- Notícias
- >
- Pantera Negra | Diretor revela detalhes de última conversa com Chadwick Boseman: "Estava cansado"
Pantera Negra | Diretor revela detalhes de última conversa com Chadwick Boseman: "Estava cansado"
Ryan Coogler se emocionou ao relembrar o momento

Em agosto de 2020, o mundo se despediu de Chadwick Boseman, vítima de um câncer de cólon aos 43 anos. Reconhecido por viver T'Challa, o super-herói Pantera Negra no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), o falecimento precoce e inesperado do astro entristeceu familiares, amigos e fãs à época.
Ryan Coogler, diretor responsável pelos dois filmes do personagem, relembrou a última conversa que teve com o ator, em entrevista ao Wakanda Forever: The Official Black Panther Podcast. No primeiro episódio do programa, o cineasta disse que entrou em contato com Chadwick logo após a conclusão do roteiro de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, sequência do longa de 2018. O script original trazia T'Challa enfrentando os problemas causados pelos cinco anos de ausência, após os eventos de Vingadores: Guerra Infinita (2018) e Ultimato (2019):
"Eu tinha acabado de terminar [o roteiro]. Minha última conversa com ele foi durante uma ligação, na qual perguntei se ele queria ler antes que eu recebesse os apontamentos do estúdio. Essa foi a última vez que conversamos. Algumas semanas depois da conclusão do roteiro, ele faleceu", contou Coogler.
Pantera Negra 2 seria o quinto filme de Chadwick na pele do super-herói, mas ele não teve tempo de atuar na sequência. Ao relembrar a resposta de Boseman, Ryan se emocionou e precisou de um tempo para se recompor:
"Ele estava cansado, irmão", disse o diretor, em meio às lágrimas. Ele e Denzel Washington - amigo de Chadwick e produtor de seu último filme, A Voz Suprema do Blues (2020) - estavam tentando contato com Boseman há dias, quando Coogler finalmente conseguiu falar com o astro. Ele não sabia que Chadwick estava enfrentando um câncer.
"[Boseman] me ligou, e creio que ele estava deitado enquanto conversávamos. Simone [noiva de Chadwick] estava com ele, e ele a expulsou porque disse não queria que ela ouvisse algo que pudesse colocá-la em problemas sobre acordos de confidencialidade. Mas ela não queria deixá-lo sozinho. Então, eu percebi que algo estava acontecendo".
Coogler disse que Chadwick e Simone estavam de bom humor e sorrindo, enquanto o diretor tentava convencer o amigo a ler o roteiro:
"Ele disse que não queria ler porque não queria atrapalhar os apontamentos que o estúdio poderia fazer. Então ele disse que leria mais tarde. Porém, depois eu descobri que ele estava cansado demais para ler qualquer coisa", lamentou Ryan.
Alguns dias depois, o cineasta recebeu a notícia sobre o falecimento de Chadwick, dada por seu agente e empresário. Inicialmente, Coogler recusou-se a acreditar, mas após ligar para Denzel Washington e tentar contato com Boseman, ele se deu conta de que não se tratava de um boato:
"Você acaba enfrentando essa negação, sabe? E com a tecnologia, acho que fica mais fácil negar as coisas, entende? Você acha que pode ser uma farsa, 'deixe-me mandar uma mensagem ou ligar para ele'. Então, eu mandei uma mensagem, e pedi para que Denzel verificasse se não se tratava de um boato. Mas ele retornou a minha ligação e disse que não, não era um boato. Meus agentes entraram em contato comigo e disseram que a notícia tinha acabado de ser postada, e foi assim que eu descobri", concluiu o diretor.
O luto é um sentimento que tocou todo o elenco e equipe do longa, e Letitia Wright, que vive a personagem Shuri, chegou a comentar sobre a ausência de Chadwick no set, e como aprendeu a lidar com a perda.
Em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, a rainha Ramonda (Angela Bassett), Shuri, M'Baku (Winston Duke), Okoye (Danai Gurira) e as Dora Milaje lutam para proteger sua nação após a morte do rei T'Challa. Enquanto os wakandanos se esforçam para abraçar o futuro, os heróis devem se unir com a ajuda de Nakia (Lupita Nyong'o) e Everett Ross (Martin Freeman) para traçar um novo caminho para o reino.
Além do elenco já conhecido, novos rostos como Dominique Thorne (Riri Williams / Coração de Ferro) e Michaela Coel (Aneka) também estrelam a produção. O longa segue sob a direção de Ryan Coogler, e estreia no Brasil em 10 de novembro - garanta o seu ingresso na pré-venda por meio do nosso site ou app.
Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Telegram! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse t.me/ingressocom e participe!