- Notícias
- >
- Live-actions da Disney: descubra os já confirmados e relembre os clássicos que merecem adaptação
Live-actions da Disney: descubra os já confirmados e relembre os clássicos que merecem adaptação
A mais nova adição do estúdio, ‘Lilo e Stitch’, estreia nos cinemas nesta quinta-feira (22)

Desde 1937, com o lançamento de “Branca de Neve e os Sete Anões”, a Disney construiu um legado composto por produções animadas que encantam jovens e crianças por décadas.
Buscando reimaginar a magia dessas histórias, o estúdio deu início a uma leva de adaptações em live-action que moderniza narrativas, revive personagens amados e aproxima as novas gerações dos clássicos da Casa do Mickey Mouse. Atualmente, já são mais de 20 longas revisitados, com uma lista de muitos outros que, em breve, chegarão às telonas.
“Lilo & Stitch”, o mais recente deles, estreia na próxima quinta-feira (22) nos cinemas. O novo live-action já se tornou a maior pré-venda do ano na Ingresso.com, e promete conquistar milhões de fãs em todo o mundo.
Compre seus ingressos para “Lilo e Stitch”
Para celebrar o lançamento do longa, nós da Ingresso.com listamos os próximos filmes da Disney que serão adaptados para às telonas. Quer saber quais serão os próximos live-actions do estúdio? Confira na lista abaixo:
MOANA: UM MAR DE AVENTURAS
Em abril de 2023, Dwayne “The Rock” Johnson anunciou o desenvolvimento do live-action de “Moana: Um Mar de Aventuras”, inspirado na animação lançada em 2016.
Como seu antecessor animado, o filme celebrará as comunidades e tradições das ilhas do Pacífico, vista pelos olhos de uma jovem ansiosa por trilhar seu próprio caminho.
A jovem atriz Catherine Laga’aia já foi confirmada como a protagonista, enquanto The Rock fará o papel de Maui, personagem que o mesmo emprestou sua voz para o original. Outros nomes como Rena Owen (‘Siren’), John Tui (‘Han Solo: Uma História Star Wars’) e Frankie Adams (‘The Expanse’) também foram confirmados na adaptação, interpretando vovó Tala, Chefe Tui e Sina, respectivamente.
Com roteiro escrito por Jared Bush, o mesmo responsável pela animação, e direção de Thomas Kail (‘Hamilton’), o live-action de “Moana: Um Mar de Aventuras” conta com produção de The Rock, Lin-Manuel Miranda e Auli’i Cravalho. A estreia do live-action "Moana" está marcada para 10 de julho de 2026 nos cinemas dos Estados Unidos.
ENROLADOS
A notícia de que animação de 2010 viraria live-action foi confirmada em dezembro de 2024, pela revista Variety.
Com direção de Michael Gracey (‘O Rei do Show’) e roteiro de Jennifer Kaytin Robinson (‘Thor: Amor e Trovão’), a produção, que conta a história da princesa Rapunzel, já estava em busca do elenco ideal. Contudo, em abril de 2025, o estúdio anunciou que o projeto entraria temporariamente “em suspensão”.
Até o momento, outras informações sobre a adaptação não foram divulgadas.
MOGLI: O MENINO LOBO 2
Lançado em 2016, o live-action de “Mogli: O Menino Lobo”, realizado por Jon Favreau, foi um enorme sucesso. Uma sequência para o longa foi confirmada no mesmo ano, segundo a revista The Hollywood Reporter.
Em entrevista à época, o roteirista Justin Marks (‘Top Gun: Maverick’) afirmou que a ideia era aprofundar a história da obra “O Livro da Selva”, assim como trazer à luz questões levantadas na animação de 1967, mas que acabaram ficando de fora da trama lançada em 2016.
Outros detalhes, como retorno de atores, novos nomes para o elenco e data de estreia, ainda não foram divulgados.
ALADDIN 2
Em 2019, a Disney lançou o live-action inspirado na animação de 1992, “Aladdin”, com Mena Massoud como o personagem-título, Will Smith interpretando o Gênio e Naomi Scott dando vida a princesa Jasmine.
Com um enorme sucesso na bilheteria, não foi surpresa alguma que uma sequência para o longa fosse anunciada e, em 2020, a revista Variety confirmou o desenvolvimento da continuação.
