram a temática, e alguns deles foram inspirados em acontecimentos reais. Mesmo que tenham sido roteirizadas, muitas situações narradas nessas produções de fato aconteceram - você seria capaz de enfrentar esses desafios?

Confira 5 filmes baseados em histórias verdadeiras de pessoas que sobreviveram em circunstâncias extremas:

NÁUFRAGO (2000)

Um clássico dos filmes que mostram como é possível manter-se vivo em uma ilha deserta. Além de dar uma aula sobre o assunto, Chuck Noland (Tom Hanks) consegue suportar 4 anos nessas condições, que além de representarem um ambiente fisicamente hostil, também o privam de qualquer contato humano.

A “amizade” que Chuck cria com Wilson, uma bola de vôlei, foi baseada em uma experiência do roteirista do filme, William Broyles Jr. O escritor passou alguns dias isolado em uma ilha no Mar de Cortez, para fins de pesquisa. Nesse período, ele aprendeu a pescar para se alimentar e também passou a conversar com um objeto inanimado, como o protagonista do filme: “Foi quando percebi que não era apenas um desafio físico. Seria emocional e espiritual também”, contou Broyles ao The Austin Chronicle.

VIVOS (1993)

Em 13 de outubro de 1972, uma sexta-feira, um time uruguaio de rugby viajava de avião para o Chile. Enquanto a aeronave sobrevoava os andes, um acidente surpreendeu a todos, e apenas 20 pessoas conseguiram sobreviver à queda. Isolados na neve, sem nenhuma possibilidade de resgate imediata, eles passaram a lutar pela vida, mesmo em condições extremas.

O filme Vivos, dirigido por Frank Marshall, é baseado no livro Os Sobreviventes: A Tragédia dos Andes, do escritor Piers Paul Read. Os atores Ethan Hawke, Vincent Spano e Josh Hamilton dão vida aos personagens principais, que precisam encontrar um jeito de enfrentar as noites com temperaturas negativas e tomar decisões que envolvem canibalismo - tudo baseado no drama real enfrentado pela equipe de atletas. De arrepiar, não?

O REGRESSO (2015)

Sobreviver na natureza já não é tarefa fácil, sabemos. Agora, imagine ser ferido gravemente e, logo depois, ser esquecido ali, abatido, só aguardando pelo pior? Este foi o destino de Hugh Glass, personagem vivido por Leonardo DiCaprio e que, além de ter rendido o primeiro Oscar da carreira do ator, de fato existiu.

Glass foi um expedicionário que viveu nos EUA durante o século XIX, acostumado a desbravar terras inexploradas do país. Em uma de suas viagens, ele foi atacado por um urso feroz. À beira da morte, Glass foi abandonado por seus companheiros, largado à própria sorte. O filme mostra sua luta pela sobrevivência, buscando vingar-se daqueles que se omitiram quando ele mais precisou.

127 HORAS (2010)

Em abril de 2003, o alpinista Aron Ralston enfrentou um dos momentos mais difíceis de toda a sua vida: enquanto escalava um cânion, o rapaz ficou preso à fenda. Mesmo que gritasse por socorro, ninguém podia ouvi-lo. Além disso, Aron não havia dito a nenhum amigo ou familiar que se aventuraria pela região, o que tornava o seu resgate ainda mais improvável - ninguém iria procurá-lo naquele local.

Em 2010, a experiência que ele contou no livro Between a Rock and a Hard Place foi apresentada no longa 127 Horas, estrelado por James Franco. O drama remonta os dias nos quais Aron passou preso à rocha, precisando tomar decisões difíceis para sobreviver, como beber a própria urina e amputar o braço, a sangue frio. O caminhante chegou a gravar vídeos durante esses momentos, e o material também ajudou os roteiristas a realizarem a adaptação para os cinemas.

A AVENTURA DE KON-TIKI (2012)

O geógrafo Thor Heyerdahl tinha uma teoria: o estudioso acreditava que a Polinésia teria sido povoada por nativos da América do Sul, e não pelos povos do Oeste, como era dito à época. Decidido a provar sua tese, ele se aventurou em uma viagem ousada e praticamente suicida.

Acompanhado de uma tripulação inexperiente, Thor construiu uma jangada bastante simples, e partiu do Peru em direção às ilhas do Pacífico, tentando provar que indígenas sul-americanos poderiam ter feito o mesmo trajeto no passado. Os perigos que enfrentaram, como ataques de tubarões e mares agitados, foram descritos no filme A Aventura de Kon-Tiki, que recria a famosa expedição de 1947.

Ver todas as notícias