- Notícias
- >
- ‘O Macaco’, adaptação de Stephen King, recebe nota alta da crítica; confira as primeiras impressões
‘O Macaco’, adaptação de Stephen King, recebe nota alta da crítica; confira as primeiras impressões
Terror está no Top3 de filmes inspirados em obras do autor, segundo avaliações cadastradas no Rotten Tomatoes

Dirigido e roteirizado por Osgood Perkins, conhecido por seu trabalho em “Longlegs: Vínculo Mortal” (2024), “O Macaco” está prestes a estrear nos cinemas do Brasil.
A adaptação do conto homônimo de Stephen King narra uma série de mortes horríveis logo depois que dois irmãos gêmeos encontram um macaco de brinquedo num sótão abandonado. Aterrorizados, eles decidem jogar o boneco fora e seguir em frente com suas vidas, até que o recomeço das misteriosas mortes faz com que eles se reúnam novamente.
O filme já foi exibido em sessões para imprensa e crítica no exterior. Até o momento, os especialistas cadastrados no Rotten Tomatoes, site que agrega opiniões sobre filmes e séries, classificaram o longa com 90% de aprovação. A nota faz com que “O Macaco” ocupe o terceiro lugar no ranking de todos os filmes inspirados em obras de Stephen King, ficando atrás apenas de “Carrie, A Estranha” (94%), de 1976, e “Conta Comigo” (92%), lançado em 1986.
Para Meagan Navarro, do portal Bloody Disgusting, especializado em terror, “‘O Macaco’ oferece uma adaptação de Stephen King como nenhuma outra. Perkins rejeita a lógica em favor da loucura divertida da meia-noite, e a morte nunca foi tão engraçada ou sangrenta”, explica ela.
Falando à revista SFX, o diretor Osgood Perkins comentou o tom cômico levantado por Meagan, ressaltando a vontade de diferenciar o longa dos demais do gênero, centrados em brinquedos: “Eu queria me afastar dos filmes mais sérios sobre brinquedos possuídos, o que não soa verdadeiro para mim”, compartilhou o cineasta.
“‘O Macaco’ é a principal evidência de que Perkins é um dos poucos diretores de terror que consegue atingir um equilíbrio sublime entre comédia, suspense e o tipo de sangue e maldade que está ausente do terror convencional há anos”, afirma Emma Kiely, da revista Collider, também ressaltando o trabalho do diretor.
Já J. Hurtado, do portal ScreenAnarchy, comparou a linha adotada por Perkins à de dois outros gênios do gênero: “‘O Macaco’ tem a energia de [Sam] Raimi em seu auge, combinada com uma energia distópica no estilo de [Todd] Solondz que aterrissa firmemente no reino do pastelão existencial - um lugar adorável para se estar, se você me perguntar".
Ainda que o tom cômico do filme seja destacado por diversos críticos, “‘O Macaco’ é muito Stephen King por completo, e possivelmente uma das adaptações mais sangrentas de sua obra”, de acordo com Edward Douglas, da newsletter The Weekend Warrior.
Encabeçado por Theo James (‘Divergente’) nos papéis dos irmãos gêmeos Bill e Hal, o elenco do longa ainda inclui nomes como Tatiana Maslany ('She-Hulk'), Elijah Wood ('O Senhor dos Anéis'), Colin O’Brien ('Wonka'), Rohan Campbell ('The Hardy Boys') e Sarah Levy ('Schitt’s Creek'). Christian Convery (‘Sweet Tooth’) é o encarregado de viver a versão mais jovem dos protagonistas.
Produzido por James Wan (‘Jogos Mortais’) e Michael Clear, por meio da Atomic Monster, “O Macaco” estreia no Brasil em 20 de fevereiro, exclusivamente nos cinemas.
Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Whatsapp! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse o link e participe!