Logo da Ingresso.com
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
  • Início
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
Das páginas para as telas: 10 diferenças entre o livro e o novo filme de 'Jogos Vorazes' - Ingresso.com
  • Notícias
  • >
  • Das páginas para as telas: 10 diferenças entre o livro e o novo filme de 'Jogos Vorazes'

Das páginas para as telas: 10 diferenças entre o livro e o novo filme de 'Jogos Vorazes'

'A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes' já está nos cinemas

Mariana Assumpção
Invalid Date
Das páginas para as telas: 10 diferenças entre o livro e o novo filme de 'Jogos Vorazes'

[CUIDADO! ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS DE "JOGOS VORAZES: A CANTIGA DOS PÁSSAROS E DAS SERPENTES"]

Na semana passada, a estreia do novo "Jogos Vorazes" movimentou os cinemas do Brasil e do mundo, proporcionando o reencontro dos fãs com a franquia cinematográfica oito anos depois do lançamento de "A Esperança - O Final" nas telonas.

A trama de "Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes" retrata um período que antecede a aventura de Katniss Everdeen, vivida nos cinemas por Jennifer Lawrence. Desta vez, o protagonista é Coriolanus Snow (Tom Blyth), muito antes de se tornar o presidente de Panem. Durante sua passagem como secundarista na Academia, Snow se vê diante de um desafio capaz de mudar seu destino: ele é convidado a ser o mentor da jovem Lucy Gray Baird (Rachel Zegler), a tributo do empobrecido Distrito 12.

A produção é inspirada no livro homônimo, escrito por Suzanne Collins, criadora da saga original. Embora a adaptação esteja sendo elogiada pelos fãs por ser bastante fiel aos escritos originais, algumas mudanças foram feitas pelo diretor Francis Lawrence e pelos roteiristas Michael Lesslie e Michael Arndt.

Afinal, quais são as principais diferenças entre o livro e o filme "Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes"? Confira a nossa lista e descubra:

#1 | EVENTOS MAIS CORRIDOS

Na obra original, os tributos e seus mentores passam mais dias juntos até que a 10ª edição dos Jogos Vorazes comece. Por exemplo: no longa, Snow fica no hospital, após o ataque à Arena, por um breve período; no livro, isso se estende por alguns dias.

#2 | O BEIJO COM ATRASO

Embora o roteiro do filme construa a relação amorosa entre Snow e Lucy desde o dia em que o casal se conhece, o beijo entre eles só acontece no Distrito 12, depois que os Jogos Vorazes chegam ao fim. No livro, eles se rendem à paixão bem antes: Snow e Lucy se beijam no último encontro de orientação, que ocorre antes da competição.

#3 | O QUE ACONTECEU COM CLEMENSIA DOVECOTE?

Quando a personagem de Ashley Liao, a estudante Clemensia Dovecote, é desmascarada pela Dra. Volumnia Gaul (Viola Davis) e suas serpentes multicoloridas, Snow consegue provar ser o único e verdadeiro autor do trabalho sobre a proposta de mudança dos Jogos Vorazes. Depois de ser picada pelas cobras, Clemensia não volta a aparecer no filme, mas, no livro, a personagem ainda tem um certo destaque.

Coriolanus fica preocupado com a saúde da amiga, que começa a desenvolver escamas na pele como consequência do ataque das serpentes mutantes. Clemensia chega a voltar para a Academia e a atuar como mentora de Reaper Ash (Dimitri Abold), o tributo do Distrito 11.

#4 | O PRÊMIO PLINTH

No universo de Jogos Vorazes, o Prêmio Plinth consiste numa bolsa de estudos bancada pelo patriarca dos Plinth, Strabo (Michael Greco), e direcionada aos melhores estudantes da Academia, sem que a escolha tenha qualquer relação com os Jogos Vorazes.

Já no filme, o prêmio é uma espécie de cortina de fumaça e compensação oferecida pela família depois que Sejanus Plinth (Josh Andrés Rivera) entra clandestinamente na Arena e é resgatado por Snow, ocasionando a morte de um tributo. No longa, o Prêmio Plinth é dado ao melhor mentor dos Jogos Vorazes.

#5 | LEPIDIUS MALMSEY, CYRUS E PLURIBUS: OS PERSONAGENS APAGADOS DO FILME

Mesmo que os roteiristas tenham atribuído importantes ações realizadas pelo trio a outros personagens do longa, a existência de Lepidius, Cyrus e Pluribus foi ignorada pela adaptação.

