- Notícias
- >
- Conheça as vozes originais e o elenco de dublagem nacional de ‘Smurfs’, novo filme da franquia
Conheça as vozes originais e o elenco de dublagem nacional de ‘Smurfs’, novo filme da franquia
Animação já está em cartaz nos cinemas do Brasil

Na última quinta-feira (17), “Smurfs” fez sua aguardada estreia nos cinemas de todo o Brasil, trazendo de volta às telonas os pequenos e amados seres azuis.
Na trama da aventura, os Smurfs embarcam em uma missão urgente para resgatar o Papai Smurf, sequestrado por um misterioso vilão. Com a ajuda de novos amigos, o grupo precisará enfrentar desafios e descobrir o que realmente os define, para salvar não apenas a Vila, mas todo o universo.
Para dar a voz e trazer os personagens à vida com emoção e personalidade, um time de peso foi escalado.
Conheça as vozes originais e os dubladores nacionais de “Smurfs”:
SMURFETTE | Voz Original: Rihanna | Dubladora: Jeniffer Nascimento
Uma das maiores estrelas do pop do século XXI, Rihanna empresta sua voz para a determinada Smurfette. Dona de sucessos como “Diamonds” e “Umbrella”, a artista também é atriz e já brilhou nas telonas em filmes como “Battleship - A Batalha dos Mares” (2012) e “Oito Mulheres e um Segredo” (2018).
Na versão brasileira, a atriz e cantora Jeniffer Nascimento assume a voz da personagem. Atualmente no ar em “Êta Mundo Melhor!”, telenovela da Rede Globo, Jeniffer tem uma carreira sólida no teatro musical, atuando em “Hairspray” (2010), “Mamma Mia” (2011) e “Donna Summer Musical” (2020).
SEM-NOME | Voz Original: James Corden | Dublador: Diego Martins
Em busca da sua identidade, o Smurf Sem-Nome é um dos personagens mais cativantes do novo longa.
O ator, comediante, cantor, escritor e apresentador, James Corden, dá voz ao personagem. Conhecido por apresentar por anos o “The Late Late Show with James Corden”, ele também participou de filmes como “Caminhos da Floresta” (2014) e “Cats” (2019). Além disso, o artista já emprestou sua voz a outros personagens, como Bitelo em “Trolls” (2016), Percy Patterson em “PéPequeno” (2018) e Pedro Coelho, no filme homônimo de 2018.
Já no Brasil, a dublagem fica por conta de Diego Martins. Vencedor do reality show “Queen Stars Brasil”, o ator tem uma carreira consolidada nos palcos, com destaque para o espetáculo “Brilha La Luna”. Seu papel mais reconhecido, contudo, foi como Kelvin, na telenovela “Terra e Paixão” (2023).
GARGAMEL E RAZAMEL | Voz Original: J.P. Karliak | Dublador: Bruno Gagliasso
Antagonistas do longa, Gargamel e Razamel são os feiticeiros do mal que querem capturar e destruir os Smurfs.
A voz dos personagens no original fica a cargo de J.P. Karliak. O ator tem um vasto repertório emprestando sua voz a personagens animados, como o Duende Verde na série “Spidey e Seus Amigos Espetaculares” (2021), o Labracadabrador em “Um Cãozinho Genial” (2024) e, mais recentemente, Coringa no videogame “DC: Dark Legion” (2025).
No Brasil, Bruno Gagliasso dá voz aos temíveis feiticeiros. Conhecido por seus papéis marcantes em telenovelas como “América” (2005), “Caminho das Índias” (2009) e “Cordel Encantado” (2011), o ator está atualmente filmando “Makunaima XXI”, adaptação do clássico de Mário de Andrade.
MAMÃE FIFI | Voz Original: Natasha Lyonne | Dubladora: Tata Estaniecki
Descrita como divertida e excêntrica, Mamãe Fifi promete ser uma personagem essencial na nova aventura.
