- Notícias
- >
- EXCLUSIVO: conheça o elenco original e os dubladores brasileiros do épico francês ‘Vencer ou Morrer’
EXCLUSIVO: conheça o elenco original e os dubladores brasileiros do épico francês ‘Vencer ou Morrer’
Retratando o conturbado período da Revolução Francesa, longa estreia nesta quinta-feira nos cinemas

Nesta quinta-feira (5), após levar mais de 300 mil espectadores aos cinemas em seu país de origem, o épico francês “Vencer ou Morrer”, enfim realiza sua chegada às telonas brasileiras.
A trama, ambientada em 1793 durante a Revolução Francesa, acompanha a jornada de François-Athanase Charette de La Contrie, um jovem aposentado da Marinha Real que voltou para casa há três anos. Em meio ao conturbado período político, a raiva dos moradores campestres reverbera: eles apelam ao oficial reformado para assumir o comando da rebelião. Em poucos meses, o marinheiro ocioso torna-se um líder carismático e estrategista astuto, trazendo com ele camponeses, desertores, mulheres, idosos e crianças, formando, assim, um formidável exército.
Por meio de uma combinação poderosa de drama e ação, o longa promete representar com fidelidade os acontecimentos históricos – e quem ajuda a elevar o nível dessa nova produção é seu elenco estrelado. Conheça quem são as figuras reais retratadas, e os atores e dubladores que às dão vida em “Vencer ou Morrer”:
FRANÇOIS-ATHANASE CHARETTE DE LA CONTRIE | Intérprete: Hugo Becker | Dublador: Eduardo Borgerth
O ex-militar e líder da insurreição revolucionária é vivido por Hugo Becker, o icônico Príncipe Louis Grimaldi na série “Gossip Girl: A Garota do Blog” (2007).
Na versão brasileira, o protagonista é dublado por Eduardo Borgerth, conhecido por dar voz ao cachorro Jake em “Hora de Aventura” (2010) e ao Visão no Universo Cinematográfico Marvel (MCU).
FRANÇOIS PRUDENT HERVOUËT DE LA ROBRIE | Intérprete: Rod Paradot | Dublador: Marcelo Garcia
A responsabilidade de interpretar François Prudent Hervouët de La Robrie, o comandante da cavalaria de Charette, é de Rod Paradot, vencedor do prêmio César de Melhor Ator Revelação em 2016 por sua performance em “De Cabeça Erguida”.
No Brasil, sua voz é de Marcelo Garcia, dono da Beck Studios e dublador de estrelas como Kevin Hart, Jake Gyllenhaal e Neil Patrick Harris.
JEAN-BAPTISTE DE COUËTUS | Intérprete: Gilles Cohen | Dublador: Ricardo Rossato
Gilles Cohen assume o papel de Jean-Baptiste de Couëtus, ex-capitão do exército real que aderiu à rebelião camponesa contra o governo e, posteriormente, aliou-se a Charette, tornando-se seu sucessor na linha de comando.
Sua voz em português fica a cargo de Ricardo Rossatto, dublador do Zeca Urubu em “Pica-Pau” (2018) e de Doc Hudson/Hudson Hornet em “Carros 3” (2017).
JEAN-PIERRE TRAVOT | Intérprete: Grégory Fitoussi | Dublador: Garcia Júnior
Dublado por Garcia Júnior, profissional por trás da icônica voz brasileira de astros como Harrison Ford, Kevin Costner e Arnold Schwarzenegger, o general Jean-Pierre Travot, grande adversário de Charette, é interpretado por Grégory Fitoussi (‘Erica’) nas telonas.
CÉLESTE BULKELEY | Intérprete: Constance Gay | Dubladora: Gizza Machado
Constance Gay, de “Espiral” (2014), desempenha o papel da aristocrata francesa e amazona de guerra Céleste Bulkeley.
Gizza Machado, conhecida por seus trabalhos em “The Blacklist” (2013) e “Justiça Jovem” (2010), é quem empresta voz à Bulkeley na versão nacional.
MARIE ADÉLAÏDE DE LA TOUCHE LIMOUZINIÈRE | Intérprete: Dorcas Coppin | Dubladora: Maíra Góes
A Condessa de La Rochefoucauld é interpretada por Dorcas Coppin (‘Colette’ e ‘Como Meu Filho’) no filme.
No Brasil, ela ganha voz por meio de Maíra Goés a dubladora da carismática peixinha Dory em “Procurando o Nemo” (2003).
JACQUES-LOUIS MAUPILLIER | Intérprete: Francis Renaud | Dublador: Marcio Simões
O jovem camponês Jacques-Louis Maupillier, que se alistou como soldado e mais tarde inspirou Philippe de Villiers a criar o espetáculo “La Cinéscénie” (1977) no parque temático Puy du Fou, é vivido por Francis Renaud (‘Mutações’).
Na versão nacional, a voz dele fica a cargo do renomado Márcio Simões, conhecido por dublar diversos astros de Hollywood, como Samuel L. Jackson, Will Smith e Ralph Fiennes.
LUÍS XVII | Intérprete: Léon Durieux | Dubladora: Maria Clara Lacombe
O ator mirim Léon Durieux (‘Visions’) interpreta Luís XVII, filho de Luís XVI e Maria Antonieta, reconhecido por monarquistas como legítimo herdeiro do trono francês durante a Revolução. Sua figura representa a inocência perdida em meio ao caos político.
No Brasil, quem dubla o pequeno monarca é Maria Clara Lacombe, voz de Sully Stark na série “Obi-Wan Kenobi” (2022).
“Vencer ou Morrer” conta com um roteiro assinado por Vincent Mottez, que também atua como diretor ao lado de Paul Mignot – garanta seus ingressos por meio de nosso site ou app.