Eles foram dignos? Descubra 10 personagens que já levantaram o martelo do Thor
Segundo a lenda, o Mjolnir só pode ser erguido por quem realmente é merecedor
Os quadrinhos da Marvel, além de trazer uma série de personagens originais, também possuem uma gama de super-heróis baseados em lendas e mitos ancestrais.
Este é o caso de Thor, o deus do trovão. A divindade, cultuada na mitologia nórdica, é filho de Odin, soberano do Reino de Asgard. Algumas adaptações foram feitas ao longo do desenvolvimento do personagem nas HQs, no entanto, diversas características originais foram mantidas. Uma delas é a principal arma utilizada por Thor: o Mjolnir.
Na mitologia, o martelo de Thor é um símbolo de força e poder, com o qual o deus é capaz de controlar a energia dos trovões. Já nos quadrinhos, a história é semelhante, mas guarda uma lição filosófica sobre quem é capaz de empunhá-lo: em teoria, apenas os mais dignos podem fazê-lo.
O Universo Cinematográfico da Marvel já fez uso do significado por trás do Mjolnir algumas vezes. Uma das cenas mais marcantes aconteceu em Vingadores: Ultimato (2019), quando Steve Rogers (Chris Evans), o Capitão América, consegue enfim levantar o martelo. Neste momento, um dos personagens mais nobres do MCU presencia uma prova concreta de sua dignidade, levando os espectadores das salas de cinema à loucura.
Mas, será que apenas os merecedores, donos de almas, ações e personalidades imaculadas, são capazes de erguer o Mjolnir? Descubra conferindo nossa lista com dez personagens que já levantaram o martelo do Thor:
1 | ODIN
Além de ser o rei de Asgard, Odin também encomendou o Mjolnir - mais do que ninguém, ele poderia segurá-lo! O soberano foi quem solicitou aos anões de Nidavellir que forjassem a arma, que serviria tanto como uma ferramenta de construção, como de destruição.
Ele também foi o responsável por lançar o encantamento no Mjolnir, o que faz com que o artefato só possa ser erguido por quem for realmente digno.
2 | VIÚVA NEGRA
Nos quadrinhos de What If…?, cuja versão em série animada está sendo exibida no Disney+, a Viúva Negra não só foi capaz de erguer o famoso martelo, como também se declarou Rainha de Asgard. O momento em questão faz parte da realidade alternativa de What If…? sobre os eventos da Guerra de Ultron.
3 | CONAN
Ainda nas HQs de What If…?, que remontam importantes eventos dos quadrinhos sob perspectivas alternativas, Thor vira aliado de Conan. Durante uma batalha, o deus do trovão é gravemente ferido, e decide entregar o Mjolnir ao bárbaro. De posse do martelo, ele vence a luta e salva o asgardiano.
4 | DEADPOOL
É isso mesmo! O mercenário tagarela já empunhou o Mjolnir - ou algo bem próximo disso. Na verdade, Loki forja um martelo argardiano especialmente para Deadpool, fingindo ser o Mjolnir original. O fato aconteceu na edição #37 dos quadrinhos do anti-herói, lançada em 1997.
5 | MULHER-MARAVILHA
E você pensando que apenas os personagens da Marvel eram dignos de usar o Mjolnir, não é? Na série de quadrinhos DC vs Marvel, publicada originalmente em 1996, Diana Prince presencia uma batalha entre Shazam e Thor, e o Mjolnir acaba indo parar em suas mãos.
Ela empunha o martelo e adquire os poderes de deusa do trovão, mas decide não usá-lo, por acreditar que a arma representa uma vantagem injusta sobre seus adversários. É digna demais!
6 | SUPERMAN
Outro personagem da DC Comics que já foi capaz de erguer o Mjolnir foi o Superman. Em uma edição de 2004 de Liga da Justiça e Vingadores (LJA/Vingadores), as equipes se unem em uma batalha contra o imortal Krona.
No auge da luta, apenas o Homem de Aço tem forças para enfrentar o vilão, e Thor arremessa seu martelo para que o kryptoniano tenha mais chances de vencer o combate.
7 | VISÃO
Não podemos deixar de fora desta lista o Visão, vivido nos cinemas Paul Bettany. O fato ocorreu em Vingadores: Era de Ultron (2015), quando a equipe de super-heróis estava descrente de seu potencial. Alguns dizem que o sintozóide foi capaz de erguer o Mjolnir pois não era humano, e outros acreditam que a pureza e boas intenções do personagem fizeram com que ele se tornasse digno.
8 | HELA
Irmã de Thor, primogênita do deus Odin, Hela foi a primeira portadora do Mjolnir. Quando seu pai decidiu tornar-se um rei benevolente, ela continuou com seus propósitos sanguinários, e acabou sendo exilada pelo soberano de Asgard.
Vivida pela atriz Cate Blanchett, ela retorna em Thor: Ragnarok (2017). Depois da morte de Odin, Hela faz questão de reaver o seu antigo martelo, e também de destruí-lo.
9 | LOKI
Membro importante da “grande família” de Asgard, Loki também já foi um dos personagens a ter o Mjolnir em mãos - por mais de uma vez, inclusive. Um exemplo aconteceu em um crossover dos quadrinhos, entre Vingadores e X-Men.
Na história, a Feiticeira Escarlate lança um encantamento de reversão, que alterna a personalidade de alguns personagens: mocinhos viram vilões, e vice-versa. Assim, Loki adquire algumas características nobres de Thor, tornando-se digno de erguer o famigerado martelo.
10 | PODEROSA THOR
As prévias de Thor: Amor e Trovão, novo filme solo do personagem, já revelaram que Jane Foster (Natalie Portman) será capaz de erguer a arma no MCU.
Esse feito também acontece nos quadrinhos, logo após a saga Pecado Original. Jane encontra o Mjolnir abandonado na Lua, quando Thor não consegue mais erguê-lo. Uma magia toma conta de Foster e, como sempre precisa haver um deus do trovão, ela de fato assume o posto.
No entanto, ela está enfrentando um câncer bem agressivo, e sempre que se transforma na Poderosa Thor, o tratamento para a doença regride, enfraquecendo-a cada vez mais.
Não sabemos como a história da Poderosa Thor se dará e Amor e Trovão, mas o longa com certeza explicará como ela se tornou uma super-heroína no MCU. A pré-venda para o filme já está aberta, e você pode garantir o seu ingresso antecipado através do nosso site ou app.
A sequência é estrelada por Chris Hemsworth, que volta à pele do personagem-título. O elenco ainda é composto por Chris Pratt, Tessa Thompson, Pom Klementieff, Dave Bautista, Russell Crowe e Christian Bale, que faz sua estreia no Universo Cinematográfico da Marvel como o vilão Gorr, o Carniceiro dos Deuses.
James Gunn, diretor de O Esquadrão Suicida (2021), atua como consultor do longa, dirigido por Taika Waititi. No Brasil, a estreia de Thor: Amor e Trovão acontece no dia 7 de julho, exclusivamente nos cinemas.
Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Telegram! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse t.me/ingressocom e participe!