- Notícias
- >
- Oxigênio | Gostou do filme? Confira outras produções semelhantes, e saiba onde assistir

Oxigênio | Gostou do filme? Confira outras produções semelhantes, e saiba onde assistir
Ficção científica claustrofóbica propõe reflexão sobre os tempos atuais
Independentemente de suas preferências por gêneros de cinema, Oxigênio com certeza vai mexer com você. E isso não acontece apenas por se tratar de um filme que te prende até os minutos finais, mas também pelo fato de sua trama abordar questões que nos tocam profundamente na atualidade: o isolamento, o medo e a solidão.
O novo suspense da Netflix, que se mantém por vários dias entre os títulos mais assistidos da plataforma, conta a angustiante história de Elizabeth Hansen, uma mulher que acorda sem lembranças dentro de uma câmara criogênica. A protagonista, interpretada pela atriz Mélanie Laurent (Bastardos Inglórios) conta com a “companhia” de MILO (Mathieu Amalric), uma inteligência artificial, enquanto passa a ter flashes de memória. Para sobreviver, ela precisa lutar para escapar daquela prisão sufocante, enquanto o oxigênio disponível está se esgotando.

O suspense francês é dirigido por Alexandre Aja, conhecido por filmes de terror de sucesso, como Predadores Assassinos (2019) e Amaldiçoado (2013). O roteiro fica a cargo de Christie LeBlanc, que marca sua estreia na função de forma extremamente positiva.
Porém, mesmo que esteja sendo muito elogiado pela audiência, o filme não traz nenhum recurso inovador, amarrando elementos já conhecidos de outros longas do gênero. No entanto, isso não tira o mérito da produção, que soube usar todas as referências de forma magnética e brilhante.
Se você gostou de Oxigênio, que tal assistir a outras histórias com propostas semelhantes? Confira a nossa lista com 5 filmes que também vão te deixar sem fôlego:
CONTRA O TEMPO (2011)

Estrelado por Jake Gyllenhaal, Contra o Tempo conta a história de Colter, um soldado que faz parte de um projeto especial do governo, que investiga um atentado terrorista. Assim como a protagonista de Oxigênio, Colder também é surpreendido quando passa a habitar no corpo de uma das vítimas do ocorrido, revivendo o dia do atentado para descobrir o que de fato aconteceu. Se quiser descobrir o desenrolar da trama, que reúne elementos de Feitiço do Tempo (1993) e A Origem (2010), o filme está disponível no Amazon Prime Video.
A ILHA (2005)

A reflexão sobre um futuro distópico é bastante presente em muitos suspenses de ficção científica. No caso de A Ilha, a luta pela sobrevivência em condições hostis é um dos pontos mais sensíveis da história: o que a humanidade é capaz de fazer para ter um aumento na expectativa? No filme, clones humanos são produzidos como mercadoria, para que sirvam como barrigas de aluguel ou até mesmo doares de órgãos a quem os “encomendou”. Esses clones vivem acreditando na mentira de seus criadores, que dizem que eles são sobreviventes de um vírus mortal. Porém, o que pode acontecer caso esses humanos decidam se rebelar e descobrir a verdade? Você pode descobrir assistindo ao filme no streaming do NOW.
ENTERRADO VIVO (2010)

Se a sensação de claustrofobia e sufocamento de Oxigênio te causou arrepios, você vai curtir a experiência de assistir a Enterrado Vivo. Com um título bem sugestivo, acompanhamos o drama de Paul Conroy (Ryan Reynolds), um motorista de caminhão que acorda enterrado, dentro de um caixão, sem saber como e o porquê parou ali. Ele dispõe apenas de um celular e um isqueiro e, ao longo do filme, conseguimos descobrir que ele está envolvido em uma trama de sequestro. Para piorar, o protagonista sofre de ansiedade - impossível não sentir agonia!
O QUARTO DO PÂNICO (2002)

Jodie Foster e Kristen Stewart - ainda bem jovem, muito antes do sucesso da Saga Crepúsculo - vivem mãe e filha, que se mudam para um casarão logo depois do divórcio de Meg (Foster). A residência, que pertenceu a um milionário no passado, dispõe de um quarto secreto, construído para abrigar os moradores em caso de emergência. Inesperadamente, a dupla precisa fazer uso do cômodo logo na primeira noite, pois as duas acabam sendo surpreendidas por ladrões. O diretor David Fincher (Clube da Luta) consegue provocar tensão do início ao fim, em uma trama onde as protagonistas precisam decidir entre entregar aos criminosos o que eles procuram - que está justamente no quarto secreto - ou se manterem escondidas e sofrerem com a incerteza. O Quarto do Pânico está disponível no HBO GO.
A MULHER NA JANELA (2021)

O isolamento que experienciamos na atualidade é, para a maioria de nós, angustiante. Em A Mulher na Janela, acompanhamos o drama de Anna Fox (Amy Adams), uma mulher que sofre de agorafobia, uma psicopatologia que, em resumo, faz com que a pessoa tenha “medo de sentir medo”. Fugindo de toda e qualquer situação que possa lhe causar este sentimento, Anna vive sozinha e isolada, assistindo a filmes e conversando com desconhecidos na internet. Contrariando o seu histórico de solidão, ela acaba conhecendo seus novos vizinhos, e passando uma noite agradável na companhia de Jane (Julianne Moore), que acabou de se mudar para a casa em frente. Porém, a família que ela passa a admirar também a choca quando ela presencia um acontecimento brutal, deixando-a completamente perturbada. Você pode assistir A Mulher na Janela na Netflix.