- Notícias
- >
- James Cameron revela o significado do título de ‘Avatar: Fire and Ash’
James Cameron revela o significado do título de ‘Avatar: Fire and Ash’
Terceiro filme da aclamada saga chega às telonas em 2025

No último final de semana, entre os dias 9 e 11 de agosto, aconteceu a oitava edição da D23 Expo, convenção da Disney que contou com diversos anúncios empolgantes, entre eles, “Avatar: Fire and Ash”, terceiro longa da aclamada franquia do diretor James Cameron.
Durante o evento, o célebre cineasta, que já confirmou que os roteiros do quarto e quinto filmes da saga já foram escritos, também revelou o significado oculto por trás do título de “Avatar: Fire and Ash” (ou “Avatar: Fogo e Cinzas”, na tradução livre), próximo lançamento da franquia.
Em entrevista ao Entertainment Weekly, Cameron ressaltou que o nome reflete a temática mais sombria e complexa da nova produção em relação às antecessoras, conectando-se com a jornada emocional que será enfrentada pelos personagens na narrativa:
“Levou muito tempo para chegar a um título que eu sentisse que ressoasse com o que está no filme. Eu não acho que eu poderia dizer muito sobre isso, até que você realmente veja o filme e veja o que ele significa. Mas se você pensa em fogo como ódio, raiva, violência, esse tipo de coisa, e cinzas são as consequências... então, qual é a consequência? Dor, perda, certo? E então o que isso causa no futuro? Mais violência, mais raiva, mais ódio. É um ciclo vicioso. Então esse é o pensamento”, explicou Cameron.
Lançada em 2009, a saga “Avatar” marcou a indústria cinematográfica ao apresentar efeitos visuais inovadores, atrelados a um enredo extremamente profundo. Em 2022, a sequência, “Avatar: O Caminho da Água” continuou a sucesso da franquia. Juntas, as duas obras acumularam aproximadamente US$ 5,18 bilhões em bilheteira global.
O longa original é ambientado em Pandora, onde habitam os Na’vi, seres humanoides altamente evoluídos. Devido à toxicidade do planeta, os humanos desenvolveram os avatares, corpos biológicos controlados pela mente, e que se movimentam livremente pelo local. Jake Sully, interpretado por Sam Worthington, é um ex-fuzileiro naval que ficou paralítico, mas volta a andar por meio de um avatar. Em Pandora, ele se apaixona pela Na’vi Neytiri (Zoë Saldaña), e esse sentimento o leva a lutar pela sobrevivência.
Em “Avatar: Fire and Ash”, Sam Worthington reprisará seu papel, ao lado de Zoë Saldaña. Além da dupla, também estão confirmados Oona Chaplin e David Thewlis no elenco. A estreia da produção está prevista para 19 de dezembro de 2025.
Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Whatsapp! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse o link e participe!