Logo da Ingresso.com
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
  • Início
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
O que é 'Flashpoint', arco dos quadrinhos que inspirou o filme 'The Flash'? - Ingresso.com
  • Notícias
  • >
  • O que é 'Flashpoint', arco dos quadrinhos que inspirou o filme 'The Flash'?

O que é 'Flashpoint', arco dos quadrinhos que inspirou o filme 'The Flash'?

Descubra o que acontece nas HQs que deram origem ao longa

Mariana Assumpção
Invalid Date
O que é 'Flashpoint', arco dos quadrinhos que inspirou o filme 'The Flash'?

[CUIDADO! ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS DO LONGA "THE FLASH"]

Logo quando as primeiras notícias sobre a produção de "The Flash" começaram a surgir, ainda em 2017, o termo "Flashpoint" já era associado ao filme.

Também conhecido como "Ponto de Ignição", o arco dos quadrinhos é um marco nas histórias da DC Comics, sendo responsável por um novo começo para muitos super-heróis da editora. E, de fato, sua trama inspirou o filme, primeira aventura solo do velocista vivido por Ezra Miller, em cartaz nas telonas.

"Flashpoint", criada por Geoff Johns e Andy Kubert, foi uma minissérie em quadrinhos lançada em 2011, cuja saga principal contou com um total de 5 edições.

Embora o seriado "The Flash" e a animação "Liga da Justiça: Ponto de Ignição" (2013) já tenham adaptado a trama, as duas produções não foram totalmente fiéis ao material de origem, recheado de revelações e plot twists emocionantes.

DESPERTANDO EM UMA REALIDADE ALTERNATIVA

A HQ é iniciada com Barry Allen acordando no escritório onde trabalha, e percebendo que as coisas estão diferentes ao seu redor: Nora Allen, sua mãe, está viva; Iris West não está mais apaixonada por ele e, Leonard Snart, o Capitão Frio, não é mais um vilão.

Desesperado para entender o que está acontecendo, Barry vai até a Mansão Wayne, procurar respostas com o Batman. Ao chegar ao local, ele se depara com uma casa abandonada, muito diferente da que ele conhece.

Ao acessar a Batcaverna, que também não é mais a mesma, ele cruza o caminho com o Homem-Morcego, que se mostra bastante violento. Quando Barry finalmente consegue conversar com o Batman, ele percebe quem de fato está sob o uniforme: Thomas Wayne, pai de Bruce, é o novo dono do manto do herói.

Thomas explica que o assalto que originalmente tirou a vida dele, na verdade, matou Bruce, ainda criança. Ao ver o filho sem vida, Martha Wayne enlouqueceu, perdida numa intensa crise de riso psicótica (mais à frente, descobrimos que ela será a Coringa nessa realidade).

O pai de Bruce é tomado pela mágoa e, apesar de ainda combater o crime, o faz de forma muito mais violenta e impiedosa que seu filho. É nesse momento que as lembranças de Barry começam a se confundir com o mundo no qual ele habita agora, e o super-herói entende que aquela não é uma realidade alternativa, mas sim a sua própria linha do tempo alterada.

FLASH PERDEU OS PODERES: E AGORA?

Sim, nesse arco dos quadrinhos, Barry não possui sua supervelocidade característica. Desconfiado de que Eobard Thawne, o Flash Reverso, é o grande responsável pela confusão, Allen precisa reverter a situação o mais rápido possível.

E para atingir a velocidade que o tornou um super-herói, ele pede a ajuda de Thomas para recriar o acidente que, originalmente, lhe concedeu os poderes. Sendo assim, o Batman prende Barry a uma máquina, capaz de concentrar a energia de um raio e atingir o corpo de Allen.

Na primeira e frustrada tentativa, Flash fica bastante machucado. Ainda assim, Barry pede para que Thomas reorganize os produtos químicos e tente novamente. À beira da morte, ele finalmente ganha seus poderes de volta, e usa a habilidade de regeneração rápida para se curar dos ferimentos.

