O que é real e o que é ficção no drama familiar chocante de 'Garra de Ferro' - Ingresso.com
Logo da Ingresso.com
  • Notícias
  • >
  • O que é real e o que é ficção no drama familiar chocante de 'Garra de Ferro'

O que é real e o que é ficção no drama familiar chocante de 'Garra de Ferro'

Tragédias são conhecidas como 'A Maldição dos Von Erich'; saiba mais sobre a história do filme

Mariana Assumpção06/03/2024 | 19:56
O que é real e o que é ficção no drama familiar chocante de 'Garra de Ferro'

[CUIDADO! O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS DO FILME "GARRA DE FERRO"]

O drama é, por definição, um gênero cinematográfico capaz de despertar fortes emoções na audiência. E quando a produção é inspirada numa história real, a identificação do público com as personagens e situações retratadas tende a ser ainda mais potente.

É isso que o espectador de "Garra de Ferro", novo filme da A24, poderá experienciar nos cinemas: um drama familiar repleto de altos e baixos, permeado por tragédias que prometem provocar reflexões e tirar algumas lágrimas dos olhos.

Na trama, que estreia nesta quinta (7) nos cinemas do Brasil, Zac Efron interpreta Kevin, um dos mais importantes membros da família Von Erich. Ao lado de Fritz (Holt McCallany), seu pai, e de seus inseparáveis irmãos, Kevin fez história no mundo extremamente competitivo do wrestling profissional, ainda no início dos anos 1980.

Apesar de as vitórias e conquistas da família terem ajudado a torná-la uma lenda do esporte, uma série de infortúnios também contribuíram para a fama dos irmãos lutadores, que protagonizaram eventos conhecidos como "A Maldição dos Von Erich".

Neste texto, separamos alguns fatos impressionantes retratados no filme, explicamos o que realmente aconteceu à família Von Erich, e listamos questões que a produção optou por adaptar ou omitir no roteiro de "Garra de Ferro". Confira:

O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO "GARRA DE FERRO"?

Fritz Von Erich, que treinou quase todos os filhos para se tornarem expoentes do wrestling, também foi um grande nome do esporte na juventude. Entre as décadas de 1960 e 1970, Fritz marcou presença nos ringues dos Estados Unidos e do Japão, e ficou conhecido no meio por uma manobra de finalização bastante poderosa e convincente, conhecida como "Iron Claw", a Garra de Ferro.

A técnica, que consistia em esmagar o rosto do oponente com apenas uma das mãos, é reproduzida por Fritz e por seus filhos no filme, além de intitular a produção.

AS MORTES CHOCANTES DE DAVID, MIKE E KERRY VON ERICH

O trio de irmãos que entrou no mundo do wrestling profissional ao lado de Kevin, o único que saiu vivo da rotina dos ringues, esteve no foco de uma série de tragédias, que tirou precocemente a vida de cada um deles.

DAVID

O primeiro irmão lutador a morrer no filme sofreu de uma enterite aguda, e seu corpo foi encontrado em um quarto de hotel no Japão, no ano de 1984. David Von Erich (Harris Dickinson) estava hospedado no país para travar uma importante luta, que valia o cinturão mundial de sua categoria.

Embora não apareça no longa, ele viveu um drama delicado poucos anos antes de morrer: em 1978, David e sua esposa à época tiveram uma filha, Natosha Zoeanna. Com poucas semanas de vida, a menina faleceu enquanto dormia, vítima da síndrome da morte súbita infantil. Reportagens da época sugerem que, desde então, o lutador jamais foi o mesmo.

David chegou a se casar novamente, desta vez com a jovem Patricia Matter, com quem manteve a relação até sua trágica morte aos 25 anos, no auge do sucesso.

MIKE

O mais descolado do mundo da luta foi Mike Von Erich (Stanley Simons), que entrou definitivamente para o wrestling logo após a morte de David. Assim como no filme, Mike de fato era um músico talentoso, e tinha o sonho de seguir carreira como artista.

O rapaz estreou nos ringues em 1983 e, no ano seguinte, juntou-se a Kevin e a Kerry para substituir David nas lutas em grupo. Porém, a carreira de Mike foi bem curta: em 1985, ele precisou passar por uma cirurgia no ombro, que foi ferido durante uma luta. O procedimento ocorreu conforme esperado, porém, Mike apresentou uma febre altíssima ainda durante a internação, ocasionada por uma condição rara, chamada de síndrome do choque tóxico.

O episódio causou algumas lesões no cérebro de Mike, que teve comprometimentos motores irreversíveis, e não pôde retornar aos ringues, como o filme mostra. Em 1987, aos 23 anos, ele sucumbiu à pressão de substituir o talentoso David no clã dos Von Erich. Mike redigiu uma carta de suicídio, antes de tirar a própria vida com uma overdose de álcool e remédios para dormir. Na vida real, alguns dias antes de morrer, ele havia sido detido por dirigir sob o efeito de drogas.

KERRY

Interpretado por Jeremy Allen White ("O Urso") em "Garra de Ferro", Kerry foi o único dos irmãos a receber o título de campeão mundial dos pesos-pesados da National Wrestling Alliance (NWA). O roteiro explora a conquista do cinturão de Kerry, e alguns dos dramas que antecederam o feito.

Kerry compõe o time de arremesso de disco que representaria os Estados Unidos no Jogos Olímpicos de Verão de 1980, em Moscou, na Rússia. Depois do boicote do presidente Jimmy Carter, que protestava contra a invasão soviética ao Afeganistão, em dezembro de 1979, Kerry e toda a delegação foram impedidos de participar do evento. Embora o filme dê a entender que o irmão se inseriu no universo do wrestling logo em seguida, ele já fazia parte do clã dos Von Erich desde 1978, enquanto ainda treinava para as Olimpíadas.

