- Notícias
- >
- Lady Loki, Sylvie, Encantor… afinal, quem é a personagem de Sophia Di Martino na série Loki?

Lady Loki, Sylvie, Encantor… afinal, quem é a personagem de Sophia Di Martino na série Loki?
Variante pode ter dado origem ao Multiverso do MCU
[Cuidado! Artigo recheado de spoilers da série Loki]
Antes da estreia de Loki, do Disney+, muitas especulações giraram em torno da personagem vivida pela atriz Sophia Di Martino. Seu nome estava confirmado no elenco, e sua primeira aparição marcada para acontecer no segundo episódio da série, o qual foi ao ar na última quarta-feira (16).

Nos minutos finais do episódio, após articular uma série de ciladas que confundiram o Deus da Trapaça e toda a Autoridade de Variância Temporal, a personagem mostrou sua verdadeira face ao público.
Sophia estava grávida de nove meses quando recebeu a notícia de que teria sido escolhida para o papel. Em entrevista ao Digital Spy, ela disse que ficou surpresa com o convite, e questionou os executivos da Marvel Studios sobre a decisão - “Eu fiquei, tipo… vocês têm certeza?”, contou a atriz.

Na mesma entrevista, Di Martino agradeceu pelo cuidado e carinho que Tom Hiddleston, intérprete de Loki, dedicou a ela durante as filmagens:
"Se você quiser saber alguma coisa sobre Loki, ele [Hiddleston] é o cara, obviamente. Ele me deu muitos conselhos e realmente cuidou de mim, então, só tenho a agradecer. Ele tomou cuidado para que eu não tropeçasse em nada e garantiu que eu tivesse alguém para sentar ao meu lado na hora do almoço".

Porém, pelo menos por enquanto, a relação de parceria que os atores construíram no set não parece se refletir no destino de seus personagens. No segundo episódio da série, Sophia Di Martino se revelou como a variante que está sendo procurada pela AVT e que, a princípio, seria uma outra versão de Loki.
Antes do episódio ir ao ar, os rumores sobre a série diziam que Sophia Di Martino daria vida à Lady Loki, personagem já conhecida dos quadrinhos. Você sabe quem é ela?
QUEM É LADY LOKI?

Nos quadrinhos, a personagem apareceu logo após os eventos de Ragnarok. Neles, Loki foi morto e, a princípio, parecia impossível que o personagem retornasse. Porém, como sua existência é um eterno ciclo, Loki volta à vida. No entanto, ele acaba possuindo um corpo anteriormente destinado à Lady Sif, uma guerreira asgardiana que já teve um romance com Thor.
Loki se revela para seu irmão, assumindo sua versão feminina. Ela alega que, desta vez, não quer mais viver conspirando ou tramando falsidades: Lady Loki só deseja ser feliz.
Logo depois, a fala da personagem se mostra mais uma de suas mentiras - a personalidade de Loki não mudou, e mesmo que agora tenha assumido uma identidade feminina, continua sendo essencialmente trapaceira.

Nesse arco dos quadrinhos, Loki acaba deixando o corpo de Lady Sif, assumindo novamente uma identidade de gênero masculina.
Porém, em Pecado Original: Thor e Loki - O Décimo Reino (Original Sin: Thor & Loki - The Tenth Realm), lançada em 2014, Loki é apresentado nas HQs como um personagem gênero-fluido, o que condiz com suas características na mitologia nórdica. Assim, Lady Loki aparece novamente, sendo uma das identidades do personagem ao longo da trama dos quadrinhos.
Desde o início da série do Disney+, a AVT trata a variante fugitiva como uma versão do Deus da Trapaça, e isso se encaixou aos rumores que apontavam a presença de Lady Loki na trama.

E SE NÃO FOR A LADY LOKI?
Algumas pistas foram bem claras em relação a identidade da personagem de Sophia Di Martino - as afirmações da Autoridade de Variância Temporal, seus trajes e o poder de possuir diversos corpos. Mas será que Lady Loki é a única capaz de reunir tais características?
O primeiro sinal de que Sophia talvez não esteja interpretando a personagem foi visto nos créditos internacionais. Os nomes dos dubladores são revelados ao final do episódio, e a dubladora que empresta a voz à Sophia Di Martino, na versão em castelhano, foi creditada a uma personagem chamada Sylvie, como pode ser visto na imagem abaixo:

Na versão em português, a personagem é referenciada nos créditos como “A variante”. O suposto erro do serviço de streaming pode ter revelado a verdadeira identidade da personagem: Sylvie Lushton.
QUEM É SYLVIE LUSHTON, A ENCANTOR?

Antes de entendermos quem é Sylvie, precisamos conhecer a história de Amora, a Encantor original. A jovem asgardiana foi criada por Stan Lee e Jack Kirby, em 1964. Amora foi muito dedicada aos estudos da magia de Asgard e assumiu a identidade de Encantor, uma poderosa feiticeira, de métodos levemente duvidosos.
Encantor já teve um relacionamento amoroso com Thor, e aliou-se a vilões para destruir Jane Foster, a mortal amada pelo Deus do Trovão. Encantor também desenvolveu parte de sua magia seduzindo alguns feiticeiros de Asgard, em busca de poder.

Muitos anos depois, nos quadrinhos de 2009, Sylvie surge como uma jovem comum, a princípio. Porém, da noite para o dia, a menina acorda com superpoderes. No arco das HQs chamado Reinado Sombrio: Jovens Vingadores (Dark Reign: Young Avengers), Sylvie e sua magia são mais uma obra de Loki.
O Deus da Trapaça explica que criou a mortal por ter gostado da ideia de dar vida a um ser com características asgardianas. Assim, presume-se que ela de fato nunca esteve viva até ser criada por Loki - suas memórias antes de possuir superpoderes não são reais.

Sylvie Lushton decide se juntar aos Jovens Vingadores e usar o nome e o estilo de Amora, a Encantor original. Embora não esteja claro o motivo pelo qual Loki concedeu poderes a ela, eles são especialmente raros, e podem superar os de Amora: Sylvie é capaz de praticar feitiçaria, manipulação mental, transmutação, teletransporte e telecinese, entre diversas outras habilidades.
Outro pequeno detalhe que pode associar diretamente a personagem de Sophia Di Martino à Encantor é a cor de seus cabelos. Sophia possui madeixas castanhas, e precisou tingi-las para o papel. Nos quadrinhos, Lady Loki tem os cabelos escuros; já Sylvie Lushton, é loira. Coincidência?

Sendo Sylvie ou Lady Loki, a personagem já está mexendo com as estruturas do Universo Cinematográfico da Marvel, o MCU. Assim que bombardeou a Linha do Tempo Sagrada, nos minutos finais do episódio A Variante, ela possivelmente deu origem ao Multiverso, que será explorado nas próximas produções da Marvel Studios.
As respostas concretas sobre a origem da variante estarão nos próximos episódios de Loki, que irão ao ar exclusivamente no Disney+.