Logo da Ingresso.com
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
  • Início
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
Guillermo del Toro considera o conto original de ‘Frankenstein’ sua própria ‘Bíblia’; entenda - Ingresso.com
  • Notícias
  • >
  • Guillermo del Toro considera o conto original de ‘Frankenstein’ sua própria ‘Bíblia’; entenda

Guillermo del Toro considera o conto original de ‘Frankenstein’ sua própria ‘Bíblia’; entenda

Estrelada por Jacob Elordi, a adaptação do cineasta já está em cartaz nos cinemas

Guilherme Thomaz
24/10/2025 | 16:04Atualizado em: 24/10/2025 | 16:19
Ver sessões
Guillermo del Toro considera o conto original de ‘Frankenstein’ sua própria ‘Bíblia’; entenda

Conhecido por dar vida a criaturas tão fascinantes quanto perturbadoras, Guillermo del Toro construiu uma carreira marcada pela sensibilidade com que retrata o “monstruoso”. Seja o enigmático personagem-título de “O Labirinto do Fauno” (2006) ou a criatura aquática de “A Forma da Água” (2017) – que lhe rendeu o Oscar –, o cineasta sempre utilizou essas figuras como uma representação dos sentimentos humanos.

Agora, ele volta a apostar suas fichas no gênero com “Frankenstein”, que chegou às telonas brasileiras nesta quinta-feira (23), prometendo entregar uma releitura do clássico de 1818, publicado Mary Shelley, sob uma ótica autoral e profundamente existencial.

Em uma entrevista recente ao portal Tudum, da Netflix, del Toro falou sobre a origem da inspiração para imprimir essa visão pessoal no projeto, revelando sua conexão de longa data com o conto original, que ele considera sagrado a ponto de descrevê-lo como sua própria “Bíblia”:

“Convivi com a criação de Mary Shelley a minha vida toda. Para mim, é a ‘Bíblia’. Mas eu queria torná-la minha, cantá-la em um tom diferente, com uma nova emoção”.

Logo em seguida, o diretor detalhou que o que mais lhe atraiu no livro foram as reflexões complexas sobre a natureza humana, elementos que, segundo ele, se manifestam em narrativas sobre monstros, nas quais esses seres são utilizados como respostas metafóricas:

“A obra-prima de Mary Shelley está repleta de perguntas que ardem intensamente em minha alma: existenciais, ternas, selvagens e condenadas, que surgem em mentes jovens e só adultos e instituições acreditam poder responder. Na minha visão, apenas os monstros guardam os segredos que anseio”.

Por fim, del Toro comentou sobre o desafio de levar o estilo linguístico e o ritmo da obra de Shelley para o cinema contemporâneo, sem que o resultado parecesse datado:

“O livro tem muita ansiedade – tipo quando você é adolescente e não entende por que todos mentem sobre o mundo. Quando o inglês é a sua segunda língua, você é treinado de forma muito precisa para se adaptar à melodia e aos ritmos. Os diálogos do livro têm isso de modo muito particular. Tentei fazer com que o filme fosse assim, sem soar arcaico. Quando ‘Frankenstein’ foi escrito, não era uma obra de época – era moderno. Então, eu não queria que você visse um filme em tons pastéis”, completou.

Faça parte do canal do Whatsapp da Ingresso.com e fique por dentro de promoções e das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop!

A trama de “Frankenstein” acompanha o surgimento de uma criatura única, criada a partir dos restos mortais de diversas outras pessoas, bem como os dilemas existenciais que surgem a partir dessa experiência científica.

Produzido por meio de uma parceria entre Bluegrass Films, Demilo Films e Double Dare You, o novo longa conta com a presença de diversos nomes de peso em seu elenco, como Jacob Elordi (‘Priscila’), Oscar Isaac (‘Duna’), Mia Goth (‘Pearl’), Ralph Ineson (‘Quarteto Fantástico: Primeiros Passos’), Christoph Waltz (‘Bastardos Inglórios’) e Lars Mikkelsen (‘The Witcher’) – garanta seus ingressos por meio de nosso site ou app.

Ver todas as notíciasVer sessões