A última atualização sobre o projeto foi anunciada em 2023, quando Massoud relatou ao portal Screen Rant que o desenvolvimento do longa havia sido temporariamente suspenso. Desde então, nenhuma outra notícia sobre o filme foi revelada.
CRUELLA 2
Em 2021, a estrela Emma Stone (‘Pobres Criaturas’) interpretou Cruella de Vil no filme "Cruella”, longa que apresentou uma história de origem para a infame vilã da Disney.
O longa, uma prequela de “101 Dálmatas”, tem pouca ligação com a animação. Contudo, alguns personagens fazem aparições no filme, como Roger e Anita, donos dos cachorros.
Em agosto de 2021, a Disney anunciou planos para uma sequência, com Stone confirmada para reprisar seu papel. Em janeiro de 2024, quando questionada pela revista Variety sobre em que pé estaria o projeto, a atriz apenas respondeu que é “um trabalho em andamento”.
Outros nomes para o elenco, assim como uma data de lançamento para "Cruella 2", ainda não foram divulgados.
O CORCUNDA DE NOTRE DAME
Baseado no romance gótico do escritor Victor Hugo, “O Corcunda de Notre Dame” é uma das adaptações mais emocionantes da Disney. A animação de 1996 foi ousada ao trazer uma trama bem diferente do que o estúdio estava acostumado a abordar na época.
Em 2019, a revista People confirmou que o live-action da animação estava em desenvolvimento, com os compositores das canções originais de volta. A produção fica por conta de David Hoberman, Todd Lieberman e Josh Gad – esse último sendo apontado como intérprete de Quasimodo, embora nada tenha sido confirmado.
Com roteiro do ganhador do Tony, David Henry Hwang – conhecido por seus trabalhos como roteirista de peças teatrais –, o live-action de “O Corcunda de Notre Dame” recebeu sua última atualização em 2023, quando o compositor Alan Menken revelou ao portal Comicbook que, devido as diversas camadas de problemas reais que envolvem a história, o roteiro ainda estava em desenvolvimento.
BAMBI
Lançada em 1942, a animação “Bambi” levou gerações às lágrimas ao apresentar a traumática morte da mãe do protagonista. A nova versão do clássico, desenvolvida por imagens geradas por computador (CGI), foi anunciada em janeiro de 2020. Na época, a revista Variety reportou que Sarah Polley (‘Entre Mulheres’) dirigiria o filme, a partir de um roteiro escrito por Geneva Robertson-Dworet ('Capitã Marvel') e Lindsey Beer (‘Star Trek 4').
Contudo, em março de 2024, de acordo com informações divulgadas pelo portal The Wrap, a adaptação perdeu sua diretora e a contribuição de Beer no roteiro, enquanto a dupla preferiu focar em outros projetos.
ROBIN HOOD
Em abril de 2020, a revista The Hollywood Reporter anunciou que a Disney faria um remake da animação de 1973, “Robin Hood”. Na nova história, apresentada em formato musical, os animais antropomorfos seriam desenvolvidos em CGI, representando raposas, ursos e leões com traços humanoides – uma homenagem direta a animação.
Na época, foi anunciado que Carlos López Estrada (‘Raya e o Último Dragão’) estava no comando da direção, com Kari Granlund (‘A Dama e o Vagabundo’) contratada para escrever o script. Contudo, até o presente momento, novos detalhes sobre a adaptação não foram revelados.
HÉRCULES
Em abril de 2020, a revista The Hollywood Reporter divulgou que um live-action para "Hércules", a animação do semideus filho de Zeus, estava em desenvolvimento, com Dave Callaham (‘’Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis’) escalado para escrever o roteiro.
Os produtores responsáveis pela nova adaptação são Joe e Anthony Russo, a famosa dupla de irmãos conhecida pela direção de “Vingadores: Ultimato” (2019).
Os Irmãos Russo confirmaram que o novo longa não será um remake da animação, mas que trará muitas novidades à trama, incluindo “um toque mais moderno” ao original de 1997.
Detalhes sobre o projeto, como nomes para o elenco e data de estreia, ainda não foram revelados.
OS ARISTOGATAS
Em janeiro de 2022, o portal Deadline reportou que uma adaptação do clássico de 1970, “Os Aristogatas”, estava em desenvolvimento, com Will Gluck (‘Pedro Coelho 2: O Fugitivo’) e Keith Bunin contratados como roteiristas.
