- Notícias
- >
- Os 10 melhores filmes de todos os tempos, segundo o Rotten Tomatoes

Os 10 melhores filmes de todos os tempos, segundo o Rotten Tomatoes
Acha que só tem filme antigo nessa lista? Você vai se surpreender!
Há 125 anos, no dia 28 de dezembro de 1895, os irmãos Louis e Auguste Lumière foram os responsáveis pela primeira exibição pública de um filme. Apesar de possuir apenas 1 minuto de duração, a obra L'Arrivée d'un train en gare de La Ciotat (ou A Chegada de um Trem na Estação, na tradução) chocou a audiência. Como a projeção de cenas em movimento era algo muito novo, alguns espectadores correram do local de exibição, achando que o trem estava de fato invadindo a sala escura.

Mesmo depois de mais de um século de história, a magia que os franceses tiveram o privilégio de experienciar durante o surgimento da sétima arte, se mantém viva. O cinema segue se reinventando, novos ídolos e referências vão surgindo, porém, os clássicos também não perdem o seu valor.
Nesta seleção especial sobre os 125 anos de cinema, revelamos os 10 melhores filmes de todos os tempos, de acordo com o Rotten Tomatoes. Para quem não conhece, o site funciona como um agregador de críticas de cinema, onde diversos especialistas submetem as suas opiniões sobre determinado filme ou série, gerando um ranking chamado de Tomatômetro - ou Tomatometer, no original.

O selo do tomate fresco - o Certified Fresh - é dado a filmes muito bem avaliados, considerando outros critérios, como opiniões de críticos importantes da plataforma e quantidade mínima de avaliações. Aqui no site da Ingresso.com, na página de cada filme, você pode conferir o Tomatômetro das produções, além do Audience Score, representado por um balde de pipoca, que mede a opinião da audiência que não é especialista em cinema.
Mas afinal, quais são as maiores obras de toda a história do cinema? Se você pensa que apenas os clássicos figuram nessa lista, se engana - e muito! Confira os 10 melhores* filmes de todos os tempos e descubra se você concorda com a opinião da crítica:
*O Rotten Tomatoes não considera apenas a porcentagem para ranquear as produções - quantidade de críticas e relevância dos avaliadores também entram no cálculo. Por isso, alguns filmes com percentuais menores ocupam posições mais altas no ranking.
10 | NÓS (2019)

Depois do sucesso de Corra! (2017), que rendeu a Jordan Peele o Oscar de Melhor Roteiro Original, o cineasta passou a investir ainda mais em filmes de suspense e terror. A qualidade de seu trabalho continuou agradando crítica e público, e o filme Nós, escrito e dirigido por ele, ocupa a décima posição da lista, com 93% de aprovação.
09 | ENTRE FACAS E SEGREDOS (2019)

Com sequências confirmadas pela Netflix, Entre Facas e Segredos foi uma agradável surpresa para os fãs de suspenses clássicos, como os filmes do Detetive Poirot estrelados por Peter Ustinov e Albert Finney. Um dos últimos trabalhos do saudoso Christopher Plummer, o eterno Capitão von Trapp de A Noviça Rebelde (1965), o filme acumula 97% de críticas positivas.
08 | CASABLANCA (1942)

“Nós sempre teremos Paris” - difícil encontrar um verdadeiro cinéfilo que não conheça essa frase icônica de Casablanca. Além do amor impossível entre os personagens de Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, o filme também levanta questões como o exílio e o regime nazista. Mesmo sendo gravado durante a Segunda Guerra Mundial, o longa desenvolveu problemáticas sobre o conflito - Casablanca ocupa a oitava posição, com 99% no Tomatômetro.
07 | VINGADORES: ULTIMATO (2019)

O “bota casaco, tira casaco” das bilheterias mundiais, Vingadores: Ultimato figura no sétimo lugar da nossa lista. Recentemente, o longa que marcou a Saga do Infinito perdeu o primeiro lugar no ranking das maiores bilheterias do cinema, ocupado novamente por Avatar (2009), após uma reexibição do filme de James Cameron nos cinemas chineses. Com 541 críticas registradas no Rotten Tomatoes, o último filme dos Vingadores conta com 94% de aprovação.
06 | PARASITA (2019)

