- Notícias
- >
- Mark Ruffalo vai estrelar filme baseado na história real da canonização do Papa João Paulo II

Mark Ruffalo vai estrelar filme baseado na história real da canonização do Papa João Paulo II
Descrito como um thriller, ‘Santo Subito!’ conta os bastidores da investigação da vida do pontífice
Nesta segunda-feira (10), a revista Variety divulgou com exclusividade que o indicado ao Oscar Mark Ruffalo (‘Pobres Criaturas’) vai estrelar “Santo Subito!” (‘Santo Imediatamente!’, na tradução livre), novo thriller baseado na história real da canonização do Papa João Paulo II.
A trama acompanha Ruffalo no papel do Padre Joseph Murolo, clérigo americano convocado pelo Vaticano para servir de “advogado do diabo” na investigação da vida do Papa João Paulo II e no seu potencial caminho para a santidade. Ambientado após a morte do pontífice em 2 de abril de 2005, o filme segue Murolo enquanto ele entrevista confidentes e testemunhas, navegando por um “labirinto mortal” que acaba colocando sua própria fé à prova.
A direção fica por conta do francês Bertrand Bonello (‘A Besta’), comandada a partir de um script assinado por ele mesmo em parceria com Thomas Bidegain – indicado ao Oscar por seu trabalho em “Emilia Pérez” (2024).
As filmagens do longa estão previstas para começarem em 9 de março de 2026, com locações na Itália e Polônia, prometendo levar os espectadores em uma jornada entre a emoção e um acerto de contas teológico.
O título do longa é uma homenagem à expressão italiana que se popularizou mundialmente no funeral do Papa João Paulo II em 2005, quando a multidão clamava por sua canonização imediata com faixas e gritos na Praça de São Pedro. O pedido foi atendido, com o pontífice sendo beatificado em 2011 e canonizado em 2014, um processo considerado recorde pela Igreja Católica, que costuma levar décadas para oficializar o processo.
Produtoras europeias, como a francesa Mandarim & Compagnie, a italiana Indiana Production e a polonesa Madants, assinam a produção do longa, que tem coprodução e distribuição da Playtime, parte do estúdio Vuelta Group.
Em comunicado oficial, Nicolas Brigaud-Robert, representante da Playtime, descreveu o longa como espiritualmente imersivo:
“Esse filme oferece uma investigação genuína dos bastidores do mundo do Vaticano, ao mesmo tempo que nos leva ao reino da fé e dos valores. O roteiro é envolvente, e não consigo imaginar ninguém ficando indiferente com a jornada do padre Murolo, e Ruffalo vai trazer a profundidade e intensidade que o personagem merece”.
O longa deve ser apresentado para compradores durante o American Film Market – evento anual da indústria cinematográfica que foca na aquisição e negociação de filmes –, que acontece entre 11 e 16 de novembro deste ano. Demais informações sobre “Santo Subito!”, como outros nomes para o elenco ou data de estreia, ainda não foram divulgadas.