O acidente de motocicleta retratado na ficção realmente aconteceu, e ocasionou a amputação do pé direito do atleta. Depois de se recuperar do trauma e sempre utilizando uma prótese, Kerry manteve a condição em segredo até sua morte por suicídio, em 1993.

Kerry tirou a própria vida aos 32 anos, com um tiro no peito, disparado no rancho de Fritz. Embora o filme mostre Kevin indo inicialmente de encontro ao corpo do irmão, foi o pai quem primeiro avistou o filho morto. O uso problemático de remédios analgésicos também afetou a trajetória de Kerry, que sentia fortes dores ao lutar depois da amputação.

POR QUE O IRMÃO CHRIS VON ERICH NÃO APARECE NO FILME "GARRA DE FERRO"?

O longa sequer cita a existência de Chris, o mais jovem dentre os irmãos, embora assim como Kerry, Kevin e David, o lutador tenha figurado nos ringues, além de encarar um destino igualmente chocante.

Em entrevista ao Los Angeles Times, o roteirista e diretor do filme, Sean Durkin, afirmou que Chris foi incluído no roteiro por cinco anos, mas acabou ficando de fora da versão final. Ao jornal, o cineasta explicou o motivo da ausência:

"Houve uma repetição e foi mais uma tragédia que o filme realmente não conseguiu suportar”, disse ele. Mesmo que a trajetória de Chris desse luz aos temas centrais do longa, como os malefícios da masculinidade tóxica e de uma pressão extrema por resultados, incluir mais um capítulo de sofrimento pareceu, até para a ficção, pesado demais.

Chris tinha asma e uma condição óssea que o tornava extremamente frágil, o que acabou dificultando sua carreira no esporte. Em 1991, supostamente frustrado com seu progresso lento e enfrentando um quadro de depressão, ele se matou com um tiro no rancho da família, poucos dias antes de completar 22 anos.

COMO O SOBRENOME VON ERICH SURGIU?

Fritz foi quem inicialmente utilizou o nome, ainda na sua fase de lutador, o qual acabou sendo adotado por todos os filhos. No filme, Kevin diz que "Von Erich" se originou a partir de um parentesco distante, mas isso não foi confirmado. O sobrenome foi escolhido por Fritz para compor a persona nazista que ele construiu, um grande vilão dos ringues teatralizados do wrestling. O sobrenome real do clã de lutadores é Adkisson, e a referência nazista de Fritz não é citada no filme.

"Fritz costumava dizer que era o nome da avó dele", disse o diretor do filme, que incluiu a origem nazista nos primeiros rascunhos do roteiro. "Questionei recentemente a Kristen, filha do Kevin, sobre isso, e ela disse que nenhum deles sabe ao certo de onde veio [o sobrenome]. Então, temos o que Fritz disse, o que eles apresentam como uma família de lutadores, e há uma tentativa de chegar a alguma verdade emocional por trás disso", concluiu o cineasta.

A MORTE DO PEQUENO JACK

No primeiro encontro entre Kevin e Pam (Lily James) no filme, o personagem de Zac Efron diz que, ao contrário do que a moça pensa, ele não é o irmão Von Erich mais velho. Jack Jr. foi o primeiro filho de Fritz e Doris (Maura Tierney), que faleceu ainda na infância.

O longa não se aprofunda na causa da morte de Jack, embora ele chegue a aparecer brevemente. Em 1959, com apenas seis anos, o menino foi eletrocutado e acabou se afogando em uma poça de neve derretida. A perda precoce marcou Fritz e Doris para sempre.

OS FILHOS DE PAM E KEVIN

Em "Garra de Ferro", o casamento de Kevin e Pam é um dos raros momentos alegres e de descontração. Na ocasião, Kevin diz a David que Pam já estava grávida do primeiro bebê do casal, o que realmente aconteceu.

Meses mais tarde, Pam dá à luz um menino e, tempos depois, nasce um outro bebê: são os irmãos Ross e Marshall. Eles são, de fato, filhos do casal, mas não são os mais velhos - antes deles, nasceram Kristen e Jillian, duas meninas que não são retratadas no filme.

A escolha por inverter a ordem dos nascimentos não foi por acaso, tampouco fruto de um desconhecimento da verdadeira história dos Von Erich. Sean Durkin quis reforçar a relação entre pais e filhos na trama, e mostrar como Kevin pôde ser, para os dois meninos, uma figura paterna muito diferente da que Fritz foi para ele e seus irmãos.

O QUE É A MALDIÇÃO DOS VON ERICH?

Na cena em que Kevin e Pam vão registrar seu primeiro filho, a mulher do lutador propõe que o sobrenome Von Erich, até então usado apenas pelos lutadores, conste nos documentos do mais jovem membro da família.

É nesse momento que Kevin discorda da ideia de Pam, e refere-se ao sobrenome como algo abominável. Na vida real, a mídia já associava as sucessivas tragédias da família a uma suposta maldição, e Kevin de fato temia que seus filhos estivessem destinados a sinas semelhantes caso adotassem o sobrenome.

O DIVÓRCIO DE DORIS E FRITZ

Em 1997, Fritz Von Erich morreu em decorrência de um câncer cerebral, descoberto pouco tempo antes. A conclusão do filme não explora essa questão, e também omite o término da relação entre Fritz e Doris, que parecia refém da mesma opressão enfrentada pelos filhos do casal.

O suicídio de Chris, que aconteceu em 1991, foi o estopim para o divórcio. Doris culpou Fritz pelo trágico destino do caçula, e se separou do ex-lutador em 1992, meses antes de Kerry também dar um fim à própria vida.

Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Whatsapp! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse o link e participe!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.