- Notícias
- >
- 'Oppenheimer': quem são os personagens reais que aparecem no filme sobre a criação da bomba atômica?
'Oppenheimer': quem são os personagens reais que aparecem no filme sobre a criação da bomba atômica?
Longa retrata os bastidores do Projeto Manhattan

Em julho de 1945, numa área de testes localizada no Novo México, acontecia a primeira explosão de uma bomba nuclear, fruto dos estudos realizados pelos membros do Projeto Manhattan.
Parte dos bastidores desta iniciativa, que deu origem a uma das armas mais perigosas já criadas pela humanidade, será retratada em "Oppenheimer", novo filme do diretor Christopher Nolan que chega nesta quinta-feira (20) aos cinemas.
A história do Projeto Manhattan e da criação da bomba atômica é protagonizada por diversas figuras emblemáticas, importantes e controversos nomes da política e ciência mundiais. Você sabe quem foram eles e quais atores dão vida a esses personagens no filme? Descubra:
JULIUS ROBERT OPPENHEIMER | CILLIAN MURPHY
Além de dar nome ao filme, Julius foi responsável por liderar o projeto. O físico teórico nasceu nos Estados Unidos em uma família judia, e foi uma das maiores mentes por trás da iniciativa, sendo apelidado de "pai da bomba atômica".
Após a criação das armas nucleares e seus primeiros testes práticos, Oppenheimer passou a viver num conflito. A princípio, ele acreditava que sua invenção poderia cessar os massacres da Segunda Guerra Mundial. No entanto, depois de presenciar seu real potencial, ele declarou: "Agora eu me tornei a Morte, um destruidor de mundos", citando um trecho de Bagavadeguitá, um texto religioso hindu.
KATHERINE "KITTY" OPPENHEIMER | EMILY BLUNT
Kitty foi uma bióloga e botânica alemã, casada com Julius Oppenheimer até a morte do cientista, em 1967.
O casal se conheceu no final da década de 1930, quando Kitty trabalhava em um laboratório de pesquisas sobre radiação e possíveis associações a tratamentos contra o câncer no Caltech, Instituto de Tecnologia da Califórnia - Oppenheimer costumava dar aulas por lá em alguns períodos.
LEWIS STRAUSS | ROBERT DOWNEY JR.
Strauss foi um oficial da Marinha e presidente da Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos. Seu interesse por física nuclear se intensificou após a morte de seus pais na década de 1930, vítimas de câncer.
Desde então, ele e sua esposa criaram um fundo para pesquisas que pudessem aprimorar os tratamentos da doença.
Embora tenha sido um militar politicamente influente, sua relação conflituosa com o presidente Franklin D. Roosevelt quase atrapalhou sua promoção a contra-almirante - ele só atingiu essa patente após a morte do político, em 1945.
LESLIE GROVES JR. | MATT DAMON
Nascido em 1896, Leslie é filho de um capelão do Exército dos Estados Unidos, e viveu em muitas cidades diferentes, sempre acompanhando a família.
Seguindo a carreira do pai, tornou-se um importante militar, e foi um dos supervisores da construção do Pentágono e diretor do Projeto Manhattan. Durante a Segunda Guerra foi o responsável por tomar decisões relacionadas à construção da área de testes dos explosivos, sobre o desenvolvimento das bombas e até mesmo sobre quais áreas do Japão seriam atacadas.
Ele foi o principal responsável pela política de armas nucleares até o final da década de 1940, quando a Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos assumiu tais questões.
ALBERT EINSTEIN | TOM CONTI
O físico que, atualmente, transcendeu sua contribuição científica e tornou-se também um ícone da cultura pop, desenvolveu estudos primordiais para o surgimento da bomba atômica.
Ao chegar à equação E = mc² (ou à famosa Teoria da Relatividade), Einstein finalmente provou que energia e matéria estavam diretamente associadas, mudando os rumos dos estudos da física para sempre.
Leo Szilárd, um cientista húngaro com quem Einstein trabalhara na década de 1920, foi quem o alertou sobre os planos alemães para desenvolver armas nucleares. Sabendo disso, Einstein comunicou o presidente Roosevelt sobre as intenções dos inimigos de guerra, e contribuiu ativamente na criação da bomba atômica norte-americana.
NIELS BOHR | KENNETH BRANAGH
Depois de Einstein, esta talvez seja a figura histórica mais reconhecida de "Oppenheimer", devido ao seu clássico modelo atômico que, dentre outras contribuições, o fez levar para casa um Prêmio Nobel de Física, em 1922.
O físico dinamarquês fez parte da missão britânica do Projeto Manhattan, depois de ser perseguido pelos alemães durante a guerra. Quando os conflitos terminaram, Bohr foi um dos que lutaram para que houvesse uma cooperação internacional a respeito da energia atômica.
Anos mais tarde, se envolveu na criação do CERN, Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear.
JEAN TATLOCK | FLORENCE PUGH
A médica e psiquiatra era membro do Partido Comunista da América, e foi uma das pessoas que apresentou Oppenheimer aos ideais comunistas.
A dupla, que se conheceu por meio de Mary Ellen Washburn, senhoria de ambos, viveu um suposto e breve relacionamento amoroso durante a década de 1930, além de construírem uma duradoura amizade.
Além dos astros já citados, o elenco de "Oppenheimer" é composto por outros grandes nomes de Hollywood: Jack Quaid, Rami Malek, Gary Oldman e Casey Affleck são alguns deles.
O roteiro do novo filme, escrito por Nolan, tem como principal fonte o livro "American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer", biografia do cientista escrita por Kai Bird e Martin J. Sherwin.
"Oppenheimer" chega aos cinemas do Brasil no dia 20 de julho, e os ingressos para o longa já estão disponíveis – garanta o melhor lugar na sessão por meio do site ou app da Ingresso.com.
Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Telegram! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse t.me/fasdecinemabr e participe!