- Notícias
- >
- 'Indiana Jones': relembre todos os filmes da franquia antes de assistir a 'Relíquia do Destino'
'Indiana Jones': relembre todos os filmes da franquia antes de assistir a 'Relíquia do Destino'
Quinto longa da saga chega aos cinemas nesta semana

Depois de 15 anos afastado da franquia, Harrison Ford prepara-se para dar adeus ao personagem que o consagrou nos cinemas em "Indiana Jones e a Relíquia do Destino", que estreia no Brasil na próxima quinta-feira (29).
O filme se passa na década de 1960, e o famoso aventureiro se vê envolvido na corrida espacial e na luta contra alguns nazistas que cruzaram o seu caminho no passado. Mads Mikkelsen, Phoebe Waller-Bridge, Boyd Holbrook e Antonio Banderas atuam ao lado de Ford na produção.
O protagonista, hoje com 80 anos, teve seu rosto rejuvenescido por meio de CGI em algumas cenas da continuação, que trará momentos de flashback para as telonas.
Harrison Ford dá vida a Indy a mais de quatro décadas, e sua despedida precisa ser realizada em grande estilo. Antes de assistir a "Indiana Jones e a Relíquia do Destino" nos cinemas, que tal relembrar a história dos filmes anteriores da franquia?
Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida (1981)

É nesse loga que conhecemos o destemido Dr. Indiana Jones, fugindo de uma pedra gigante que rola por uma ladeira íngreme - uma das passagens mais referenciadas da franquia. A trama se passa em 1936, quase no início da Segunda Guerra Mundial.
Antes de o conflito se iniciar, os nazistas estão em busca da Arca da Aliança, descrita na Bíblia como o local que guarda as tábuas dos Dez Mandamentos, capaz de conceder poder infinito e sobrenatural a quem a possuir. Os Estados Unidos, na tentativa de evitar que o artefato conceda invencibilidade ao exército de Hitler, pedem para que Indy o encontre primeiro.
Com isso, ao lado de Marion Ravenwood (Karen Allen), sua antiga paixão e dona da chave capaz de encontrar a Arca, ele viaja do Nepal ao Egito, decifrando enigmas e provando sua força física e intelectual. Sallah (John Rhys-Davies), seu amigo e "o melhor escavador do Egito", também o auxilia na missão.
Quando finalmente encontram a Arca da Aliança, escondida no Poço das Almas, Indiana Jones consegue pegá-la, mas os nazistas acabam roubando o artefato e levando-o para uma ilha distante.
Marion e Indy assistem à abertura da Arca que, a princípio, parece ter apenas areia e fragmentos das tábuas sagradas. Contudo, depois que a tampa é completamente retirada, anjos da morte atacam os nazistas, que têm como destino uma morte dolorosa.
O casal consegue evitar a fúria da Arca, que se fecha novamente. No fim, vemos que o artefato foi guardado num galpão do governo dos Estados Unidos, e que será estudado e escondido para que não caia em mãos erradas novamente.
Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984)

Embora tenha sido lançado depois de "Os Caçadores da Arca Perdida", o filme se passa um ano antes, em 1935, e se trata de um prelúdio.
Numa aventura muito mais sombria, a história se inicia com Indiana Jones em Xangai, negociando uma relíquia em um bar noturno. Quando ele sofre um atentado, deixa a cidade às pressas, ao lado de Willie Scott (Kate Capshaw) e do menino Short Round (Ke Huy Quan).
O avião que leva o trio acaba indo parar num pequeno vilarejo indiano, onde eles são abordados por um xamã (D.R. Nanayakkara). O ancião pede para que eles recuperem uma pedra mística que foi roubada da vila, e impeçam que o mal que se esconde no Palácio de Pankot se espalhe.
Indiana Jones, Short Round e Willie se dirigem ao palácio, e se deparam com práticas sinistras de uma seita: sacrifícios humanos e crianças trabalhando em regime de escravidão assustam os aventureiros, que se arriscam para impedir que o perverso Mola Ram (Amrish Puri) dê andamento ao seu plano.
Desbravando minas subterrâneas, cavernas e templos antigos, Indy e seus companheiros conseguem interromper o culto Tugue e salvar as crianças, levando-as de volta à vila e trazendo a paz novamente ao local.
Indiana Jones e a Última Cruzada (1989)