No original, Natasha Lyonne é a voz da mamãe superprotetora. A atriz é conhecida por seus trabalhos na série “Orange is the New Black” (2013) e por emprestar sua voz para as animações “Big Mouth” (2017) e “DC Liga dos Superpets” (2022).
Na versão brasileira, Tata Estaniecki fica com o cargo. Influenciadora digital e empresária brasileira, Tata foi uma das pioneiras entre criadores de conteúdo digital no Brasil.
PAPAI SMURF | Voz Original: John Goodman | Dublador: Ricardo Rossatto
Conhecido por dar voz a personagens memoráveis, como Pacha em “A Nova Onda do Imperador” (2000) e Sully em “Monstros S.A.” (2001), John Goodman agora empresta sua voz ao Papai Smurf, o sábio e gentil líder da Vila dos Smurfs.
No Brasil, a dublagem ficou por conta de Ricardo Rossatto, já experiente ao emprestar a voz a ícones como o Zeca Urubu, em “Pica-Pau” (1982), Zeus em “DuckTales - Os Caçadores de Aventuras” (1987) e Lápide em “Homem-Aranha no Aranhaverso” (2018).
GÊNIO | Voz Original: Xolo Maridueña | Dublador: Rodrigo Ribeiro
O ator Xolo Maridueña empresta sua voz para o estudioso Gênio. Maridueña é conhecido por viver o protagonista Jaime Reyes em “Besouro Azul” (2023) e Miguel Diaz em “Cobra Kai” (2018).
Já no Brasil, a voz do personagem pertence ao dublador Rodrigo Ribeiro, conhecido por dar voz a Pelliot em “Os Sete Pecados Capitais” e Ichiro em “Yasuke”.
CORAGEM | Voz Original: Sandra Oh | Dubladora: Fernanda Baronne
A eterna Cristina Yang de “Grey’s Anatomy” e Eve Polastri de “Killing Eve”, Sandra Oh, é quem dá a voz à determinada e destemida Coragem.
Já aqui no Brasil, a dubladora Fernanda Baronne, que já deu voz a atrizes consagradas no cinema, como Scarlett Johansson, Jennifer Garner, Charlize Theron e Mandy Moore, fica responsável pela dublagem da personagem.
KEN | Voz Original: Nick Offerman | Dublador: Ricardo Schetzer
Conhecido pelo seu papel como Ron Swanson em “Parks and Recreation” (2009), o ator e comediante Nick Offerman empresta sua voz para Ken, irmão do Papai Smurf.
No Brasil, o dublador Ricardo Schetzer ficou com o cargo. Ele é conhecido por ter dublado atores de renome em diversas produções, como Nicolas Cage, Al Pacino, Tom Cruise, Jackie Chan e Richard Gere.
DESASTRADO | Voz Original: Hugo Miller | Dublador: Yan Gesteira
Desastrado, um dos personagens mais amados, conhecido por sua constante falta de jeito e trapalhadas, ganha a voz de Hugo Miller, no original. O jovem ator é filho do diretor do longa, Chris Miller (‘Uma Aventura Lego’).
Já na dublagem brasileira, Yan Gesteira, dá voz ao personagem. Além de dublar atores conhecidos como Timothée Chalamet e Thomas Brodie-Sangster, o dublador também é responsável pela voz de Phineas Flynn, na série de animação “Phineas e Ferb” (2007) e Akira em “Beyblade: Metal Fusion” (2010).
Com direção de Miller - conhecido pelos seus trabalhos em “Uma Aventura Lego” (2014) e “Tá Chovendo Hambúrger” (2009) -, a partir de um roteiro assinado por Pam Brady (‘South Park’), “Smurfs” traz uma nova e cativante jornada para os icônicos personagens criados pelo cartunista belga Pierre “Peyo” Culliford.
“Smurfs” já está em cartaz nos cinemas do Brasil – garanta seu ingresso em nosso site ou app.