OS NOVOS HERÓIS E A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL

Na realidade apresentada em "Flashpoint", o Superman não é o herói mais poderoso que já existiu - na verdade, ele está na Terra, mas preso e bastante enfraquecido. Ciborgue é o maior dos vigilantes, responsável por defender a humanidade das ameaças mais perigosas.

Com os superpoderes restabelecidos, Barry encontra Ciborgue e Thomas e eles vão à procura do Superman, que foi escondido pelo governo norte-americano assim que chegou ao nosso planeta. O trio encontra o kryptoniano franzino e sem poderes, afinal, essa versão do herói nunca teve contato com a luz do sol, sua principal fonte de energia.

Após libertar Kal-El, Barry também se junta a algumas crianças, que são o super-herói Shazam, a Mulher-Elemental e alguns conhecidos heróis, que formam a Resistência. O novo grupo precisa impedir que a guerra entre os atlantes e as amazonas, protagonizada pelo Aquaman e pela Mulher-Maravilha, atinja os Estados Unidos, já que o conflito vem causando desgraças em toda a Europa.

A dupla de heróis, que originalmente forma a Liga da Justiça, se enfrenta nessa realidade. O Aquaman inundou quase todo o continente europeu, e Diana Prince fez da Inglaterra a Nova Themyscira.

O conflito entre eles tem uma motivação bastante pessoal: no passado, Aquaman apaixonou-se pela Mulher-Maravilha, e eles estavam de casamento marcado. Antes da cerimônia, uma amazona arma uma emboscada para Garth, um atlante protegido do Aquaman.

A moça mata a mãe de Diana que, no meio da confusão, acredita que Garth é o responsável pelo assassinato. Revoltada com a suposta traição do povo liderado por Aquaman, a Mulher-Maravilha cancela a união e declara guerra aos atlantes.

O ENCONTRO COM O FLASH REVERSO E A VIRADA FINAL

Enquanto tenta acabar com a guerra, Barry finalmente encontra Eobard Thawne, o Flash Reverso. A principal reviravolta da história acontece quando entendemos que não foi o vilão o responsável por alterar a realidade, e sim, o próprio Barry.

O Flash viajou no tempo para que pudesse salvar sua mãe, morta no passado por Eobard. Ao alterar esse fato, ele começou a perder suas memórias no processo, e acabou se esquecendo de que era o verdadeiro responsável.

Ao entrar nesse fluxo temporal, o próprio Barry virou um paradoxo. Em meio a conversa, o Batman impede que Eobard ataque Barry, e Thomas mata o Flash Reverso. Nos momentos finais, quase todos os heróis perdem a vida, mas o Batman entrega uma carta ao Flash antes de morrer, endereçada a Bruce Wayne.

Quando Barry finalmente reverte os acontecimentos, ele encontra Bruce e entrega o papel ao Batman original, que se emociona com as palavras escritas pelo pai.

Além de servir como base para os principais eventos de "The Flash", o arco "Ponto de Ignição" é um dos mais importantes da história recente da DC. Ele deu origem à linha editorial Os Novos 52, na qual os super-heróis sofreram um grande reboot, como o visto na "Crise das Infinitas Terras" e na Era de Prata das HQs.

O novo filme do velocista não é uma cópia dos quadrinhos, mas traz diversos elementos parecidos com o seu material de origem. Viagens no tempo, mudanças no passado e novas versões de personagens clássicos aparecem nas telonas, garantindo nostalgia e surpresas para os fãs.

"The Flash" é dirigido por Andy Muschietti, com um elenco ainda formado por Michael Keaton, Ben Affleck, Sasha Calle, Maribel Verdú, Ron Livingston, Kiersey Clemons e Michael Shannon - garanta o melhor lugar na sessão por meio do site ou app da Ingresso.com.

Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Telegram! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse t.me/fasdecinemabr e participe!

Ver todas as notícias