- Notícias
- >
- Oscar 2023: Confira os vencedores e os momentos mais marcantes da cerimônia
Oscar 2023: Confira os vencedores e os momentos mais marcantes da cerimônia
Prêmios foram entregues na noite do último domingo (12)

Seguindo a tradição que se estende por quase um século, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas promoveu, na noite de ontem (12), a 95ª edição do Oscar, cerimônia que elege anualmente os melhores filmes e profissionais da indústria.
Neste ano, como de costume, a entrega das estatuetas foi marcada por algumas surpresas - ganhadores inesperados e discursos inesquecíveis figuraram no palco do Dolby Theatre, em Los Angeles.
Confira a lista completa de vencedores do Oscar 2023 e os momentos mais marcantes da cerimônia:
APRESENTAÇÃO COM HUMOR E AUTOCRÍTICA
Jimmy Kimmel foi o escolhido para apresentar o Oscar 2023. O comediante, que atua na função pela terceira vez, já esteve no comando da premiação nas cerimônias de 2017 e 2018.
Ele deu início à festividade pontualmente, às 21h, dando as boas-vindas ao público presente enquanto discursava sobre alguns dos indicados - e também sobre aqueles que ficaram de fora da cerimônia. A ausência de mulheres indicadas na categoria de Melhor Direção foi citada pelo apresentador, que fez uma crítica à falta de diversidade já bastante comentada pela imprensa.
Kimmel também mencionou o fato de 'A Mulher Rei' e 'Till - A Busca por Justiça', filmes protagonizados e desenvolvidos por artistas negros e que exploram narrativas antirracistas, terem sido ignorados pela Academia, e não estarem presentes em nenhuma das disputas.
EMOÇÃO E REPRESENTATIVIDADE NA CATEGORIA DE MELHOR ATOR COADJUVANTE
Ke Huy Quan, estrela de 'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo', era o favorito ao prêmio de Ator Coadjuvante, depois de levar a melhor no Globo de Ouro, SAG e Critics Choice Awards.
Porém, ao ser anunciado como o vencedor, Quan foi incapaz de segurar a emoção. O ator, que é reconhecido na indústria por seu ativismo e pela luta por desconstruir estereótipos asiáticos em Hollywood, dedicou o prêmio à sua mãe:
"Minha mãe tem 84 anos e está em casa assistindo. Mãe, acabei de ganhar um Oscar! (...) Dizem que histórias assim só acontecem nos filmes. Eu não consigo acreditar que isso está acontecendo comigo. Obrigado", declarou o astro, às lágrimas.
De origem vietnamita, o ator já morou algum tempo num campo de refugiados. Ainda criança, ele estrelou 'Indiana Jones e o Templo da Perdição' (1984) e 'Os Goonies' (1985), mas acabou afastado dos cinemas por várias décadas. O prêmio de Melhor Ator Coadjuvante foi entregue a Quan por Harrison Ford, astro da franquia Indiana Jones e amigo de longa data do ator.
O RECONHECIMENTO DE JAMIE LEE CURTIS, A RAINHA DO TERROR
'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo' foi o grande destaque da noite, e a atuação da veterana Jamie Lee Curtis no filme rendeu um Oscar a ela. Aos 64 anos, a estrela da franquia 'Halloween' e uma das mais importantes ‘final girls’ do cinema jamais havia levado o prêmio da Academia para casa.
Janet Leigh e Tony Curtis, pais da atriz, foram dois grandes ícones de Hollywood. Tony atuou ao lado de Burt Lancaster, Sidney Poitier, Kirk Douglas, Marilyn Monroe e Jack Lemmon, em clássicos como 'A Embriaguez do Sucesso' (1957), 'Acorrentados' (1958), 'Spartacus' (1960) e 'Quanto Mais Quente Melhor' (1959).
Já Janet foi uma das musas do diretor Alfred Hitchcock, e seu papel mais marcante é o de Marion Crane no suspense 'Psicose' (1960), no qual é eternamente lembrada pela cena do grito no chuveiro. Ao ganhar o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, Jamie Lee Curtis dedicou a vitória aos seus pais.
"A MULHER NEGRA É UMA SUPER-HEROÍNA", DIZ FIGURINISTA DE 'PANTERA NEGRA 2'
Ruth E. Carter fez história no Oscar pela segunda vez, ao ganhar o prêmio de Melhor Figurino por seu trabalho em 'Pantera Negra: Wakanda Para Sempre'. Na cerimônia de 2019, ela foi a primeira mulher negra a levar a estatueta desta categoria para casa, que consagrou seu desempenho no longa antecessor do super-herói, 'Pantera Negra' (2018).
'NADA DE NOVO NO FRONT' SURPREENDE
A adaptação do clássico de guerra, escrito por Erich Maria Remarque, ganhou uma nova versão pela Netflix. O longa alemão, que prometia ser superado em muitas das categorias pelo favorito 'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo', fez bonito e foi a segunda produção mais premiada da noite.
O longa levou para casa quatro estatuetas no total: Melhor filme internacional, Melhor Design de Produção, Melhor Trilha Sonora e Melhor Fotografia.
VITÓRIA DE 'ENTRE MULHERES' CRITICA O MACHISMO EM HOLLYWOOD
Com muitos filmes realizados por mulheres no ano passado, o Oscar 2023 foi criticado por dar pouco (ou nenhum) destaque a essas produções - nenhuma cineasta foi indicada na categoria de Melhor Direção, por exemplo.
