'John Wick 4': Relembre os principais acontecimentos da saga antes de assistir ao filme
Lançada em 2014, franquia ganha novo capítulo que chega hoje às telonas
Nesta quinta-feira (23), 'John Wick 4: Baba Yaga' estreia nos cinemas do Brasil. A sequência, que pode ser a última focada na saga do assassino de aluguel, já acumula 94% de aprovação por parte dos críticos do Rotten Tomatoes, e vem gerando enorme expectativa nos fãs do personagem.
Keanu Reeves dá vida ao personagem-título desde 2014, quando o primeiro longa da saga foi lançado. Você se lembra de tudo o que aconteceu nos filmes anteriores?
Não se preocupe, a Ingresso.com te ajuda a recapitular toda a franquia e chegar preparado para assistir a 'John Wick 4' nos cinemas. Mas, cuidado: este texto contém spoilers de 'John Wick: De Volta ao Jogo' (2014), 'John Wick: Um Novo Dia Para Matar' (2017) e 'John Wick 3: Parabellum' (2019).
JOHN WICK: DE VOLTA AO JOGO (2014)
É neste filme que somos apresentados ao Sr. Wick, enquanto ele vive um luto intenso após perder a esposa, Helen, interpretada pela atriz Bridget Moynahan.
Foi sua devoção ao amor perdido que fez o ex-assassino de aluguel abandonar o submundo do crime, embora deixar o passado para trás não fosse uma tarefa fácil. Vítima de uma grave doença, antes de morrer, Helen deixou um presente para John: a pequena Daisy, uma encantadora cadela da raça Beagle.
O viúvo, apegado à nova companheira que o ajuda a enfrentar a perda recente, é então surpreendido pelo mafioso Iosef Tarasov (Alfie Allen), que invade sua casa sem aviso prévio. Irritado por não conseguir comprar o carro de Wick, ele e seus comparsas decidem roubar o veículo, e matam Daisy durante a investida: é nesse momento que entendemos que carros e cachorros são algumas das paixões do personagem de Keanu Reeves.
O último elo com Helen foi brutalmente assassinado, e os instintos de John, adormecidos há anos, renascem para vingar a morte injusta de Daisy. O assassino, então, "volta ao jogo" com ajuda de Aurélio (John Leguizamo), mecânico e amigo de longa data do protagonista. No caminho da vingança, além de Iosef, ele encontra Viggo Tarasov (Michael Nyqvist), pai do rapaz e ex-chefe de Wick, que já conhece sua reputação e potencial.
A família Tarasov comanda a máfia de Nova Iorque, e o risco que Wick oferece a eles faz com que Viggo desembolse 2 milhões de dólares como recompensa para quem conseguir matar John. Enquanto o criminoso mobiliza assassinos para deter Wick, o protagonista faz de tudo para chamar a atenção de Viggo. Ele acaba sendo pego, porém, com a ajuda de Marcus (Willem Dafoe), seu antigo mentor, Wick consegue matar Viggo e Iosef.
O longa também apresenta outros personagens da franquia, que dão as caras nos filmes que se seguem, como a turma do Continental, famoso hotel do submundo: o gerente Winston (Ian McShane) e o concierge Charon, interpretado por Lance Reddick, ator falecido no último dia 17.
JOHN WICK: UM NOVO DIA PARA MATAR (2017)
O sucesso do primeiro longa animou os produtores, que expandiram o universo da franquia no segundo longa, lançado em 2017. Em 'John Wick: Um Novo Dia Para Matar', o também mafioso Santino D'Antonio (Riccardo Scamarcio), que ajudou Wick a largar a vida de crimes, o relembra que abandonar esse submundo não é uma opção viável.
Um dos maiores nomes da máfia italiana, Santino mostra a John um medalhão, que representa um pacto de sangue. Em teoria, quem tiver a posse do artefato de um assassino pode obrigá-lo a cumprir uma promessa. Porém, Wick não cede ao pedido de Santino, e o criminoso explode a casa de John como represália.
O ex-assassino e seu novo cão, o qual resgatou de uma clínica veterinária no longa anterior, sobrevivem ao atentado. Sem opção, Wick reencontra Santino e descobre a missão que lhe foi imposta: assassinar Gianna D'Antonio (Claudia Gerini), irmã do rapaz, para que ela não ocupe o lugar do pai deles na Alta Cúpula, como é chamado o conselho dos chefes do crime organizado da franquia.
John viaja até a Itália e consegue matar Gianna, porém, seu guarda-costas Cassian (Common) e a assassina Ares (Ruby Rose) vão ao encalço de Wick. Traído por Santino, ele descobre que o mafioso ofereceu uma recompensa de 7 milhões de dólares por sua cabeça (ainda maior que a quantia do longa anterior).