O primeiro, repórter em ascensão, é um dos principais responsáveis por cobrir os acontecimentos dessa edição dos Jogos Vorazes e acompanhar a crescente popularidade de Lucy Gray em Panem - Lucky Flickerman (Jason Schwartzman) é quem acaba desempenhando essa função.

Já Pluribus e Cyrus formam um casal, dono de uma boate e envolvido com o comércio ilegal de Panem. Os dois, além de representarem o único casal assumidamente LGBT+ da série de livros, ajudaram os Snow a passar pelo período da guerra, fornecendo suprimentos a eles. Em "A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes", Pluribus é quem revela mais detalhes a Coriolanus sobre a relação do pai de Snow com o reitor Casca Highbottom (Peter Dinklage) e garante que Lucy Gray tenha um violão para se apresentar diante das câmeras.

#6 | AS MORTES NA ARENA

Os acontecimentos que ocorrem na Arena, palco da competição que intitula o filme, foram bastante modificados na versão cinematográfica da história.

Primeiramente, as câmeras de Panem não captam exatamente tudo o que acontece durante os Jogos Vorazes no livro - quando os competidores se escondem nas catacumbas da Arena, por exemplo, é impossível saber o que ele estão fazendo, até que eles se desloquem para um local onde as câmeras possam filmá-los. Já no filme, os espectadores e mentores acompanham quase todos os movimentos dos tributos em tempo real.

Além disso, as causas das mortes durante os Jogos Vorazes também foram alteradas. Alguns exemplos são os destinos de Dill (Luna Steeples) e Treech (Hiroki Berrecloth) na competição: enquanto Dill morre após ser envenenada pela água contaminada por Lucy no filme, no original é Wovey (Sofia Sanchez) quem encontra a garrafa e bebe a mistura fatal; já Treech, que no longa sucumbe ao inalar o veneno jogado pela protagonista na saída de ar do duto, no livro morre depois de ser picado pela cobra enviada pela Dra. Gaul.

#7 | O BANDO DO DISTRITO 12

Lucy sempre considera o Bando, grupo formado por ela e outros cidadãos de Panem, como uma família. Embora os personagens apareçam no filme, eles não têm o mesmo peso e importância que apresentam na trama do livro, e apenas Maude Ivory Baird (Vaughan Reilly) é quem tem uma participação mais ativa no enredo do longa.

#8 | OS PLINTH E O PESO DA TRAIÇÃO DE SNOW

Outros personagens cujas participações foram reduzidas no filme foram os Plinth, e a mudança reflete, inclusive, no impacto da relação entre Coriolanus Snow e Sejanus Plinth. Amigos na Academia, ambos são enviados aos Distrito 12, para servirem a Panem como Pacificadores.

No livro, antes de ir para o distrito empobrecido, Snow caiu nas graças dos Plinth, principalmente depois de salvar Sejanus na Arena. As duas famílias se unem logo depois que Snow retorna à Capital, o que torna a traição de Coriolanus, revelando os planos revolucionários de Sejanus à Dra. Gaul, ainda mais sórdida na história original.

#9 | A ASCENSÃO DE SNOW COMO MILITAR

O longa mostra Coriolanus recebendo uma oferta de promoção a oficial de Panem no Distrito 2, quando o Comandante Hoff (Burn Gorman) vê que o jovem demonstra um potencial para ser algo além de um Pacificador.

Embora o caminho para a ascensão nas forças militares pareça fácil no filme, no livro a dinâmica não é tão simples: Snow precisa se dedicar aos testes e estudar com afinco para que, enfim, possa provar que está apto para o novo cargo. Seu histórico precisa ser perfeito por algumas semanas, o que se complica depois dos assassinatos de Billy Taupe e Mayfair Lipp, os quais ele tenta encobrir a todo custo.

#10 | PROVAS DELETADAS

Quando Coriolanus retorna à Capital, a Dra. Gaul revela o seu papel nos últimos acontecimentos da vida de Snow. Porém, a conclusão do filme, na qual ela o parabeniza pelo sucesso da última edição dos Jogos Vorazes, é diferente na literatura: no livro, Gaul diz a Snow que, depois que as famílias da Capital viram os perigos que seus filhos poderiam correr ao se tornarem mentores, todos decidiram apagar qualquer prova da existência da 10ª edição do evento, restando apenas uma fita com as gravações, escondida em um cofre pessoal da cientista.

Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Whatsapp! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse o link e participe!

Ver todas as notícias