Logo da Ingresso.com
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
  • Início
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
Jogos Mortais | Curiosidades sobre a saga que mudou a história do gênero de terror nos cinemas - Ingresso.com
  • Notícias
  • >
  • Jogos Mortais | Curiosidades sobre a saga que mudou a história do gênero de terror nos cinemas

Jogos Mortais | Curiosidades sobre a saga que mudou a história do gênero de terror nos cinemas

Espiral, novo filme da franquia, está em cartaz nas telonas

Mariana Assumpção
Invalid Date
Jogos Mortais | Curiosidades sobre a saga que mudou a história do gênero de terror nos cinemas

Há quase 17 anos, estreava nos cinemas o primeiro longa de Jogos Mortais, revelando o diretor James Wan, também responsável por sua história, a todo o mundo.

Wan já havia dirigido outro longa-metragem anteriormente, chamado Stygian (2000), um terror australiano de baixo orçamento. Porém, foi com Jogos Mortais que o cineasta começou a consolidar a sua carreira, que hoje conta com outros grandes sucessos, como Invocação do Mal (2013), Velozes & Furioso 7 (2015) e Aquaman (2018).

Falando em baixo orçamento, esta é uma das características mais marcantes sobre o desenvolvimento de Jogos Mortais. A produção desembolsou pouco mais de 1 milhão de dólares para realizar o primeiro longa, e James Wan abriu mão de seu salário, optando por receber, posteriormente, uma porcentagem dos lucros.

E essa foi uma aposta bastante assertiva do cineasta: Jogos Mortais faturou US$103 milhões nas bilheterias, o que com certeza foi mais lucrativo para o diretor, além de já garantir a produção de Jogos Mortais 2, anunciada poucos dias depois da estreia da saga nos cinemas.

Agora, depois de tantos anos e já consolidada como uma referência do gore, a franquia ganha um novo capítulo - Espiral - O Legado de Jogos Mortais traz um ar de renovação para a saga, apresentando novos personagens. Porém, a produção não deixa de lado os símbolos e premissas clássicas da história, agradando aos fãs que a acompanham há quase duas décadas.

Desta vez, a trama foca nos personagens do detetive Ezekiel "Zeke" Banks (Chris Rock) e seu parceiro novato (Max Minghella), enquanto a dupla participa de uma investigação sobre assassinatos sinistros que estão sendo cometidos na cidade. Enquanto eles buscam desvendar o mistério, sempre à sombra do veterano Marcus Banks (Samuel L. Jackson), Zeke se vê inserido nas armadilhas e artimanhas dos famigerados jogos mortais.

Espiral - O Legado de Jogos Mortais já está em cartaz nos cinemas, e você pode garantir o seu ingresso para assistir ao filme através do meu site ou app.

Para relembrarmos um pouco dos oito filmes anteriores, e também para revelar algumas informações que muitos ainda desconhecem, separamos 5 curiosidades sobre a franquia Jogos Mortais que vão te surpreender! Confira:

TUDO COMEÇOU COM UM CURTA-METRAGEM

A ideia dos jogos sangrentos que foi primeiramente apresentada nas telonas em 2004, foi inicialmente desenvolvida em um curta-metragem, em 2003. Jogos Mortais 0.5 - ou Saw 0.5, no original -, conta com 9 minutos de duração, e já revela armadilhas e a tensão clássicas da saga.

UMA TRAMA BASEADA EM PESADELOS - COM ARMADILHAS REAIS

Para conceber alguns dos horrores que vemos ao longo da franquia, James Wan e o roteirista do curta-metragem original, Leigh Whannell, se basearam em alguns pesadelos que eles tiveram ainda crianças.

No curta, Whannell também vive o protagonista, que está preso a uma armadilha facial, semelhante a que vimos em outros capítulos da saga. Porém, nos filmes mais recentes, o dispositivo era inofensivo; já a armadilha usada em Jogos Mortais 0.5 era totalmente funcional, oferecendo um grande risco a Leigh Whannell durante as filmagens.

18 DIAS DE FILMAGENS CRONOLÓGICAS

Todas as cenas de Jogos Mortais (2004) foram rodadas em apenas 18 dias corridos. Para que as passagens filmadas no banheiro transmitissem uma tensão crescente e realista, elas foram gravadas na ordem cronológica do longa, fazendo com que os atores de fato se envolvessem com o terror no qual seus personagens estavam inseridos.

INSPIRAÇÃO DO BONECO BILLY

Prelúdio Para Matar (1975), um thriller italiano de sucesso, apresenta um boneco assustador que induz pessoas a terem pesadelos, e que serviu de inspiração para o boneco Billy e suas aparições horripilantes.

O diretor Dario Argento, responsável pela obra, é um dos grandes nomes do giallo, subgênero de terror muito popular na década de 70 e 80. As mãos enluvadas do assassino de Jogos Mortais também foram inspiradas em clássicos do giallo, que costumavam apresentar seus antagonistas desta forma.

UM FÃ QUE VIROU PROTAGONISTA

Chris Rock, que estrela o novo Espiral - O Legado de Jogos Mortais, é um fã incondicional da saga.

A admiração pelos filmes fez com que o próprio ator entrasse em contato com a Lionsgate e apresentasse a ideia para este novo capítulo. Além de interpretar o papel principal, Chris Rock também é produtor executivo do filme.

Espiral - O Legado de Jogos Mortais, dirigido por Darren Lynn Bousman, chegou aos cinemas na última quinta, 17 de junho. Assista ao novo filme da saga e garanta o seu ingresso no nosso site ou app.

Ver todas as notícias