Agora não tão descolado da função, mas ainda relutante, o ex-matador consegue voltar a Nova Iorque, e vários assassinos o perseguem, incluindo Cassian. Durante um embate no metrô, John mata o segurança de Gianna, e vai em busca de Santino.
O mafioso se escondeu no Hotel Continental, local cuja única regra é não poder matar. Porém, Wick ignora o código dos assassinos e atira mortalmente em Santino. Como consequência, John perde todos os privilégios e é banido para sempre do Continental, enquanto a máfia italiana dobra a recompensa para quem o capturar.
Winston, o gerente do Continental, deixa Wick fugir, devido aos anos de amizade da dupla, e John se vê sozinho contra todo o resto do submundo.
JOHN WICK 3: PARABELLUM (2019)
Logo depois de fugir do Hotel Continental, John deixa o seu cachorro sob os cuidados de Charon, o concierge do local, e luta para sair com vida de Nova Iorque. Neste momento, a máfia já oferece 15 milhões de dólares por sua cabeça, e lutando com assassinos mercenários, ele vai até uma biblioteca para pegar um medalhão de pacto de sangue e um antigo crucifixo, escondidos em um livro.
Os objetos ajudam Wick a chegar ao Ancião (Saïd Taghmaoui), única pessoa hierarquicamente acima da Alta Cúpula, e que pode ajuda-lo a lidar com as consequências de seus atos.
Ele entrega o crucifixo para a Diretora (Anjelica Huston), e o artefato dá direito a uma viagem para Casablanca, sob os cuidados da velha amiga. Ao chegar no local, ele encontra a assassina Sofia (Halle Berry), cujo sangue estava no medalhão que ele pegou em Nova Iorque.
Assim, a moça é obrigada a fazer um favor ao protagonista: localizar o Ancião. Sofia e seus dois cães agressivos, da raça pastor alemão, ajudam Wick a descobrir que, para encontrar o personagem de Saïd Taghmaoui, ele precisa vagar sozinho pelo deserto.
John então parte para a missão quase suicida, desmaia de cansaço sobre a areia escaldante, e acorda frente a frente com ele, o único capaz de salvá-lo da perseguição da Alta Cúpula. Durante o encontro, Wick confessa ao Ancião que o amor por Helen, sua falecida esposa, é o que lhe dá forças para viver. O Ancião explica que, para dar fim à perseguição, Wick precisa matar Winston, já que o amigo traiu a Alta Cúpula ao deixá-lo fugir do Hotel Continental logo depois de matar Santino.
Enquanto isso, a Juíza (Asia Kate Dillon), membro da Alta Cúpula e responsável por fazer valer as regras do submundo, avisa a Winston que ele tem alguns dias para renunciar ao cargo de gerente do Continental. Logo depois, ao saber que a Diretora ajudou Wick a encontrar o Ancião, a Juíza a pune pela traição.
O Rei de Bowery (Laurence Fishburne), que também auxiliou John em sua fuga, se encontra com Zero (Mark Dacascos), um assassino mandado pela Juíza para lhe dar uma lição. A princípio, o Rei de Bowery parece morto, e Zero agora tem a missão de assassinar John quando ele retornar a Nova Iorque.
Assim que Wick volta aos Estados Unidos, Zero e seus capangas quase conseguem pegá-lo, até que ele entra no Continental com a ajuda de Charon, o que representa uma pausa temporário no conflito.
Segundo o Ancião, Wick deveria matar Winston, mas ele se recusa. Furiosa com a situação, a Juíza muda as regras do Continental, e permite que assassinatos sejam cometidos no hotel. Zero e os outros matadores não pensam duas vezes, e partem para cima do protagonista. Contudo, Wick consegue matar seu algoz na sequência.
No dia seguinte, a Juíza e Winston seguem num impasse: ele precisa deixar a gerência do Continental, ou sofrerá as consequências. Winston continua negando a imposição, e a Juíza propõe que ele mate Wick para acabar com os problemas. O gerente do hotel aceita o acordo, e atira em John, que cai desfalecido pela janela do Continental.
Porém, nem tudo é o que parece: assim que a Juíza deixa o hotel, percebe que o corpo de Wick não está lá. Ele, na verdade, está com o Rei de Bowery, que ainda se recupera dos ferimentos quase fatais causados por Zero. Agora, a dupla planeja se vingar da Alta Cúpula, conflito eletrizante que veremos em 'John Wick 4: Baba Yaga'.
Além de Reeves, 'John Wick 4' conta com o retorno dos astros Laurence Fishburne, Lance Reddick e Ian McShane. A continuação também apresenta rostos inéditos na saga, como Donnie Yen, Rina Sawayama e Bill Skarsgård.
'John Wick 4: Baba Yaga' é dirigido por Chad Stahelski, e estreia hoje (23), exclusivamente nos cinemas - garanta o seu ingresso por meio do nosso site ou app.
Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Telegram! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse t.me/ingressocom e participe!