- Notícias
- >
- Homem-Formiga 3: Quem é Kang e como ele pode mudar os rumos do MCU?
Homem-Formiga 3: Quem é Kang e como ele pode mudar os rumos do MCU?
Vilão da sequência promete ser o "novo Thanos"; entenda

Com o lançamento da série 'Loki' no Disney+, em meados de 2021, o MCU (Universo Cinematográfico da Marvel) apresentou o vilão conhecido como Aquele que Permanece, vivido pelo ator Jonathan Majors.
Responsável por liderar a AVT (Autoridade de Variância Temporal), o personagem apareceu brevemente no seriado, mas sua importância já era um indício de que a pequena participação na trama seria apenas o começo.
Agora, após a estreia de 'Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania', o antagonista ganhou ainda mais destaque. Mas, afinal, qual o verdadeiro potencial e quem é o principal vilão da Fase 5 do MCU?
[CUIDADO! ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS DE 'HOMEM-FORMIGA E A VESPA: QUANTUMANIA']
QUEM É KANG, OU AQUELE QUE PERMANECE?
Embora o personagem não tenha, a princípio, sido apresentado por essa alcunha, Aquele que Permanece é uma das variantes de Kang, importante nome dos quadrinhos da Marvel.
Nas HQs, Nathaniel Richards é um cientista que vive no século 30, e um dos primeiros personagens a entrar em contato com o Multiverso e descobrir a existência de outras versões de si mesmo. Algumas dessas variantes, conhecidas como Kangs, foram as responsáveis por iniciar a Guerra Multiversal, com o intuito de conquistar territórios e linhas do tempo diversas.
Como vimos em 'Loki', foi sob o apelido de Aquele que Permanece que uma delas fundou a AVT, na tentativa de obter um maior controle e equilíbrio do Multiverso. Antes de ser golpeado por Sylvie (Sophia de Martino) no seriado, o vilão alerta sobre os perigos da sua morte e a consequente ramificação da Linha do Tempo Sagrada.
O CONSELHO DOS KANGS
Na cena apresentada logo após os créditos do elenco principal de 'Homem Formiga e a Vespa: Quantumania', assistimos a uma sequência que remete ao Conselho dos Kangs. Nela, o vilão de Jonathan Majors aparece como três versões distintas do personagem.
Enquanto o trio delibera, caminha para uma arena, onde podemos ver uma infinidade de outros Kangs. Os personagens, todos vividos por Majors, parecem ter sido convocados para planejar a conquista do Multiverso.
Nas HQs, o Conselho dos Kangs é liderado pelo Prime Kang. Originalmente, o grupo foi criado para controlar as atitudes inconsequentes de algumas variantes, como quando uma delas iniciou uma guerra atômica que dizimou a humanidade. Nos quadrinhos, o conselho chegou a exilar O Conquistador, por considerá-lo uma afronta aos outros Kangs.
VINGADORES, DINASTIA KANG E UM "NOVO THANOS"
Mesmo que o MCU tenha passado a explorar outros grupos de super-heróis em produções mais recentes, os fãs seguem na expectativa por novas histórias dos Vingadores, principal equipe a figurar nas produções live-action baseadas em quadrinhos.
Com o desenvolvimento de Kang em 'Quantumania' e a confirmação de 'Vingadores: Dinastia Kang' e 'Vingadores: Guerras Secretas', filmes previstos para estrear entre os anos de 2025 e 2026, não seria surpreendente nos depararmos com Kang no topo da hierarquia vilanesca do MCU.
Assim como Thanos (Josh Brolin), principal antagonista das fases anteriores, o vilão vivido por Majors tem tudo para ser ainda mais perigoso para os heróis que estão por ascender. Tudo indica que a Saga do Multiverso, que contempla a leva de novos filmes e séries, apresentará uma formação inédita dos Vingadores, que parecem ser os únicos capazes de combater a grande ameaça dos Kangs.
Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Telegram! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse t.me/ingressocom e participe!