O terceiro longa segue a cronologia da saga, apresentando uma aventura que se passa em 1938. Harrison Ford agora ganha um reforço de peso, e atua ao lado do saudoso Sean Connery, intérprete de Henry Jones, pai do personagem-título.
O filme também conta com algumas cenas de flashback, que nos transportam para os primeiros anos do século 20, durante a juventude do protagonista. Nessa fase, Indiana é interpretado por River Phoenix, falecido irmão do também ator, Joaquin Phoenix.
Além de descobrirmos como Indy desenvolveu seu medo de serpentes e a origem de seu chapéu icônico, já adulto, ele precisará ajudar se pai, que desapareceu enquanto procurava pelo Santo Graal, o cálice que contém o sangue de Jesus Cristo e que promete vida eterna ao seu portador.
Para concluir a missão, Indiana contará com a ajuda da Dra. Elsa Schneider (Alison Doody), colega de Henry. Assim como em "Os Caçadores da Arca Perdida", os nazistas voltam a ser os grandes vilões da trama, e cruzam o caminho da dupla enquanto também buscam pela relíquia sagrada.
Elsa e Indy viajam de Veneza à Áustria, navegando graças à ajuda das anotações contidas no diário de Henry. Além dos nazistas, a Irmandade da Espada Cruciforme luta para proteger a localização do Graal, e tenta impedir os planos da dupla
Quando Indiana e seu pai finalmente se reencontram, eles enfrentam os nazistas, liderados pelo cruel Coronel Vogel (Michael Byrne). Agora reunidos, pai e filho chegam ao destino, local onde o Graal está escondido.
Para conseguir acesso à relíquia, eles precisam enfrentar três desafios perigosos, e reconhecer com sabedoria qual dos cálices é o verdadeiro. Quando finalmente o encontram, Elsa revela suas verdadeiras intenções, e tenta roubar o Graal.
Cega pela ganância, ela morre, enquanto Indy e Henry descobrem que o cálice não concede a vida eterna, mas tem poderes de cura. A aventura ajuda a unir Henry e Indy novamente, já que, desde a juventude, a relação entre os dois era bastante conturbada.
Enquanto a dupla descobre suas paixões em comum e se reconcilia, o Santo Graal permanece escondido, preservando seus segredos e poderes para sempre.
Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008)

Quase duas décadas após o lançamento do último filme, a franquia tem um salto temporal de mais de 10 anos, e "O Reino da Caveira de Cristal" se passa no final da década de 1950, em plena Guerra Fria.
Quando Indiana e George "Mac" McHale (Ray Winstone), seu parceiro de longa data, são capturados por soldados soviéticos, eles são pressionados pela Coronel Dra.Irina Spalko (Cate Blanchett), que diz que precisa de ajuda para encontrar uma caixa escondida num galpão militar.
Atrás de restos mumificados, encontrados por Jones há 10 anos, a militar soviética finalmente consegue achar a relíquia. Encurralado, Indiana a ameaça, e acaba descobrindo que Mac, seu antigo amigo, se vendeu aos inimigos e também está contra ele.
Jones consegue escapar da emboscada, mas acaba indo parar numa cidade montada para realização de testes nucleares. Ele escapa novamente, graças a uma geladeira de chumbo, mas o roubo ao galpão militar ultrassecreto coloca o FBI no encalço do arqueólogo, que acaba sendo afastada da faculdade em que leciona para evitar escândalos.
Assim, Indiana decide viajar para recomeçar a vida, porém, numa estação de trem, é abordado por Mutt Williams (Shia LaBeouf), um jovem rebelde, que afirma que o Professor Harold Oxley (John Hurt) será assassinado em breve.
O amigo de Jones, quem o arqueólogo não encontra há 20 anos, é fascinado por Caveiras de Cristais, artefatos mesoamericanos pelos quais os soviéticos também nutrem imenso interesse. Na tentativa de encontrar a caveira, os soviéticos sequestraram a mãe de Mutt, que espera a ajuda de Jones no Peru.
Assim, a dupla viaja para a América do Sul, onde descobre uma cidade secreta escondida na floresta amazônica. Ao longo do caminho, novamente reféns dos russos, Indiana encontra Marion Ravenwood, sua antiga paixão, e descobre que ela é a mãe de Mutt - ou melhor, Henry Walton Jones III, filho que o arqueólogo não sabia que tinha.
Ao longo da aventura e com a ajuda de Oxley, eles descobrem que as caveiras são alienígenas, e escondem uma força poderosa. Sem saber do seu potencial, os soviéticos acabam abrindo um portal para outra dimensão - mais uma vez, Indiana impede que o pior aconteça e salva o dia, escapando do templo.
No final do longa, Jones passa seu chapéu para Mutt, indicando que o rapaz pode, em breve, dar continuidade ao seu legado.
Em "Indiana Jones e a Relíquia do Destino", reencontramos velhos amigos do arqueólogo, e descobrimos o que aconteceu com ele desde os eventos do último longa. Prestes a se aposentar, ele encara sua última aventura, que poderá levá-lo a encontrar algo que ele buscou por toda a sua vida.
James Mangold dirige o quinto filme da saga, que estreia amanhã nos cinemas do Brasil - garanta o seu ingresso por meio do nosso site ou app.
Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Telegram! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse t.me/fasdecinemabr e participe!