Sabendo disso, Sarah Polley subiu ao palco para receber o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado por seu trabalho em 'Entre Mulheres', com um discurso que alfinetou a Academia mais uma vez:
"Antes de mais nada gostaria de agradecer à Academia por não ter se ofendido com as palavras 'mulheres' e 'falando', tão juntas", disse ela, que também dirigiu o longa. 'Women Talking' é o título original do filme, que em tradução livre significa 'Mulheres Falando'.
LADY GAGA E RIHANNA DÃO SHOW NO PALCO, MAS NÃO LEVAM PRÊMIO
As musas do pop Rihanna e Lady Gaga concorriam na categoria de Melhor Canção Original, por músicas que fazem parte das trilhas sonoras de 'Pantera Negra: Wakanda Para Sempre' e 'Top Gun: Maverick', respectivamente.
Rihanna interpretou a tocante 'Lift Me Up' pela primeira vez ao vivo, e fez sua estreia no Oscar. Já Lady Gaga, que decidiu de última hora se apresentar na cerimônia, apareceu no palco com calça jeans rasgada e uma camiseta cinza, chocando boa parte do público pela simplicidade. Em 2019, Gaga venceu essa categoria com a música 'Shallow', do filme 'Nasce Uma Estrela' (2018).
Embora ambas tivessem um grande carinho e torcida do público, a canção 'Naatu Naatu', que também foi apresentada por meio de uma performance empolgante, foi a vencedora da categoria. A música faz parte da trilha do longa indiano 'RRR', da Netflix.
MICHELLE YEOH - A PRIMEIRA ASIÁTICA A VENCER COMO MELHOR ATRIZ
Mesmo que possua uma vasta carreira em Hollywood, Michelle Yeoh jamais havia levado a melhor na corrida pelo prêmio de Melhor Atriz no Oscar.
A vitória veio pelo papel da corajosa Evelyn Wang, protagonista de 'Tudo Em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo'. Emocionada, ela enfatizou em seu discurso que as mulheres jamais podem permitir que alguém lhes diga que 'seu tempo já passou'.
Aos 60 anos, a atriz malaia-chinesa é a primeira asiática a levar o prêmio nessa categoria.
BRENDAN FRASER COMO MELHOR ATOR E AS VITÓRIAS DA A24
Nos últimos anos, a produto A24 se tornou queridinha entre os cinéfilos. Responsável por tirar o papel sucessos como 'Hereditário' (2018), 'Joias Brutas' (2019), 'Midsommar' (2019) e 'Aftersun' (2022), a cerimônia do Oscar 2023 foi sinônimo de acerto para a empresa.
'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo', maior bilheteria da história da produtora, ganhou sete dos onze prêmios que disputava - incluindo o maior da noite, o de Melhor Filme.
'A Baleia', filme da A24 em cartaz nos cinemas, levou a estatueta de Melhor Cabelo e Maquiagem, além da já aguardada categoria de Melhor Ator, vencida por Brendan Fraser:
"Obrigado à Academia e à A24 por fazer um filme tão ousado. Eu agradeço ao nosso diretor Darren Aronofsky por jogar uma isca e me içar de volta para Hollywood. (...) Eu comecei na indústria há 30 anos, e nem sempre foi fácil, mas eu só reconheci quando acabou. Quero agradecer por esse reconhecimento e ao elenco que trabalhou comigo", disse Fraser, ao receber o prêmio.
Afastado de grandes projetos por muitos anos, e enfrentando alguns problemas pessoais nesse período, o retorno e desempenho do astro de 'A Múmia' (1999) chamaram a atenção da crítica. No longa, ele dá vida a Charlie, um professor de inglês recluso que vive com obesidade severa e luta contra um transtorno de compulsão alimentar.
LISTA COMPLETA - VENCEDORES OSCAR 2023
MELHOR FILME - Tudo em Todo O Lugar ao Mesmo Tempo
MELHOR DIREÇÃO - Daniel Kwan e Daniel Scheinert (Tudo em Todo O Lugar ao Mesmo Tempo)
MELHOR ATOR - Brendan Fraser (A Baleia)
MELHOR ATRIZ - Michelle Yeoh (Tudo em Todo O Lugar ao Mesmo Tempo)
MELHOR ATOR COADJUVANTE - Ke Huy Quan (Tudo em Todo O Lugar ao Mesmo Tempo)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE - Jamie Lee Curtis (Tudo em Todo O Lugar ao Mesmo Tempo)
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL - Tudo em Todo O Lugar ao Mesmo MELHOR ROTEIRO ADAPTADO - Entre Mulheres
MELHOR FOTOGRAFIA - Nada de Novo no Front
MELHOR TRILHA SONORA - Nada de Novo no Front
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL - Naatu Naatu (RRR)
MELHOR EDIÇÃO - Tudo em Todo O Lugar ao Mesmo Tempo
MELHOR FIGURINO - Pantera Negra: Wakanda para Sempre
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO - Nada de Novo no Front
MELHOR CABELO E MAQUIAGEM - A Baleia
MELHOR SOM - Top Gun: Maverick
MELHORES EFEITOS VISUAIS - Avatar: O Caminho da Água
MELHOR ANIMAÇÃO EM LONGA-METRAGEM - Pinóquio de Guillermo del Toro
MELHOR ANIMAÇÃO EM CURTA-METRAGEM - The Boy, the Mole, the Fox and the Horse
MELHOR CURTA-METRAGEM EM LIVE-ACTION - An Irish Goodbye
MELHOR FILME INTERNACIONAL - Nada de Novo no Front (Alemanha)
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM LONGA-METRAGEM - Navalny
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM - The Elephant Whisperers
Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Telegram! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse t.me/ingressocom e participe!