O longa, que já estaria em desenvolvimento pela Disney, deverá ser um híbrido entre animação gerada por computação gráfica e live-action. Ahmir Khalib Thompson, também conhecido como Questlove, foi o escolhido para dirigir o filme, depois de ganhar o Oscar de Melhor Documentário por “Summer of Soul (...ou, Quando a Revolução Não Pôde Ser Televisionada)” (2021).
Até o momento, a data de lançamento e nomes para o elenco não foram revelados.
A ESPADA ERA A LEI
Ao que tudo indica, o live-action de “A Espada era a Lei” deve estrear diretamente no Disney+, assim como aconteceu com “Peter Pan & Wendy” (2023) e “Pinóquio” (2022).
Inspirado na animação homônima de 1963, bem como nas lendas Arturianas, as filmagens do live-action estavam previstas para iniciarem em 2018, mas acabaram sendo adiadas.
Poucas notícias sobre o longa foram divulgadas desde então, mas, até o momento, Juan Carlos Fresnadillo (‘A Donzela’) permanece como o diretor do filme, trabalhando a partir de um roteiro de Bryan Cogman (‘Game of Thrones’).
BÔNUS: ANIMAÇÕES DA DISNEY QUE MERECEM UMA VERSÃO EM LIVE-ACTION
POCAHONTAS
Lançado em 1995, a trama é livremente baseada na história real da indígena Pocahontas, mostrando o encontro com o colonizador inglês John Smith e os conflitos entre suas culturas.
Com visuais coloridos de tirar o fôlego, a animação tem músicas marcantes em seu repertório, como “Cores do Vento” e “Lá na Curva o que é que Vem?”. A trama merece ser readaptada para os cinemas, dessa vez com um maior rigor histórico e representatividade indígena, buscando ser mais fiel ao legado da heroína Pocahontas.
TARZAN
Em 1999, a Disney lançou “Tarzan”, filme baseado no personagem fictício criado por Edgar Rice Burroughs, em 1912. Após sobreviver a um naufrágio, o órfão Tarzan é criado por gorilas na selva, e descobre sua humanidade após conhecer a exploradora Jane.
A ligação do personagem com a natureza e os animais, bem como sua jornada de crescimento e autodescoberta, são elementos que podem ser explorados de forma impactante em um live-action.
ATLANTIS: O REINO PERDIDO
Com uma história envolvente e uma aventura cativante, “Atlantis: O Reino Perdido” não foi um grande sucesso quando lançado em 2001. O longa fugia do padrão da Disney à época, com ausência de músicas e com um tom mais maduro que adicionava elementos de ficção científica à sua história.
A trama, que acompanha um grupo de exploradores em busca da lendária cidade submersa de Atlântida, talvez alcançasse maior sucesso em um remake, trazendo cenários futuristas steampunk e um tom mais complexo para os personagens.
O novo longa poderia introduzir novos elementos e se aprofundar na mitologia acerca da civilização submersa, com uma capacidade real de expansão desse universo.
A PRINCESA E O SAPO
“A Princesa e o Sapo”, que adapta o conto dos Irmãos Grimm de mesmo nome, narra a história da jovem e sonhadora Tiana. Moradora da efervescente Nova Orleans, a moça é levada a beijar um príncipe anfíbio, o que a faz, acidentalmente, virar um sapo.
Com uma trilha musical impactante, uma ode à cultura do jazz, o live-action poderia evidenciar essa riqueza sonora, explorando a influência do ritmo musical e as tradições afro-americanas.
FROZEN: UMA AVENTURA CONGELANTE
Um dos maiores sucessos do século, a animação é vagamente inspirada no conto “A Rainha da Neve”, do escritor escandinavo Hans Christian Andersen.
Na trama do filme, lançado em 2013, seguimos a história das irmãs Elsa e Anna, princesas do reino de Arendelle. Com músicas inesquecíveis e uma história comovente sobre o amor familiar, “Frozen: Uma Aventura Congelante” segue sendo uma das histórias mais rentáveis do estúdio, com a sequência “Frozen 3” prevista para estrear em 2027 nos cinemas.
Um live-action de uma das obras mais amadas da Disney seria um grande acerto, com a possibilidade de explorar a origem dos poderes de Elsa, ampliar o folclore nórdico e até mesmo tornar a ligação das irmãs ainda mais emocionante - já que o vínculo de Anna e Elsa é o foco da história.