Maria Fernanda Cândido | A trajetória da atriz até o Mundo Bruxo de Animais Fantásticos
Das novelas para Hollywood: como a atriz chegou até aqui?
No último dia 14, os cinemas brasileiros receberam a estreia de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, terceiro e mais novo longa da saga spin-off de Harry Potter.
Entre muitas emoções que o filme carrega, como a conflituosa relação entre Dumbledore (Jude Law) e Grindelwald (Mads Mikkelsen), uma surpresa foi reservada especialmente para os potterheads do nosso país: a presença de Vicência Santos, interpretada pela atriz Maria Fernanda Cândido.
Como a artista explica no vídeo acima, o processo para que ela fizesse parte do projeto foi atípico em sua carreira. Após firmar diversos acordos sobre confidencialidade e realizar um teste sem saber para qual filme seria, Maria Fernanda pôde, enfim, tornar-se uma importante peça desse universo. Vicência, candidata ao cargo de Chefe Suprema da Confederação Internacional dos Bruxos, é uma personagem com enorme potencial na franquia.
A atriz, conhecida por diversos trabalhos na televisão e cinema nacionais, agora apresenta seu talento ao mundo mágico criado por J.K. Rowling. No entanto, bem antes de imaginar viver uma bruxa brasileira nos cinemas, Maria Fernanda já deixava sua marca em produções de diversos cantos do globo.
Relembre e conheça mais detalhes sobre a trajetória da atriz, que segue brilhando nos cinemas em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore:
INÍCIO DE CARREIRA
Nascida na cidade de Londrina, no Paraná, Maria Fernanda Cândido tornou-se modelo aos 14 anos. Pouco tempo depois, aos 16, já se preparava para passar uma temporada em Paris e Milão, grandes capitais da moda europeia: "Meus tempos de modelo me prepararam para a vida profissional com muita agilidade", disse ela, à Exame.
Retornando para o Brasil, Maria cursou terapia ocupacional pela Universidade de São Paulo. Assim como a profissão de modelo, que culminou num amadurecimento precoce, a formação acadêmica a aproximou de pessoas plurais e de suas angústias. Para ela, a vivência e os estudos sobre o tema possibilitaram que ela conhecesse as mais diversas facetas humanas. A experiência foi, de forma indireta, um "plus" para a atuação e uma ajuda na construção de personagens ainda mais complexos.
TELEVISÃO E NOVELAS: A FAMA METEÓRICA
Sim, a maioria de nós conheceu Maria Fernanda através de papéis marcantes em novelas. Contudo, antes de explodir nas telinhas, a atriz seguiu o caminho de outras gigantes da profissão: começou em pequenas participações, e algumas que você talvez nem tenha percebido.
Na imagem acima, vemos uma reprodução da abertura da novela A Indomada, sucesso de 1997 da Rede Globo. Ainda desconhecida do grande público, Maria Fernanda foi a estrela da vinheta, que introduzia diariamente o folhetim de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares.
Pequenos trabalhos antecederam o sucesso estrondoso da atriz, que aconteceu rapidamente, dois anos depois. Paola, sua personagem e par romântico do veterano Raul Cortez, roubou a cena em Terra Nostra, outra novela da Globo. A partir daí a carreira de Maria Fernanda Cândido cresceu exponencialmente - trabalhos em importantes produções televisivas como Aquarela do Brasil, Esperança e A Força do Querer compõem o seu vasto currículo.
Nos cinemas, Dom (2003) foi seu primeiro filme de destaque. A releitura cinematográfica de Dom Casmurro, livro de Machado de Assis, foi a primeira oportunidade de a atriz visitar a obra do romancista. Anos mais tarde, na minissérie Capitu (2008), Maria voltou a dar vida à personagem-título, em uma versão mais clássica da história.
Dom abriu portas para a artista nos cinemas, e sua estreia foi aclamada pelos críticos. O filme de Moacyr Góes rendeu um Kikito de Melhor Atriz para Fernanda, importante prêmio do Festival de Gramado.
RUMOS INTERNACIONAIS E O MERGULHO NO MUNDO BRUXO
Em 2016, Meu Amigo Hindu estreava nos cinemas. O filme traz a atriz na pele de Lívia, esposa do protagonista Diego. Dirigido por Hector Babenco e todo falado em inglês, o filme é estrelado por Williem Dafoe, grande nome de Hollywood com quem Maria Fernanda teve a honra de contracenar.
Fluente em outras línguas, como italiano e francês, seu talento e o trabalho no filme acabaram abrindo portas para a atriz na indústria internacional. Logo depois do lançamento, a atriz passou a viver com o marido e filhos na França, e trabalhou no cinema europeu desde então: O Traidor (2019, Itália) e Les Chambres des Merveilles, este último ainda em pós-produção, são alguns exemplos.
E foi em paralelo com esses trabalhos, aceitando o convite de uma agente europeia, que Maria Fernanda Cândido se viu surpresa com a oportunidade de ingressar no novo longa de Animais Fantásticos. Segundo ela, o processo foi bem específico - não precisaria ser apenas uma atriz brasileira: os produtores queriam que Maria Fernanda interpretasse a personagem, direcionando a proposta especialmente para ela.
Felizmente, Maria Fernanda Cândido foi aprovada em todas as etapas, e podemos vê-la radiante em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore. Ao lado de grandes nomes do cinema, como Mads Mikkelsen (Grindelwald), Eddie Redmayne (Newt Scamander), Jude Law (Alvo Dumbledore), Ezra Miller (Credence / Aurelius Dumbledore), Katherine Waterston (Tina Goldstein) e Dan Fogler (Jacob Kowalski), a intérprete de Vicência Santos é uma elegante e poderosa representante do Brasil na franquia.
O novo longa da saga chegou aos cinemas em 14 de abril, e segue em cartaz nas telonas - garanta o seu ingresso para o filme através do nosso site ou app.
Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Telegram! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse t.me/ingressocom e participe!