- Notícias
- >
- Os Banshees de Inisherin: 5 motivos para assistir ao filme, destaque no Oscar 2023
Os Banshees de Inisherin: 5 motivos para assistir ao filme, destaque no Oscar 2023
Longa estrelado por Colin Farrell estreia no Brasil nesta quinta (2)

Com 97% de aprovação dos críticos cadastrados no agregador Rotten Tomatoes, o longa Os Banshees de Inisherin foi um grande sucesso desde a sua estreia no Festival de Veneza, em 2022.
Na trama, ambientada em uma ilha remota na costa oeste da Irlanda, Pádraic (Colin Farrell) e Colm (Brendan Gleeson) são melhores amigos de longa data. Certo dia, Colm coloca um ponto final na amizade repentinamente, e a decisão gera consequências alarmantes para ambos.
À primeira vista, a sinopse simples pode ocultar as qualidades da produção, elogiada mundo afora. Nesta lista, separamos cinco pontos sobre o filme que merecem destaque. Confira:
ELENCO DE PESO
Colin Farrell e Brendan Gleeson protagonizam o longa, e a química dos atores consagrados na tela é de impressionar.
Após a exibição do filme na última edição do Festival de Veneza, a dupla foi aplaudida de pé pelos presentes por mais de 10 minutos. Além deles, que não atuavam juntos desde Na Mira do Chefe (2008), o desempenho de Kerry Condon e Barry Keoghan foi alvo de elogios. Keoghan também volta a trabalhar com Farrell em mais uma parceria promissora - em 2022, os dois estiveram juntos em Batman, no qual deram vida aos vilões Coringa e Pinguim.
UM OLHAR DIFERENCIADO SOBRE A GUERRA
A história de Os Banshees de Inisherin se passa em 1923, no ano seguinte ao estouro da Guerra Civil Irlandesa. Embora a ilha na qual a trama se passa seja fictícia, o conflito real se faz bastante presente no longa, principalmente na relação entre os protagonistas.
As divergências entre Pádraic e Colm nada mais são que uma metáfora sobre o doloroso capítulo da história da Irlanda, o que faz com que o filme explore uma ótica singular acerca do período retratado.
MEMÓRIAS E PARCERIAS DO DIRETOR
Na Mira do Chefe, filme no qual Colin Farrell e Brendan Gleeson atuaram juntos, marca a estreia de Martin McDonagh na direção, cineasta que também está à frente de Os Banshees de Inisherin.
Em diversas entrevistas, McDonagh afirmou que Farrell e Gleeson são a dupla com a qual ele se sente mais à vontade em trabalhar, e a renovação da parceria iniciada em 2008 é mais do que assertiva.
Contudo, o afeto e passado de McDonagh não se refletem apenas em sua relação com os protagonistas: a própria história é recheada de memórias da infância do diretor, que viajava com seus pais na infância para ilhas na costa da Irlanda.
OBRA-PRIMA DESENVOLVIDA POR ANOS
Os Banshees de Inisherin foi lançado no ano passado, concluindo um projeto de Martin McDonagh que demorou um bom tempo para sair do papel.
Colin Farrell e Brendan Gleeson aceitaram fazer o filme sete anos antes de a produção ser iniciada, e o longa seria, originalmente, uma peça da trilogia Aran Islands, escrita por McDonagh. Porém, após debruçar-se por 20 anos sobre a ideia, a história finalmente virou o filme mais bem recebido da carreira do cineasta.
DESTAQUE NA TEMPORADA DE PREMIAÇÕES
Indicado em oito categorias do Critics Choice Awards e em seis do Globo de Ouro, prêmios como o de Melhor Ator (Musical ou Comédia) para Colin Farrell e o de Melhor Filme (Musical ou Comédia) foram alguns dos conquistados por Os Banshees de Inisherin, até o momento.
Na cerimônia do Oscar, considerada a mais relevante da indústria, o longa está na corrida por oito estatuetas, incluindo as de Melhor Filme, Direção e Roteiro Original.
Os Banshees de Inisherin chega aos cinemas do Brasil nesta quinta-feira, e já conta com ingressos disponíveis - garanta o melhor lugar na sessão por meio do nosso site ou app.
Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Telegram! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse t.me/ingressocom e participe!