- Notícias
- >
- O filme ‘Som da Esperança’ é inspirado em uma história real?
O filme ‘Som da Esperança’ é inspirado em uma história real?
Dos mesmos produtores de ‘Som da Liberdade’, longa chega às telonas esta semana

O drama “Som da Esperança: A História de Possum Trot” está prestes a estrear nos cinemas brasileiros, sendo a mais recente aposta da Angel Studios para manter sua sequência de lançamentos bem-sucedidos, como “Som da Liberdade” (2023) e a aclamada série “The Chosen: Os Escolhidos”.
A trama do longa acompanha o casal formado por Donna e pelo Reverendo W.C. Martin, interpretados por Nika King (‘Euphoria’) e Demetrius Grosse (‘Na Mira do Inimigo’), respectivamente. A história mostra como os dois iniciaram um movimento expressivo em sua igreja, incentivando a adoção e o auxílio em prol de crianças vulneráveis da região.
A TRAMA DE "SOM DA ESPERANÇA" É BASEADA EM UMA HISTÓRIA REAL?
Sim, o enredo de “Som da Esperança: A História de Possum Trot” retrata eventos verídicos. Saiba mais sobre o casal que inspirou a trama do filme:
A jornada dos Martin começou em 1996, na pequena comunidade de Possum Trot, no leste do Texas, Estados Unidos. Um marco na trajetória da dupla aconteceu quando Donna afirmou ter recebido uma mensagem divina, enquanto lidava com a recente e devastadora perda de Murtha, sua mãe, responsável por criar 18 filhos:
“Eu senti uma dor insuportável naquele dia. Eu falei: ‘Ok, Deus. Ou me ouça ou me deixe morrer. E o Espírito Santo disse: ‘Pense sobre aquelas outras crianças lá fora que não têm o que você e sua mãe tiveram’. Eu fui tomada por tanto calor que voltei para casa, peguei a lista telefônica e liguei para uma agência de adoção”, recordou Donna, em entrevista ao USA Today.
A partir de então os Martin, que já criavam dois filhos biológicos, Princeton e La’Donna, adotaram primeiramente dois irmãos, Tyler e Mercedes, com Josh e Terri chegando à família pouco tempo depois.
Inicialmente relutante com a iniciativa da esposa, por conta dos desafios que surgiriam em suas vidas, o reverendo W.C Martin foi, aos poucos, abraçando a causa, começando a pregar na Igreja Batista Missionária Bennett Chapel, encorajando outras famílias fiéis a proporcionarem uma vida digna às crianças necessitadas, por meio da adoção:
“Quando começamos, foi uma luta. Tínhamos que transformar as mentes, os corações e as atitudes das crianças. Estávamos fora da nossa zona de conforto. Todos nos tornamos uma família estendida. Adoção não é uma coisa fácil, mas é algo gratificante”, compartilhou Martin.
“Não queríamos que isso fosse uma história de Cinderela, porque não é. Foi desafiador. Queríamos mostrar como era o trauma, a perda e a rejeição dessas crianças antes. E no final do dia, por meio de determinação, oração e amor incondicional, como elas se beneficiariam. Todos nós nos beneficiamos”, completou Donna.
A campanha da dupla alcançou um êxito incontestável: entre os cerca de 100 membros da igreja, 22 famílias adotaram 77 crianças, eliminando a fila de espera de jovens que necessitavam de ajuda em um raio de 160 km. Porém, esse resultado não seria atingido sem o auxílio essencial de Susan Ramsey, a assistente social do estado do Texas responsável por todas as mediações em cada processo de adoção.
Por conta de seu trabalho excepcional, Ramsey, interpretada por Elizabeth Mitchell (‘Outer Banks’) em “Som da Esperança”, foi condecorada com o Outstanding Service Award da Child Welfare League of America (ou ‘Prêmio de Serviço Extraordinário da Liga de Bem-Estar da América’, na tradução livre) em 2000, cerca de dois anos antes de falecer, em decorrência de um câncer.
Com o passar do tempo, o feito do casal também ganhou notoriedade na grande mídia, levando os Martin ao programa da apresentadora Oprah Winfrey, além de terem suas histórias contados no filme.
“Ele está se movendo em uma direção para mostrar ao mundo que Ele quer que seus filhos sejam salvos e amados incondicionalmente (...) Queremos ver este filme abrir os corações e mentes das pessoas, para que elas possam ver que isso pode ser feito. Se fizemos isso em Possum Trot com recursos limitados, então o que dizer de vocês? (...) Sentimos que, se todos juntarem suas mãos e cabeças, então podemos salvar muito mais crianças do sistema”, comentou o reverendo, à revista Ebony.
Além de King, Grosse e Mitchell, nomes como Diaana Babnicova, Jillian Reeves, Kaysi J. Bradley, Ellis Hobbs IV e Asher Liam Clay compõem o elenco do longa.
Dirigido por Joshua Weigel, “Som da Esperança – A História de Possum Trot” estreia nesta quinta-feira (31) no Brasil, exclusivamente nos cinemas – garanta seus ingressos por meio de nosso site ou app.
Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Whatsapp! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse o link e participe!