Dirigido por Bong Joon-ho, Parasita entrou para história do cinema, sendo o primeiro longa falado em língua não-inglesa a vencer o Oscar de Melhor Filme. A produção foi responsável por dar maior visibilidade à sétima arte da Coreia do Sul, e aos artistas expoentes do país. Coincidência ou não, na cerimônia do Oscar 2021, a sul-coreana Yuh-jung Youn levou a estatueta na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em Minari: Em Busca da Felicidade. O aclamado Parasita acumula 98% de críticas positivas.
05 | CIDADÃO KANE (1941)

O clássico do cineasta Orson Welles ocupou por anos o primeiro lugar desta lista, mas um acontecimento recente fez com que ele passasse a figurar na quinta posição. Uma crítica negativa publicada no ano de seu lançamento foi encontrada e inserida na plataforma, o que fez com que o filme caísse de 100% para 99% de aprovação. O longa foi relembrado recentemente por conta do lançamento de Mank, filme que retrata a Era de Ouro de Hollywood e aborda questões sobre os bastidores de Cidadão Kane.
04 | PANTERA NEGRA (2018)

Um dos maiores orgulhos para os fãs dos filmes de super-heróis, Pantera Negra conta com 96% de críticas positivas, ocupando o quarto lugar. Além do marcante protagonismo do saudoso Chadwick Boseman, o filme é um divisor de águas no que diz respeito à representatividade de pessoas negras no cinema. Vencedor de três estatuetas do Oscar - Figurino, Trilha Sonora Original e Direção de Arte -, a produção da Marvel Studios também concorreu ao prêmio máximo da cerimônia, o de Melhor Filme.
03 | O MÁGICO DE OZ (1939)

Iniciando o nosso pódio, com 99% no Tomatômetro, O Mágico de Oz transformou por completo o imaginário do clássico da literatura, tornando-se referência principal para essa história, mesmo depois de 80 anos. A canção Over The Rainbow, interpretada pela protagonista Judy Garland, foi composta especialmente para o filme. Uma das trilhas mais marcantes da sétima arte, a obra foi reconhecida como a melhor canção lançada pelo cinema americano, na lista divulgada pelo American Film Institute.
02 | TEMPOS MODERNOS (1936)

Seria uma grande injustiça caso não encontrássemos nenhum filme estrelado por Charlie Chaplin nesta lista, certo? Tempos Modernos é uma crítica precisa aos meios de produção e ao sistema capitalista, e mesmo que tenha sido realizada na década de 1930, se mantém bastante atual. Embora seja considerado um dos melhores longas-metragens de Chaplin, foi completamente ignorado pelo Oscar à época - mas no Rotten Tomatoes, a justiça foi feita! Tempos Modernos se destaca como o segundo melhor filme da história do cinema, com 98% de críticas positivas.
01 | ACONTECEU NAQUELA NOITE (1934)

Clark Gable foi um dos maiores galãs do cinema de seu tempo. Além de seu papel no longa, ao lado de Claudette Colbert - premiados com o Oscar de Melhor Ator e Melhor Atriz -, o astro viveu o inesquecível Rhett Butler, em ...E o Vento Levou (1939). Aconteceu Naquela Noite pode ter sua fama incompreendida, caso seja assistido sob olhares contemporâneos, mas para entender seu enorme sucesso, é preciso primeiro analisar o contexto de seu lançamento. O longa foi um dos pioneiros nas comédias românticas, e inspira o gênero até hoje. As atuações de Gable e Colbert são magníficas e muito divertidas, o que colaborou para que a produção alcançasse o primeiro lugar neste ranking - o melhor filme de todos os tempos acumula 99% de aprovação da crítica do Rotten Tomatoes.

E aí, o que achou da nossa lista? Concorda com a opinião dos críticos? Em comemoração aos 125 anos de cinema, vamos conversar sobre este assunto e muitos outros, na live especial que faremos no nosso Instagram. Em parceria com o Telecine, Renata Boldrini, Caio Muniz e Cris & Panda, do Coxinha Nerd, vão bater um papo sobre a data histórica e também sobre os momentos mais marcantes que eles viveram nas salas de cinema.
Se você tem uma história curiosa, romântica ou engraçada que foi marcada por um filme ou sessão de cinema especial, vem conversar com a gente! Nosso bate-papo acontece no dia 26 de maio (quarta-feira), às 18h - siga a Ingresso.com no Instagram e não perca!